EconomiaNegóciosSanta Maria

PERDEMOS. Fabrica chinesa de caminhões vai para Camaquã

O que se temia, acabou acontecendo. Os chineses vão instalar sua fábrica de caminhões em Camaquã. Mais detalhes chegam em reportagem publicada agora há pouco na versão online de Zero Hora. Confira:

Camaquã receberá fábrica chinesa de caminhões

… A cidade de Camaquã será a sede da fábrica de caminhões da empresa chinesa Shiyan Yunlihong Industrial and Trade Company – braço da gigante chinesa Dongfeng Motos Corporation. O anúncio foi feito nesta tarde no Palácio Piratini, onde o grupo participa de encontro com o governador Tarso Genro.

A decisão estava prevista para ocorrer no final deste mês, mas segundo Zero Hora informou ontem, o anúncio foi antecipado. A cidade de Santa Maria também estava na disputa…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

84 Comentários

  1. Acho que o erro foi mostrar o vídeo do desfile de carnaval em Poa que segundo as informações do Castelo Real serviria de promoção para a cidade e justificaria o R$ 80.000 reais pagos por esta “propaganda” festiva. (huahuhauhauahuaha)

  2. TOMA CAMAQUÃ!!!
    Riograndense bate o Guarany por 2 a 1 em Camaquã
    18 de abril de 2012
    1
    A atuação segura do primeiro tempo foi decisiva para a vitória por 2 a 1 sobre o Guarany, em Camaquã, na tarde desta quarta-feira. Com o resultado, o Periquito voltou à zona de classificação para a próxima fase no Grupo 1.

    http://wp.clicrbs.com.br/daarquibancada/2012/04/18/riograndense-bate-o-guarany-por-2-a-1-em-camaqua/?topo=52,1,1,,165,77

  3. Espero que o proximo ( NOVO ) sitio tenha um GOOGLE de procura de comentarios,de procura de nomes tambem por exemplo:O da chinesinha CC , que estou encucado e não me lembro, seria PING ou PONG ?

  4. @Sarturi
    excelente explanação das dificuldades em Santa Maria trazer estes investimentos,não É pela torcida do contra,mas até eu leigo morador de Arroio do Só,sei e repito os PARQUES METAL MECÂNICOS do RS JÁ estão definidos,perdemos o trem do desenvolvimento de décadas passadas,quando se instalavam indústrias por afinidades,glamur e amizades empresariais…agora meus amigos é capitalismo puro,tudo na ponta da caneta não se popa nem os centavos..ser realista não É ser do contra ou urubu nos poupem desta incoerência ,@empreendedor acho que o Sr. é o Schirmer disfarçado…

  5. Boa tarde,

    Pra quem nao sabe ou esta muito mal informado, Camaquã esta crescendo muito, tem outras empresa de menor porte se instalando la, a localizaçao deles é estrategica, próximo a Rio Grande e Porto Alegre.. E ofereceu os melhores incentivos, parabéns aos Camaquenses.. Enquanto isso o presidente do comercio de santa Maria disse que nao se preocupava com Camaqua e sim com Santa Catarina, ta ai, perdeu mais uma…

  6. FONTE: CORREIO DO POVO – http://www.correiodopovo.com.br/Noticias/?Noticia=413515

    17/04/2012 21:00

    Santa Maria critica vice-governador por perda de fábrica chinesa

    Presidente da Câmara de Comércio disse que Beto Grill foi responsável pela ida da montadora para Camaquã
    O presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Santa Maria (Cacism), Luiz Fernando Pacheco, criticou, nesta terça-feira, o vice-governador Beto Grill pela perda da montadora chinesa de caminhões Donfeng Motors Corporation para Camaquã. Em nota oficial, Pacheco expressou a indignação da entidade por “observar que no transcorrer deste processo de estudo e escolha, por parte da montadora chinesa, a atitude bairrista e tendenciosa assumida pelo vice-governador do Estado, demonstrando não ter consciência da imparcialidade que o cargo exige, assumiu abertamente seu apoio a uma das partes”. Os empresários da fábrica, que estavam há uma semana no Rio Grande do Sul analisando possíveis sedes, anunciaram nesta terça a escolha pela cidade da região Sul.

    O investimento inicial do grupo asiático será de cerca de R$ 185 milhões. A previsão é de gerar 200 empregos na implantação da fábrica e 455 postos de trabalho na operação. A montadora espera poder erguer as instalações em uma área de 100 hectares do município em dez meses. A previsão é de que em um ano e meio a fábrica entre em efetiva operação, inicialmente com uma produção de cinco mil veículos por ano, com a meta de atingir 20 mil unidades em cinco anos.

  7. Se tem alguém em Santa Maria que saiu ganhando com a ida da montadora para Camaquã foi o Claudemir. Post já bateu recorde de comentários. Parabéns, Claudemir. Sugiro um artigo teu falando sobre o assunto. Depoimentos de diferentes viés tens de sobra. Abraço. (NOTA DO SÍTIO – o editor está lendo tudo, obviamente. E ouvindo também. Está firmando posição. E, provavelmente, tratará do assunto na coluna Observatório, reproduzida aqui mesmo, no início da madrugada de sábado).

  8. @Jaci Borreau

    Achei muito consciente o comentário do amigo, que sempre faz colocações interessantes, aliás, parabéns pelo login criativo.
    Quanto a Santa Maria, chega de colocarem culpa em fulano, ciclano, etc….estudem os motivos da cidade não ganhar nada, unam-se todas as forças da região e vamos a luta.
    Colocar a cidade em rotas de investimentos, que já definiram seu local há meses, só para dizerem que a mesma está “sendo lembrada pelos grandes investimentos” e fazer política, não dá.

  9. Sarturi :
    O segmento metal mecânico não é uma realidade em Santa Maria, minha terra Natal.
    Em SM a distância favorece apenas a industrias de outros setores de consumo (alimentos, bebidas, móveis, etc). As pequenas industrias metalúrgicas que existem em Santa Maria são de verdadeiros batalhadores locais pois aposto que eles sabem como o frete pesa para eles devido a distância com centros de matéria prima.
    Toda indústria do setor metal mecânico precisa ficar nas rotas de encontro aos fornecedores e usinas de aço, chapas, acessórios na Grande Porto Alegre e sei o preço que pagamos para trazer a matéria prima a nossa fábrica e o preço para mandar os equipamentos acabados para os clientes.
    É só ver que no Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná, as indústrias metalúrgicas de grande porte estão na bera de grandes rodovias (conta a logística e o frete).
    Rodovias Importantes e suas Cidades Industrias do segmento metal mecânico do sul:
    BR-116 (Canoas, São Leo, Novo Hamburgo, Caxias,Curitiba)
    BR-101 (Itajaí, Joinville, etc)
    BR-290 (Guaíba, Gravataí, Cachoeirinha, Porto Alegre)
    Não têm como competir com a logística e achar que de uma hora para outra vamos ter um grande empresa do segmento metal mecânico.
    -A Santa Fé Vagões o que aconteceu?
    -A nova empresa alemã está mais para ser uma grande oficina do que uma montadora pelo que falam na imprensa.
    Sinceramente qualquer especulação desse ou aquele político representante do povo ter influenciado acredito ficar apenas na esfera política. Uma grande empresa seja qual for adota critérios logísticos que é um dos grandes fatores para implantação de uma nova unidade.
    Na minha opinião Santa Maria foi só a laranja da história. Ninguém olha uma área e decide na mesma semana a cidade, já existe todo um estudo que vêm de meses anteriores.
    Mas Santa Maria não pode desistir jamais.

    Nem preciso escrever, Sarturi escreveu tudo. Nenhum empresa que se preze escolhe uma cidade em uma semana, há todo um estudo por trás, de meses.
    Sinceramente, a impressão que tenho, é que cada vez que surge alguma especulação e já está tudo encaminhado para alguma cidade, inserem Santa Maria no itinerário da empresa, para dizerem que “estamos na rota dos investimentos, perdemos esta, mas o importante é que estamos sendo lembrados”.
    Dizer que é culpa do governador ou influência do vice, é puro discurso eleitoreiro.

  10. Estamos todos tristes pela perda da montadora chinesa de caminhões ou pela fábrica de elevadores coreana, mas o que mais dói é saber que existem cidadãos santa-marienses comemorando a esta perda lamentável. Este tipo de procedimento de usar um prejuízo desta monta para o município para faturar politicamente, é ter um pensamento muito mesquinho, afinal quem perde não é o adversário político, mas toda a comunidade. Só nos resta lamentar e aguardar que quem tem o cérebro menor que uma noz, possa futuramente mudar e firmar compromissos unica e exclusivamente com o bem geral da cidade.

  11. COPETTI :Espero que no MINIMO o Xirmer demita a CC que mora na China,aquela…

    Verdade. Schirmer deve demitir a embaixadora Soong.Sonng PO. Sei lá o nome dela. Mas deve ser demitida

  12. Santa Maria vai perder sempre. Dizem que a cada novo emrpesário INTERNACIONAL que se assanhar pelo Rio Grande virá para Santa Maria. Aqui ganha bóia de graça, voo pela regisão centro, é paparicado,… tudo com a gran dos contribuintes, depois ele “ESCOLHE” outra, aparentemente menor. Seremos sempre segundos, seremos a cidade que os empresarios vem passear.
    Camaquã para a fpabrica chinesa foi a melhor opção, sem dúvida para mim. Sua proximidade com porto foi fundamental.
    Aqui tem mão de obra MUUUUUITO qualificada, só tem doutor e doutorando que dificilmente saem de suas salas, onde pesquisam e prestam consultorias para terceiros, usando energia e serviços publicos. Isto nós devemos tambem analisar.
    Culpar o Grill que fritou Santa |MAria é fácil. Almoçar com chineses deve ser bom, todos querem. Eu queria.
    Os alemães ainda estão enrolando e a KMW, uma oficina grande, pode não vir. Os chineses foram práticos e espertos, sabiam onde iriam aportar, só deream uma volta por Santa Maria porque o Tarso indicou o galetinho do VEra Cruz, bóia de graça até os chineses.

    A cidade tem que se ralar. Olhem a página 14 de A Razão de hoje (18 de abril de 2012). Anunciam AQUI, em Santa Maria, a participação de um EX-BBB em Lajeado. Sim, hoje tem BBB, EX, em Lajeado. O porque do anuncio aqui eu não sei, mas queria saber que vai sair de Santa Maria, percorrer mais de 250 km para ver um EX-BBB… se alguem souber, me conta.

  13. E a tal carta que ia para o Goverandor. Quer dizer que ia ser enviada ontem na segunda-feira a carta de intenções enquanto o vice-governador já estava em altas reuniões com os chineses em Porto Alegre desde semana passada.

    A carta deveria ter sido mandada no início da semana passada antes mesmo dos chineses virem a Santa Maria.

    Parabéns ao Vice-Governador pela aula de lobby e que venha as próximas eleições.

    Isso sim eu chamo de dormir no ponto.

  14. O segmento metal mecânico não é uma realidade em Santa Maria, minha terra Natal.

    Em SM a distância favorece apenas a industrias de outros setores de consumo (alimentos, bebidas, móveis, etc). As pequenas industrias metalúrgicas que existem em Santa Maria são de verdadeiros batalhadores locais pois aposto que eles sabem como o frete pesa para eles devido a distância com centros de matéria prima.

    Toda indústria do setor metal mecânico precisa ficar nas rotas de encontro aos fornecedores e usinas de aço, chapas, acessórios na Grande Porto Alegre e sei o preço que pagamos para trazer a matéria prima a nossa fábrica e o preço para mandar os equipamentos acabados para os clientes.

    É só ver que no Rio Grande do Sul,Santa Catarina e Paraná, as indústrias metalúrgicas de grande porte estão na bera de grandes rodovias (conta a logística e o frete).

    Rodovias Importantes e suas Cidades Industrias do segmento metal mecânico do sul:

    BR-116 (Canoas, São Leo, Novo Hamburgo, Caxias,Curitiba)
    BR-101 (Itajaí, Joinville, etc)
    BR-290 (Guaíba, Gravataí, Cachoeirinha, Porto Alegre)

    Não têm como competir com a logística e achar que de uma hora para outra vamos ter um grande empresa do segmento metal mecânico.

    -A Santa Fé Vagões o que aconteceu?
    -A nova empresa alemã está mais para ser uma grande oficina do que uma montadora pelo que falam na imprensa.

    Sinceramente qualquer especulação desse ou aquele político representante do povo ter influenciado acredito ficar apenas na esfera política. Uma grande empresa seja qual for adota critérios logísticos que é um dos grandes fatores para implantação de uma nova unidade.

    Na minha opinião Santa Maria foi só a laranja da história. Ninguém olha uma área e decide na mesma semana a cidade, já existe todo um estudo que vêm de meses anteriores.

    Mas Santa Maria não pode desistir jamais.

  15. Atenção…
    Para o toque :
    Um… dois… três,
    Está no ¨ AR ¨, o Programa :
    Pergunte ao PREFEITO !!!
    O que ???
    Vai ter na GAÜCHA, também…
    Assim… não dá !!!
    Vou me embora… para Camaquã.

  16. Rafael Muniz :Engraçado a lógica desesperada do Luiz. A culpa é do Tarso então. Se esquece que não fosse o Tarso, Santa Maria nem entraria como candidata. Não fosse o Tarso, Schirmer nem teria integrado a missão para a Coréia do Sul, que garantiu a Hyundai. A culpa da perda da montadora é do prefeito Schirmer que preferiu tirar fotinho para coluna da Rosane Oliveira em vez de articular uma grande frente de apoio a Santa Maria composta por prefeitos da região, deputados, ministros e lideranças. No alto da sua empáfia, Schirmer quis ganhar sozinho e levar os louros sozinhos. Na verdade tomou foi uma surra do articulado prefeito de Camaquã, que pasmém é do mesmo partido que Schirmer. O prefeito de Camaquã não olhou pro pelo de ninguém e colocou todo mundo junto da sua região na articulação. Se fosse o Luiz iria chorar as mágoas junto com o prefeito individualista que temos na Lagoa dos Patos olhando a construção do porto de Tapes, que para Schirmer se tratava apenas de uma bravata.

    Este cara aqui disse tudo em pouco mais de 10 linhas.

  17. o Grill nao fez certo de apoiar um investimento na região dele. Lá é um lider regional.
    Aqui reclamam que o Genro ficou quieto e que os deputados foram pouco atuantes.
    Ou uma ou outra?
    O GRill fez certo, como lider regional ou o Tarso fez certo se abstento e sendo omisso?
    Só quero entender a opiniao de cada um, nao espero unanimidade… sõ que tem gente reclamando do Grill E do Genro!!!!

  18. bá de novo…! a gente só perde..o schirmer para de manada vir empresa pra cá, ta te queimando mais ainda, você mesmo disse em rede nacional que Santa Maria não tem jeito, falta tudo.

  19. Alarico :
    Também sou um daqueles lamenta os chineses terem preterido nossa cidade, mas numa coisa ninguém supera Santa Maria: o bairrismo rebaixado e recalcado que se viu na maioria dos comentários aqui postados.
    Isso explica muita coisa.
    Por acaso os chineses estarão interessados em pressões políticas pra tomar suas decisões? Eles querem é condições CONCRETAS, nada mais.
    Parem de chorar o leite derramado e de tentar colocar a culpa em adversários, isso pega mal!
    Em tempo: tenho familiares se formando na UFSM, esperançosos dos empregos que o Xirme prometeu pra todos que se formassem em nossas universidades. Lembram das promessas eleitorais?
    E dizer que ainda vamos ter que aguentar outro mandato do Xirme/Farret…
    Parabéns ao Tarso pela postura de estadista que demonstrou como governador de TODOS os gaúchos, trazendo a fábrica de caminhões para o RIO GRANDE DO SUL.
    Vejam bem, comentaristas: parece que o Xirme nasceu/morou na zona Norte da cidade. Por esse motivo ele deveria pressionar para que uma empresa se instalasse no Itararé e não na Urlândia? Seria correto enquanto prefeito de TODA Santa Maria?

    Antes de comunicarem a NÃO vinda, eu comentei que Camaquã está perto de Porto Alegre e Rio Grande. Poucas horas de uma grande PORTO. Agora me dou direito de comentar e ironizar.
    Nao gosto deste anuncios otimistas e NADA realistas.
    A PRIVILEGIADA localização geografica de Santa Maria sõ é verdadeira quando analisada REGIONALMENTE, no entorno, como cidade POLO daqui, da volta. Como centro de excelencia na educação, na formação de gente para OUTROS lugares, doutores, sõ isto.

  20. Imagina se o Schirme liga a TV hoje e se depara com um filme do Jack Chan? Explode a TV e quando a mulher reclamar, culpa o Beto Grill.

  21. Resolvi adotar a linha do CC Empreendedor: a culpa pela saúde caótica de SM é do Beto Grill e dos deputados. A culpa pela buraqueira é do Beto Grill e dos deputados. A culpa pelo PAC paralisado em SM é do Beto Grill.e dos deputados. A culpa do prefeito não cumprir suas promessas de campanha é do Beto Grill.e dos deputados. Viu, somos vítimas de im grande complô armado contra o nosso inocente prefeito.

  22. Também sou um daqueles lamenta os chineses terem preterido nossa cidade, mas numa coisa ninguém supera Santa Maria: o bairrismo rebaixado e recalcado que se viu na maioria dos comentários aqui postados.
    Isso explica muita coisa.
    Por acaso os chineses estarão interessados em pressões políticas pra tomar suas decisões? Eles querem é condições CONCRETAS, nada mais.
    Parem de chorar o leite derramado e de tentar colocar a culpa em adversários, isso pega mal!
    Em tempo: tenho familiares se formando na UFSM, esperançosos dos empregos que o Xirme prometeu pra todos que se formassem em nossas universidades. Lembram das promessas eleitorais?
    E dizer que ainda vamos ter que aguentar outro mandato do Xirme/Farret…
    Parabéns ao Tarso pela postura de estadista que demonstrou como governador de TODOS os gaúchos, trazendo a fábrica de caminhões para o RIO GRANDE DO SUL.
    Vejam bem, comentaristas: parece que o Xirme nasceu/morou na zona Norte da cidade. Por esse motivo ele deveria pressionar para que uma empresa se instalasse no Itararé e não na Urlândia? Seria correto enquanto prefeito de TODA Santa Maria?

  23. COPETTI :

    Rafael Muniz :Engraçado a lógica desesperada do Luiz. A culpa é do Tarso então. Se esquece que não fosse o Tarso, Santa Maria nem entraria como candidata. Não fosse o Tarso, Schirmer nem teria integrado a missão para a Coréia do Sul, que garantiu a Hyundai. A culpa da perda da montadora é do prefeito Schirmer que preferiu tirar fotinho para coluna da Rosane Oliveira em vez de articular uma grande frente de apoio a Santa Maria composta por prefeitos da região, deputados, ministros e lideranças. No alto da sua empáfia, Schirmer quis ganhar sozinho e levar os louros sozinhos. Na verdade tomou foi uma surra do articulado prefeito de Camaquã, que pasmém é do mesmo partido que Schirmer. O prefeito de Camaquã não olhou pro pelo de ninguém e colocou todo mundo junto da sua região na articulação. Se fosse o Luiz iria chorar as mágoas junto com o prefeito individualista que temos na Lagoa dos Patos olhando a construção do porto de Tapes, que para Schirmer se tratava apenas de uma bravata.

    Concordo com tudo!! Não chora Xirmer,ainda falta a ACLIMA.

    Pintou umA Clima ruim com o chinaredo…

  24. Bem que alguem da prefeitura podia vir aqui e dizer EXATAMENTE qual a perspectiva da KMW vir para Santa Maria.
    Para mim ela não vem. Uma oficina de blindados, um caminhão grande, para atender nossos quarteis,,,
    Eu não acredito. Duvido. é mais uma que não vem, só que os alemães estão enrolando… afinal é Schirmer…sabe como é Dói Tchê!

  25. Rafael Muniz :Engraçado a lógica desesperada do Luiz. A culpa é do Tarso então. Se esquece que não fosse o Tarso, Santa Maria nem entraria como candidata. Não fosse o Tarso, Schirmer nem teria integrado a missão para a Coréia do Sul, que garantiu a Hyundai. A culpa da perda da montadora é do prefeito Schirmer que preferiu tirar fotinho para coluna da Rosane Oliveira em vez de articular uma grande frente de apoio a Santa Maria composta por prefeitos da região, deputados, ministros e lideranças. No alto da sua empáfia, Schirmer quis ganhar sozinho e levar os louros sozinhos. Na verdade tomou foi uma surra do articulado prefeito de Camaquã, que pasmém é do mesmo partido que Schirmer. O prefeito de Camaquã não olhou pro pelo de ninguém e colocou todo mundo junto da sua região na articulação. Se fosse o Luiz iria chorar as mágoas junto com o prefeito individualista que temos na Lagoa dos Patos olhando a construção do porto de Tapes, que para Schirmer se tratava apenas de uma bravata.

    Concordo com tudo!! Não chora Xirmer,ainda falta a ACLIMA.

  26. REFLEXÃO PARA TODOS: Em Santa Catarina na semana passada a montadora de caminhoes Sinotruk anuncio LAGES para ser a sede da sua unidade. Lembrando que o Governador de Santa Catarina é o Raimundo Colombo, que nasceu em Lages e já foi três vezes prefeito dessa bela cidade sulista na serra catarinense.

  27. se dependesse da força política,caberia ao prefeito articular este frentão não ficar na Sucv guardando como surpresa ,como sua exclusividade a vinda dos chineses.Ué pra que chineses e alemães se tem os espanhóis???Botar as culpas no Tarso???O Valdeci poria a culpa no Rigotto e na Yeda…..concordo com @Rafael Muniz e Julio Fontoura

  28. Fiquei triste com a notícia pois como Santamariense gostaria de vêr minha cidade com muitas indústrias mas convenhamos,à soberba do Schirmer e seus secretariados em não mobilizar toda cidade, toda a região, políticos, ministros,deputados e toda patota que êle deve conhecer ( pois faz sua profissão um político profissional) em Brasília. Estranho muito pessoas puxa-sacos do prefeito vir aqui nesta coluna dizer que a culpa é do Governador do Estado, negativo, O Tarso é governador de todas cidades do Rio Grande do Sul, faltou foi competência deste prefeito que não soube articular em nosso favor e pela sua soberba, O Schirmer tem mais humilde, pois está cercado de boyzinhos ao seu redor.

  29. @Julio Fontoura
    Culpar o prefeito agora???
    Só pode ser CC de alguem do governo do Estado.

    Vamos parar de loróta.

    Porque o deputado Valdeci, lider do GOVERNO na assembleia nao veio junto com a delegação chinesa para Santa Maria, já que tanto apoiava??? Por um acaso precisa pedir permissao para o Schirmer para conseguir entrar em Santa Maria??

    Onde estava o deputado Pimenta, Presidente do Orcamento do Governo Federal?? Tambem tinha que pedir permissao do Schirmer para chegar em Santa Maria??

    E o Governador Tarso Genro?? O “santamariense” de coração… Ora, indicar Santa Maria para concorrer com qualquer cidade que seja mas essa tendo a favor o lobby descarado do Vice Governador Beto Grill NUNCA vai levar nada mesmo.

    Tu, assim como outros aqui, estao felizes, comemorando a perda de Santa Maria, pensando SOMENTE NO LADO POLÍTICO, esquecendo a cidade, que é infinitamente mais importante.

    Sobre o lado político…Claro que não citarei as eleições municipais, pois a candidata do PT Helen Cabral (quem?) deve ficar feliz com o terceiro lugar (só terão 3 candidatos?), mas sim a próxima, daqui a 2 anos, onde o dito vice governador deve querer pisar em solo santamariense.

    ….esse lobby que o Vice Governador fez, onde LEVOU, literalmente, os chineses para a sua cidade, PODEM TER CERTEZA, não será esquecido nas urnas, pelo menos para os que, como eu, ajudaram com o voto a elege-los.

    Claro que não estou falando da eleição municipal, pois a candidata do PT Helen Cabral (quem?) deve ficar feliz com o terceiro lugar (só terão 3 candidatos? ) mas sim a próxima, daqui a 2 anos, onde o dito vice governador deve querer pisar em solo santamariense.

  30. Rose Pereira :
    @Luiz
    Quem foi que prometeu inundar a cidade de indústrias, sabendo que não poderia cumprir?

    Rose, acorda Rosa. Dá uma passadinha no Distrito Industrial. Tem 19 novas indústrias se instalando e outras 18 da cidade se instalando ou ampliando suas instalações. São quase R$ 60 milhões de investimentos e mais de dois mil empregos que serão gerados com o início das operações. Dizer que o Schirmer não trouxe indústrias para a cidade é leviano. Não só trouxe como impulsionou as da cidade. Três mil foram tirados da informalidade. Se acha pouco me diz quantos metros de asfalto o PT colocou no distrito industrial… Quantas empresas foram trazidas para o distrito industrial em oito anos de governo… Nenhuma. Pode usar a internet como quiser, mas antes de falar o que não sabe (ou não quer saber) vá se informar.

  31. Considero o prefeito Cesar Schirmer um homem sério e bem intencionado e se ouvir uma declaração dele culpando o governador acreditarei nele, afinal foi o prefeito que esteve à frente das negociações. Caso essa não seja a versão oficial tudo o resto será palpite ou má intenção.

  32. paulo roberto :

    empreendedor :Parabens ao vice Beto Grill por saber usar com maestria a máquina do governo do estado. Obrigado ao governador Tarso pelo apoio dado mais uma vez a Santa Maria e, principalmente, aos deputados eleitos por Santa Maria pela mobilização junto ao governo estadual. Agora tá comprovado:não basta ter o melhor modelo de desenvolvimento de médias e grandes cidades do RS, incentivos e outras virtudes. Tem que ter aquele “algo mais” que certamente Camaqua tem para oferecer.

    Realmente, sr. empreendedo. É profundamente lamentável, Santa Maria merecia, aliás, nós merecíamos melhor sorte. Só espero que o digno governador não venha à Santa Maria pedir votos para o seu partido, ele que se diz santamariense de coração, o que fez para que a cidade recebesse este investimento? Nada, senhores, nada. Outra coisa são os secadores, será possível que alguém venha a este espaço tripudiar em cima de uma perda tão grande para o município? Tudo se resume assim: torcer pelo pior para que o meu partido se dê bem na próxima eleição.

    SÓ AI É QUE VOTAM ???? PENSEI QUE TODO O ESTADO SERIA BENEFICIADO…..

  33. Já escrevi aqui, por ocasião da disputa da Hunday. Enquanto continuarmos a produzir avaliações equivocadas, especialmente algumas aqui reproduzidas, jamais teremos empreendimentos dessa natureza.

  34. Pelos menos os Chineses foram mais éticos que a alemoada. Decidiram e comunicaram. Os alemães ainda estao nos enrolando, o oficinão daKMW não vai dar nem numa oficininha de DKV.
    Os chineses escolheram bem. Camaquã ta perto de Porto Alegre e de Rio Grande. Poucos quilometros de cada um… daqui seria looooge até sair do estado…e depois dizem que a localização é privilegiada… sei.

  35. Que politiqueiro este Tarso. Indicou Santa Maria como candidata a fábrica para concorrer contra a metrópole Camaquã. Aí tem a audácia de não reprender o vice-governador, que é da Metade Sul, em acompanhar visita da missão chinesa a Camaquã. E o Tarso também não pediu a demissão do ministro Mendes Ribeiro, peemedebista que desdenhou do fato da maior prefeitura do partido no Estado estar nas mãos do correligionário Schirmer e apoiou Camaquã. Agora o que mais me indignou foi o Tarso não romper relações com a China após o empresariado oriental não ter escolhido Santa Maria. Mas não embrabeçam também com os chineses. Eles devem não ter escolhido Santa Maria porque a cidade está repleta de fábricas e indústrias. Ou se esqueceram que o Schirmer garantiu que elas viriam em massa na última campanha?

  36. Éverton Maciel :
    Larguei! Temos localização geográfica privilegiada, Univesidade Federal, várias Universidades particulares,reduto militar importantíssimo,aeroporto razoável, inúmeras facilidades, deputado federal,dois deputados estaduais, um secretário de estado,governador com raizes locais e … perdemos prá Camaquã! Não dá prá culpar o Schirmer,não. O buraco é mais acima.Ah,é.

    Vejamos>
    Localização privilegiada? Sim, longe do Porto e de um aeroportod e carga. A tal localização privilegiada é para o enterno, cidade pequenas e regiao. Só isto
    Universidade federal? Que só pensa em pesquisa e pesquisa e fpouco faz de extensão VERDADEIRA. Os estudantes saem doutores, depois de 10 anos de graduação, mestrado e doutorado, sem NUNCA terem trabalhado. Somos exportadores de professores e pesquisadores, o que é positivo,mas nao se forma GENTE PARA a labuta, chao de fabrica.
    Miltar? Bá, te puxou, os militares só defendem o deles. Deixam grana no comercio, alugam casas…

  37. O quê? O grande Schirmer precisa da ajuda de dois deputadozinhos para atrair uma fabriqueta chinesa quando o único concorrente era a pequenina Camaquã? O poderoso e inabalável Schirmer, que em 4 anos iria atrair para a cidade um carrossel de fábricas e indústrias está dando o braço a torcer, segundo o seu porta-voz Luiz, de que errou ao ser umbiguista na tentativa fracassada de atrair o investimento chinês? Só faltou ter essa posição antes dos chineses aqui desembarcarem. Pois quando isso ocorreu o prefeito não lembrou de deputados, do governador, dos prefeitos da região, de ninguém. Ele se bastava para atrair a chinezada. Deu no que deu. O individualismo foi a baila. Não é a primeira vez em pouco tempo que somos derrotados. E a culpa segundo o Luiz é do Tarso, logo quem indicou a cidade como concorrente. Tem gente com viseira nos olhos querendo comentar a política e a economia santa-mariense.

  38. Engraçado a lógica desesperada do Luiz. A culpa é do Tarso então. Se esquece que não fosse o Tarso, Santa Maria nem entraria como candidata. Não fosse o Tarso, Schirmer nem teria integrado a missão para a Coréia do Sul, que garantiu a Hyundai. A culpa da perda da montadora é do prefeito Schirmer que preferiu tirar fotinho para coluna da Rosane Oliveira em vez de articular uma grande frente de apoio a Santa Maria composta por prefeitos da região, deputados, ministros e lideranças. No alto da sua empáfia, Schirmer quis ganhar sozinho e levar os louros sozinhos. Na verdade tomou foi uma surra do articulado prefeito de Camaquã, que pasmém é do mesmo partido que Schirmer. O prefeito de Camaquã não olhou pro pelo de ninguém e colocou todo mundo junto da sua região na articulação. Se fosse o Luiz iria chorar as mágoas junto com o prefeito individualista que temos na Lagoa dos Patos olhando a construção do porto de Tapes, que para Schirmer se tratava apenas de uma bravata.

  39. Luiz :É nos momentos de decisão que se conhece a grandeza das pessoas.Não falo das habituais “aves de mau agouro”, pois destas se pode apenas esperar o uso deste espaço como escoadouro de suas frustrações.Falo dos outros, que se aventam o papel de protagonistas, mas se escondem nos momentos decisivos.Onde estavam os deputados santamarienses?Escondidos, acovardados, intimidados com a possibilidade de Santa Maria receber um investimento estrangeiro relevante, como se fossem instalar na cidade “a fábrica de caminhões do Schirmer”.O pior nem é o silêncio vergonhoso dessas “lideranças” que tratam Santa Maria como curral eleitoral (e onde o comportamento de alguns faz mesmo parecer um curral), pois como disse no início, é nos momentos de decisão que se conhece a grandeza das pessoas.O pior é ver um governador (que se diz “santamariense” quando convém) assistir de braços cruzados a ação forte do vice-governador Beto Grill (quem??) para levar a fábrica chinesa para s região sul e não fazer nada.Não que se pudesse esperar de Tarso um contraponto, pois sua inação foi apenas coerente com tudo que já fez por Santa Maria, ou seja: NADA!E de nada em nada, chegará o dia que Tarso voltará a Santa Maria carregado nos braços de sua claque de CCs para reafirmar o “Rio Grande do Sul, do Brasil, do mundo”, que consiste basicamente em pegar um avião rumo a Brasília para andar nos ministérios com o pires na mão ou então para fazer proselitismo político nas indefectíveis feiras solidárias patrocinadas por dinheiro público, onde a vitrine do empreendedorismo petista exibe panos de prato, garapa de cana e pastéis.Menos mal que estamos a menos de 6 meses das eleições municipais, quando alguns dos que hoje se acovardaram terão que explicar onde estavam nesta semana que selou a perda de 75 milhões de dólares em investimentos e 550 empregos diretos para Santa Maria.Terão que explicar aos eleitores da cidade se o máximo de ação que terão em outros momentos decisivos para a conquista de investimentos e empregos será enviar uma carta conjunta (enviaram??).Terão que responder às entidades representativas da cidade e região onde estavam nesta hora.O que se espera agora é que a Prefeitura Municipal não esmoreça, não se apequene, e use esta decepção como trampolim para saltos mais altos, pois só está sujeito a perder quem tenta (e o povo não é bobo… está enxergando tudo e saberá depois de quem cobrar).

    Disseste tudo!

  40. @Luiz
    Aqui estamos novamente Luiz.
    Gostaria de saber onde estão os defensores de Tarso “santa mariense” Genro em dizer que isso nao seria uma decisão política?!?
    Esta ai….o vice governador pegou e levou, literalmente, os chineses para a sua cidade e FEZ a montadora se instalar lá, já Tarso nada fez….assim como o Governador é de TODO o RS, o Vice Governador também é, ou deveria.

    Os nobres deputados e o nobre governador verão nas urnas a resposta por isso.

  41. Pelos tópicos que vieram depois deste, se percebe que as assessorias de Pimenta e Pozzobom (deve vir logo uma “nota” da assessoria do Valdeci… esperemos) estão querendo passar um “melzinho” na chupeta do povo santamariense para ver se a sua falta de ação na perda da fábrica chinesa passa batido para o povo santamariense.
    Pensam que o povo é cego… mas o preço será pago nas urnas.

  42. É nos momentos de decisão que se conhece a grandeza das pessoas.
    Não falo das habituais “aves de mau agouro”, pois destas se pode apenas esperar o uso deste espaço como escoadouro de suas frustrações.
    Falo dos outros, que se aventam o papel de protagonistas, mas se escondem nos momentos decisivos.
    Onde estavam os deputados santamarienses?
    Escondidos, acovardados, intimidados com a possibilidade de Santa Maria receber um investimento estrangeiro relevante, como se fossem instalar na cidade “a fábrica de caminhões do Schirmer”.
    O pior nem é o silêncio vergonhoso dessas “lideranças” que tratam Santa Maria como curral eleitoral (e onde o comportamento de alguns faz mesmo parecer um curral), pois como disse no início, é nos momentos de decisão que se conhece a grandeza das pessoas.
    O pior é ver um governador (que se diz “santamariense” quando convém) assistir de braços cruzados a ação forte do vice-governador Beto Grill (quem??) para levar a fábrica chinesa para s região sul e não fazer nada.
    Não que se pudesse esperar de Tarso um contraponto, pois sua inação foi apenas coerente com tudo que já fez por Santa Maria, ou seja: NADA!
    E de nada em nada, chegará o dia que Tarso voltará a Santa Maria carregado nos braços de sua claque de CCs para reafirmar o “Rio Grande do Sul, do Brasil, do mundo”, que consiste basicamente em pegar um avião rumo a Brasília para andar nos ministérios com o pires na mão ou então para fazer proselitismo político nas indefectíveis feiras solidárias patrocinadas por dinheiro público, onde a vitrine do empreendedorismo petista exibe panos de prato, garapa de cana e pastéis.
    Menos mal que estamos a menos de 6 meses das eleições municipais, quando alguns dos que hoje se acovardaram terão que explicar onde estavam nesta semana que selou a perda de 75 milhões de dólares em investimentos e 550 empregos diretos para Santa Maria.
    Terão que explicar aos eleitores da cidade se o máximo de ação que terão em outros momentos decisivos para a conquista de investimentos e empregos será enviar uma carta conjunta (enviaram??).
    Terão que responder às entidades representativas da cidade e região onde estavam nesta hora.
    O que se espera agora é que a Prefeitura Municipal não esmoreça, não se apequene, e use esta decepção como trampolim para saltos mais altos, pois só está sujeito a perder quem tenta (e o povo não é bobo… está enxergando tudo e saberá depois de quem cobrar).

  43. Sorte que não disputamos a rádio Gaúcha com ninguém, senão perderíamos para qualquer cidade.
    Pelo jeito, não temos uma política de investimentos e sim, uma política de afastamento.
    Fica claro que o governador Tarso faz o seu papel, nunca um governo atraiu tantos investimentos para o estado. Parabéns a Camaquã e toda região sul.

  44. giloson :
    @empreendedor a culpa o indidualismo ,do prefeito.

    Individualismo? O Tarso está esperando até agora o documento que os deputados de Santa Maria iriam entregar pedindo o apoio do governador. O Schirmer ficou sozinho nessa. Em tempo, a urna está dobrando a esquina.

  45. jose fabiano :
    e tem mais Santa Maria tem que aprender com Camaqua eles chamaram toda a região sul para defender a sua proposta ,foi um apelo regional a infraestrutura que eles apresentaram o que tem eo que esta planejado parao futura na região e Santa Maria foi uma ilha na região central , vamos parar de achar culpados .

    Onde estavam os deputados de Santa Maria?

  46. Que fiasco perder para a minúscula Camaqua. Cade o prefeito que iria atrair milhares de fábricas num passe de mágica. Antes a desculpa da perda da Hyundai era que o prefeito de Sao Leopoldo era do PT. Agora o prefeito adversário é do PMDB e também não deu em nada.

  47. e tem mais Santa Maria tem que aprender com Camaqua eles chamaram toda a região sul para defender a sua proposta ,foi um apelo regional a infraestrutura que eles apresentaram o que tem eo que esta planejado parao futura na região e Santa Maria foi uma ilha na região central , vamos parar de achar culpados .

  48. esta é o problema de santa maria se a fabrica confirmase em SM o pai da criança era o prefeito mas como perdemos a culpa é dos outros .

  49. Ai seu Joseph k.!!!
    Não entendi isso de São Leo pode e para Camaquã não pode???
    Acredito que o senhor é uma das pessoas mais “bem desinformadas” sobre as cidades do nosso Rio Grande, sugiro ao senhor que busque os relatórios sobre economia, desenvolvimento humano, localização, escolaridade, abastecimento de energia eletrica e dai faça suas comparações (levando em conta que a “metade sul” deste estado foi por muitos anos esquecida pelos governantes). Nenhuma logistica funcionava com um POSTO DE ICMS logo depois da ponte (não porque os empresarios do sul sonegassem impostos, mas porque cada parada nequele posto a viagem atrasava em no mínimo 45 minutos)mas acho que não preciso falar mais, esta sua frase exprime bem o porquê dos chineses escolherem Camaquã… A impafia…A soberba desta sua terra em achar que seu povo é melhor que os outros.
    PS.: se espelhem em Tapes, uma pequinha cidade vizinha aqui de Camaquã, que fizeram uma grande festa para receberem os chineses mesmo sabendo que eles n~çao iriam se instalar lá…Não adianta ter um monte de universidades e faculdades e não ser inteligente!!!
    Grande abraços, espero que venhas um dia conhecer a nossa querida Camaquã, pois como diz nosso hino “Aqui é um lugar pra se viver”
    Manoel Paulo Meireles
    [email protected]

  50. Continuamos com a “maldição da cabeça de burro” enterrada na Praça Saldanha Marinho! Das duas, uma: ou revira toda praça até encontrar tal despacho e aproveita para retirar os ossos dos que estão lá enterrados ou troca de nome à praça -> os fantasmas ficaram sem-teto! Já, Camaquã, pelo menos tem Lagoa! Nós só temos caminhos de carreta, que nos levam aos quatro cantos! Parabéns aos nossos Representantes! Tudo normal. PS: saudades de Marianinho!

  51. empreendedor :
    Parabens ao vice Beto Grill por saber usar com maestria a máquina do governo do estado. Obrigado ao governador Tarso pelo apoio dado mais uma vez a Santa Maria e, principalmente, aos deputados eleitos por Santa Maria pela mobilização junto ao governo estadual. Agora tá comprovado:não basta ter o melhor modelo de desenvolvimento de médias e grandes cidades do RS, incentivos e outras virtudes. Tem que ter aquele “algo mais” que certamente Camaqua tem para oferecer.

    Realmente, sr. empreendedo. É profundamente lamentável, Santa Maria merecia, aliás, nós merecíamos melhor sorte. Só espero que o digno governador não venha à Santa Maria pedir votos para o seu partido, ele que se diz santamariense de coração, o que fez para que a cidade recebesse este investimento? Nada, senhores, nada. Outra coisa são os secadores, será possível que alguém venha a este espaço tripudiar em cima de uma perda tão grande para o município? Tudo se resume assim: torcer pelo pior para que o meu partido se dê bem na próxima eleição.

  52. Larguei! Temos localização geográfica privilegiada, Univesidade Federal, várias Universidades particulares,reduto militar importantíssimo,aeroporto razoável, inúmeras facilidades, deputado federal,dois deputados estaduais, um secretário de estado,governador com raizes locais e … perdemos prá Camaquã! Não dá prá culpar o Schirmer,não. O buraco é mais acima.Ah,é.

  53. E agora, como de costume no coração do Rio Grande, eis a horda, antes de pessimistas acomodados e agora, de críticos das peculiaridades santamarienses (como se delas não fizessem parte).
    Para a felicidade da terra, resistem os que optam por aprender com a experiência e partir fortalecidos para uma próxima tentativa. Penso que são estes a maioria, mas aqueles importunam!

  54. Parabens ao vice Beto Grill por saber usar com maestria a máquina do governo do estado. Obrigado ao governador Tarso pelo apoio dado mais uma vez a Santa Maria e, principalmente, aos deputados eleitos por Santa Maria pela mobilização junto ao governo estadual. Agora tá comprovado:não basta ter o melhor modelo de desenvolvimento de médias e grandes cidades do RS, incentivos e outras virtudes. Tem que ter aquele “algo mais” que certamente Camaqua tem para oferecer.

  55. perder uma fábrica pra são leopoldo é uma coisa, mas pra camaquã !!! sta maria só tem jeito se for refeita do zero…de preferência falando (e rezando) menos e fazendo mais…beeeem mais…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo