Eleições 2012PartidosPolítica

INCÊNDIO NO PT. Partido sem rumo. Decisão sobre candidato será adiada para abril

Uma reunião do Grupo de Trabalho Eleitoral do PT de Santa Maria acontece nesta quarta-feira. Do GTE participam um representante de cada corrente interna com militância na cidade, mais o presidente Valdir Oliveira. Oito pessoas, no total. A ideia é obter a unanimidade. Mas está difícil. Então, por maioria, deverá ser decidido o adiamento do encontro municipal originalmente marcado para este sábado, 24 de março. A reunião, acordada ainda em dezembro passado, serviria para ungir um candidato do partido à Prefeitura. Vai ficar para abril. A data mais provável é 13, um sábado também e sinalizando com o número do partido. Mas não é impossível que ocorra ainda mais adiante.

Mas, por que tudo está acontecendo? Simples: depois de 13 plenárias regionais, em toda a cidade, não obstante a participação, considerada bastante satisfatória na maioria delas, o PT está beeem longe de um consenso acerca de quem deverá empunhar a bandeira do partido no pleito de 7 de outubro.

Essa divisão decorre, claro, das divergências entre as correntes, especialmente das maiores: Unidade na Luta Democrática (Valdeci Oliveira), PT Amplo e Democrático (Paulo Pimenta) e PT de Lutas e de Massas (Fabiano Pereira). E que respinga em toda a militância.

O fato é que a ULD não aceita Helen Cabral, do Amplo, na cabeça. E quer Fabiano como candidato, com a vereadora de vice. De outra parte, a PTLM, do secretário de Justiça, não quer vê-lo na disputa, temerosa da perda de espaço estadual e desconfiada que não terá apoio de todos para concorrer. Por fim, o Amplo aceitaria Fabiano e Helen – mas gostaria de ver um nome da corrente, em nível estadual, no lugar do atual secretário.

Convenhamos, uma confusão e tanto. Um incêndio de tão graves proporções que, e essa talvez seja a única unanimidade, se tornou a maior crise institucional nos 30 anos de história, do principal partido de oposição em Santa Maria. As reuniões privadas são intensas – e extensas. Ocorrem em Porto Alegre, na boca do monte, em Brasília e em qualquer lugar onde se encontrem militantes de alto coturno de quaisquer das correntes – sejam elas as maiores ou as nem tanto.

Mais: há nítida preocupação com a possibilidade de, com Jorge Pozzobom (PSDB) concorrendo, o partido chegar em terceiro lugar. O que seria, todos concordam, um desastre. Mas, como que é pior sempre pode piorar, ainda surgiu, nos últimos dias, a informação (ou especulação, o editor não conseguiu apurar conclusivamente) de que Werner Rempel, do recém-nascido PPL, poderia também concorrer a prefeito. Com ou sem o PT.

E daí? Daí que não param de conversar. E já se descobriu que é virtualmente impossível fechar a história até este sábado. Com o que, a transferência da decisão, com todos os riscos que isso implica, no público interno especialmente, se torna praticamente inevitável. E é isso que deve se referendar (por maioria, repita-se, não necessariamente por unanimidadde) nesta quarta-feira.

Com o que, continuarão as discussões, definindo possibilidades de acerto. Sobre isso, especificamente, em poucos minutos postarei nota. Aguarde!

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. O fato que alguns acham muito mais importante ter a secretaria de Justiça do que governar Santa Maria, Fabiano está e não quer sair e Pimenta quer tira-lo!
    Por conta disso nós os mortais estamos relegados ao segundo plano!

  2. Agora voces tão vendo o tamanho do PT, antes brigavão escondidos agora devido a fartura, isso e tipo cachorro com fome quando chegana carnissa não sabe por onde comesar assim estão eles, com tantos cargos como nunca tinhão visto antas cada qual quer mais, e no meio do fogo cruzado fica o povo de bobo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo