Pesquisa. Números já mostram uma clara tendência de polarização entre Serra e Dilma em 2010
Cada um tem, obviamente, a opinião que quiser. Há quem jure que Lula quer mesmo um terceiro mandato. Duvido. Mas respeito quem pensa diferente. Bobo é a única coisa que o atual Presidente certamente não é. Mais que isso: ele de fato aposta em Dilma Rousseff como sua sucessora. Vai ganhar? Quem pode saber, hoje, faltando ano e meio para o pleito?
Mas algo começa a ficar claro, pelo menos na minha leitura das últimas pesquisas disponíveis: o confronto de 2010 será polarizado entra a ministra e o governador tucano de São Paulo, José Serra. E não estou sozinho nisso. Confira, por exemplo, o que escreve o repórter Kennedy Alencar, na seção Pensata, publicada na versão online do jornal Folha de São Paulo. A foto (dos dois candidatos) é de Roosewelt Pinheiro, da Agência Brasil. Acompanhe:
Datafolha aponta duelo Serra-Dilma
Claro que falta muito tempo, o que dá boa margem a acontecimentos imponderáveis. A sucessão presidencial acontecerá apenas em outubro de 2010. Mas os últimos movimentos de bastidor e pesquisas de intenção de voto vão reforçando o chamado cenário A, aquele mais provável: uma disputa entre o hoje líder nas pesquisas, o governador de São Paulo, o tucano José Serra, e a ministra da Casa Civil, a petista Dilma Rousseff.
A mais recente pesquisa Datafolha, realizada entre os dias 26 e 28 de maio, mostrou que o cacife de Serra continua alto. Houve uma redução de três pontos percentuais na comparação com a última pesquisa, feita entre 16 e 19 de março. A margem de erro da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Mas, para tratar como queda os três pontos de Serra, é melhor esperar a próxima pesquisa e ver se há uma diminuição seguida da intenção de voto no tucano. Em pesquisa, a curva é fundamental. O tucano paulista tinha exatos 38% no final de março de 2008. Foi a 41% e agora voltou aos 38% Portanto, melhor aguardar a curva.
Nesse contexto, o levantamento do Datafolha é excelente para Dilma. A curva da ministra mostra crescimento constante desde a pesquisa de março do ano passado. Ele passou de 3% para 16%. É uma taxa distante da pesquisa encomendada pelo PT faz…
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui, se desejar, também outros artigos de Kennedy Alencar, na seção Pensata, na versão online da Folha de São Paulo.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.