Jannah Theme License is not validated, Go to the theme options page to validate the license, You need a single license for each domain name.
JornalismoMídiaPolítica

MÍDIA. Um mês depois, Globo CONFESSA a mentira. Filho de Lula NÃO FOI citado por delator da Lava Jato

globoOriundo da ex-revista Veja, na sua estreia em coluna no jornal O Globo, o jornalista Lauro Jardim ganhou manchete de primeira página ao dizer que Fábio Luis Lula da Silva, filho do ex-presidente Lula, teria recebido “R$ 2 milhões”de propina. A informação estaria na delação premiada de “Fernano Baiano”.

Quatro semanas depois, com a repercussão já conhecida, inclusive a multiplicação da mentira pela internet e com o processo judicial iniciado, o jornal e o jornalista confessam a mentira. Tá, e daí? Como fica? Só nisso? E mais: não fosse a lei do Direito de Resposta (que a Globo e toda a mídia grandona combateu como pode, para evitar a aprovação, semana passada), haveria esse reconhecimento?

Pooois é. Enquanto você medita, acompanhemos o relato de Miguel do Rosário, do portal O Cafezinho, em que a história da retratação é contada. Você o encontrará em outros lugares da internet, mas não, com certeza, nos veículos tradicionais. A seguir:

Globo publica errata admitindo que mentiu sobre filho de Lula

Essa é histórica.

O colunista Lauro Jardim, egresso da Veja, estreou no Globo com uma notícia bombástica que virou manchetão de capa.

Delator da Lava Jato diz que pagou despesas de filho de Lula.

Era mentira.

O delator não cita o filho de Lula.

A errata, claro, não tem o mesmo peso da manchete, mas ao menos ficou na primeira página.

Vale saborear esta modesta vitória contra a mentira...

… É a apoteose da vergonha para a Globo! Com certeza, o jornal só admitiu a mentira por medo da Lei do Direito de Resposta, e aliás por isso os Marinho fizeram campanha tão maciça contra a lei do senador Roberto Requião. Lei esta que contou com a oposição dos lobistas da Globo no Senado: o PSDB.”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. “Globo publica errata admitindo que mentiu sobre filho de Lula"
    Efeito claro, da nova Lei do Senador Requião.No estilo bateu,levou.
    Outra, à dita emissora ja esta vendo o Lula 2018 eleito então…vamos colocar panos quentes, afinal.

  2. Eu acredito!!! Assim como acredito que o Corinthians NÃO vai ser campeão brasileiro, acredito em Papai Noel, Coelhinho da Páscoa e Cegonha!

  3. Lulinha puxou ao pai, como o próprio afirma é o "Ronaldinho Fenômeno" dos negócios. Ex-presidente, além de tudo, é um às nos caminhos de Brasília.
    Claro que existem os jornalistas que nunca erraram e nunca irão errar, mas para afirmar que alguém mentiu é necessário poder provar que o indivíduo sabia a informação correta e dolosamente alterou a mesma por qualquer motivo. Caso contrário podem haver repercussões legais.
    Lei, bueno, a solução dos problemas do país não passam pela legislação. Não é tão fácil. Basta ver a lei 12.334 de 2010, assinada pelo já citado. "Estabelece a Política Nacional de Segurança de Barragens destinadas à acumulação de água para quaisquer usos, à disposição final ou temporária de rejeitos e à acumulação de resíduos industriais." Como é evidente, mais uma política que deu bastante certo.

  4. Só não vê quem não quer. É um processo montado pelo PT para delatores perderem a credibilidade. Você acredita que o filho do Lula ou mesmo o Lula não sabem de nada e não receberam dinheiro mal havido? Acredita?!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo