Economia SolidáriaJornalismoMídia

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Caritas/RS, que estará na Feira do Cooperativismo, monta rede de comunicadores

 

Reunião no Convento dos Capuchinhos decidiu criar a rede de comunicadores

Encontro na capital definiu a criação da rede de comunicadores do Cáritas-RS nas dioceses católicas do Rio Grande do Sul. A organização, presente em praticamente todo o planeta, é protagonista nos encontros de Economia Solidária – inclusive os previstos para julho, em Santa Maria. Para saber mais de tudo isso, acompanhe material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa do Projeto Esperança/Cooesperança. O texto e as fotos são do jornalista Maiquel Rosauro. A seguir:

 “Cáritas-RS monta de rede de comunicadores nas Dioceses

Participantes do Encontro Administrativo da Cáritas do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre

O Encontro Administrativo da Cáritas do Rio Grande do Sul foi realizado nesta terça e quarta-feira, 29 e 30 de maio, no Convento dos Capuchinhos, em Porto Alegre. Estiveram presentes lideranças de onze Dioceses gaúchas. Ao final do evento, foi montada a nova rede de comunicadores de Dioceses da Cáritas-RS.

Da Arquidiocese de Santa Maria, participaram a coordenadora do Projeto Esperança / Cooesperança, irmã Lourdes Dill, e a assessora do Projeto, Claudia Machado.

– Foi um encontro muito proveitoso, no qual estabelecemos diversas ações. Também aproveitamos para lançar na Cáritas a 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop) – relata a irmã Lourdes.

Durante os dois dias foram realizadas reuniões sobre projetos, captação de recursos, preparação para a 5ª Plenária Nacional de Economia Solidária (Ecosol) e oficina de comunicação.

Durante a oficina, os participantes discutiram a divulgação midiática de projetos da Cáritas e expuseram os trabalhos de comunicação realizados em cada base. Ao final do encontro, um representante de cada Diocese ficou responsável pela comunicação das ações da Cáritas-RS em sua comunidade. Na Arquidiocese de Santa Maria, a função caberá ao assessor de imprensa da 19ª Feicoop, Maiquel Rosauro.

Uma das primeiras metas da Rede de Comunicadores da Cáritas-RS será desenvolver ações de divulgação da 19ª Feicoop e 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul. Os eventos serão realizados entre os dias 13 e 15 de julho, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria.

Plenária Nacional

A 5ª Plenária Nacional de Economia Solidária (Ecosol) será realizada em Brasília, em dezembro. Antes disso, ocorrerá o Encontro do Foro da Região Central de preparação à plenária, em 18 de junho, em Santa Maria, e o Encontro Estadual de Ecosol, em agosto, em Porto Alegre. O tema da plenária deste ano é “Economia Solidária: o bem viver, a cooperação e a autogestão para um desenvolvimento justo e sustentável”.

Cáritas

A Cáritas é uma rede de pessoas organizadas em grupos, comunidades, paróquias, municípios, regiões, que contribuem para a vivência da solidariedade, construção da cidadania e fortalecimento da democracia e da organização popular, em vista de uma sociedade justa e democrática. Está presente nos cinco continentes, atuando em 200 países e territórios. É formada por Dioceses, paroquias e comunidades, sendo um órgão da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Atua diretamente na área social. A Cáritas se faz presente na Arquidiocese de Santa Maria através do Banco da Esperança e do Projeto Esperança / Cooesperança.”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo