Eleições 2012PartidosPolítica

COADJUVANTES. Esquerda-esquerda virá com ao menos um candidato. E os outros?

Já se sabe que o PMDB e o PP vão repetir a dobradinha Cezar Schirmer/José Farret. E em torno deles, um grupo ainda indeterminado de siglas satélites. PDT, PTB e PR, com certeza, devem compor a família governista.

Também já é considerado correto afirmar que Jorge Pozzobom e o PSDB vão para a luta, com todas as consequências sabidas e um punhado de outras, ainda desconhecidas. Não se sabe quem vai gravitar em torno dos tucanos, mas há uma convicção: os partidos aliados estão hoje ou estiveram ontem com Schirmer e Farret.

Da mesma forma, se tem como definitiva a candidatura da vereadora Helen Cabral, que vai representar o PT, na disputa de outubro. E que o partido vai buscar os apoios de sempre e até mais alguns, se for possível, sempre tendo em mente as alianças que elegeram Dilma e Tarso, com exceção óbvia do PMDB, aqui um adversário.

Mas, e os demais?

No sábado, o Partido Verde se reuniu. Ainda que com limitações bastante conhecidas, sejam de natureza política ou financeira (sim, é preciso dinheiro para fazer campanha), talvez não se deva desconsiderar a candidatura de Laurindo Lorenzi (ex-DEM), ambientalista. Para marcar posição e levar as ideias do PV. Sem ilusões.

Também se deve considerar que, como sempre, nos últimos 20 anos, a esquerda-esquerda terá candidato. Por enquanto, só surgiu um nome, de uma corrente do PSOL. Pode ser Tiago Aires. Mas pode não ser. Coisas das siglas esquerdistas. Ah, e tem que combinar com PSTU e PCB. De repente, são dois ou três nomes diferentes.

Quem mais, é a pergunta, pode aparecer em outubro? Ninguém acredita (exceto ele, talvez) que Moacir Alves concorra mesmo pelo DEM. A opção vice de Schirmer nunca existiu. Pode ser a de Pozzobom, do PSDB. É? Talvez. Taaaalvez.

Aliás, com quem vai o DEM? Dizem que com PMDB/PP, e até em aliança, para a Câmara, com o PDT. Dizem. Diiiizem. Mas… E o PSB? E o PC do B? E o PSD? E o PPL? E o PPS? Dúvidas. Dúvidas. Dúvidas. Mas também elas acabem. Até o final de junho.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo