Arquivo

Preços em Santa Maria. Alimentação e Habitação puxam para cima índice de inflação em janeiro

O Núcleo Econômico de Pesquisa e Extensão do curso de Economia da Unifra divulgou agora ontem à tarde, no sítio da instituição da internet, o Boletim com o Índice do Custo de Vida em Santa Maria (ICVSM). O trabalho, coordenado pelo professor José Maria Pereira, apura a evolução dos preços de cerca de mil itens, entre bens, produtos e serviços.

 

De acordo com o NEPE/Unifra, os preços na cidade, em janeiro, apresentaram uma elevação de 0,46%, O índice é ligeiramente superior ao 0,54% do mês anterior. Se computados os últimos 12 meses, a inflação santa-mariense alcança 7,48%.

 

Como aconteceu em praticamente todo o ano passado, são os itens do grupo de Alimentação os grandes vilões da elevação de preços. Mas não apenas eles, no caso específico do primeiro mês de 2009. Em janeiro, responsáveis por 25,12% do peso total do custo, os alimentos corresponderam, com sua variação de 0,81% para mais, por 0,24% dos 0,44%.

 

Mas o grupo de Habitação, outro importante componente no total do ICVSM, também leva boa parte da culpa pela inflação do mês recém-encerrado. Com peso de 26,07% sobre o total, os itens “habitacionais” responderam por 0,19% dos 0,44% registrados no mês.

 

Resumindo: itens de alimentação e habitação, sozinhos, são responsáveis por praticamente toda a inflação registrada em Santa Maria durante janeiro: 0,43%. E poderia ser bem pior se, ao lado da praticamente estável situação dos itens de Transporte, Despesas Pessoais, Educação e Habitação, não tivesse havido uma deflação (quase imperceptível, mas existente) nos grupos de produtos e serviços relacionados como “Artigos de Residência”, “Vestuário” e “Saúde e Cuidados Pessoais”.

 

VALE A PENA, para ter dados mais precisos e, sobretudo, ampliados, conferir o Boletim do Índice do Custo de Vida em Santa Maria. Basta clicar aqui para acessá-lo e, de inhapa, ainda ler dois excelentes artigos produzidos pelo NEPE/Unifra: “A velocidade da queda dos juros” e “Como acabar com o mal do nepotismo”.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo