Eleições 2012PartidosPolíticaPrefeitura

ELEIÇÕES 2012. Tucanos vão, oficialmente, colocar seus cargos de confiança à disposição. Mas não irão se demitir da Prefeitura

O lançamento da pré-candidatura a prefeito, de Jorge Pozzobom (PSDB), em 30 de maio, não por acaso também o dia do aniversário do deputado, está confirmado. Inclusive com a presença da bancada do partido na Assembleia Legislativa.

Até lá, embora ainda se negociem (e o próprio tucano confirmou isso ao editor) outros nomes, de partidos potencialmente aliados, a ideia é confirmar também João Ricardo Vargas, coronel licenciado da Brigada Militar e ex-comandante do Batalhão de Operações Especiais, como o pré-candidato a vice.

Essa informação é importante. Mas não a principal. O presidente do PSDB local, Alvaro Rochedo, dá conta, em conversa com o sítio, que, no dia seguinte, 31 de maio, o partido enviará correspondência ao prefeito municipal, Cezar Schirmer, do PMDB e candidato à reeleição. Nela, dirá que os 16 (esse é o número reconhecido pelos tucanos) Cargos de Confiança ocupados pelo partido na administração municipal, inclusive os dois secretários, Luiz Fernando Nunes  (Esporte) e Luiz Alberto Carvalho Júnior (Proteção Ambiental), estão à disposição do prefeito.

Ora, o que isso significa? Na interpretação do editor, é simples: a menos que algum dos 16 CCs tome a iniciativa por contra própria, parece que a ideia do PSDB santa-mariense, que afirma ter ajudado a eleger Schirmer (e José Farret, do PP) por quatro anos, é jogar no colo do prefeito a demissão dos auxiliares ligados ao tucanato.

Enfim, os CCs vinculados ao PSDB não serão instados a se demitir. Mas ficarão disponíveis a ser defenestrados pelo prefeito. Se isso acontecer, imagina este repórter, o tucanato fará, da situação, ainda que com resultado imprevisível e duvidoso, um fato político. Ou não?

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

33 Comentários

  1. A sua ficha financeira “oficial” e a imagem são públicas. A “NOVIDADE” seria conhecermos a produtividade “EFETIVA” como contrapartida, ao contribuinte, por parte do Senado Federal que deveria regular metas mínimas de comprometimento, nas cidades, no desempenho dos mandatos. Outro sim, criar um curso compulsório para as funções legislativas aplicado no Senado atendendo demandas das cidades por futuros legisladores. A diplomação será pré requisito para inscrição no TRE. Sem diploma, sem partido.

  2. @Marcos Bono

    única obra da atual adm……….revitalização da avenida rio branco que ja dura mais ou menso uns
    3a de governo…………qual outra obra , bá nao sei acho que nao tem mais nenhuma…..hahahaha

  3. Conhecendo o Pref Schirmer, o conheci menino de calcas curtas, e vendo hoje sua postura ética nada mais tenho a dizer: Schirmer esta reeleito. Schirmer nao esta nem aí para quem fez ou quem fará, ele esta pensando no futuro da nossa cidade, ele esta acima de discussões de quem e o pai da criança ou que será o padrasto ELE como Prefeito esta governando bem com cautela e sem demagogia. Realizando um trabalho que será reconhecido por gerações futuras. Só os qu olhampara seu um umbigo nao enxergam o que esta sendo feito.

  4. Maria Pereira :
    Jornal O Sul
    Aventura tucana em Santa Maria.
    Porto Alegre, Quinta-feira, 17 de Maio de 2012.
    Setores importantes do PSDB condenam candidatura tucana.
    Não só pelo fato de o PSDB já integrar o governo do prefeito Cezar Schirmer (PMDB), onde possui duas secretarias e mais de trinta cargos de confiança, o movimento do deputado estadual Jorge Pozzobon de disputar a eleição municipal em Santa Maria está sendo visto por setores importantes do comando tucano, em nível estadual e até nacional, como uma iniciativa pessoal, capaz de comprometer a própria imagem do partido. A imagem de um partido desleal, que não cumpre acordos seria a pior pecha que os tucanos poderiam receber caso prosperasse a iniciativa do deputado gaúcho.

    Vamos ser Realistas:

    Jornal O SUL (2 dias depois)

    A eleição em Santa Maria.
    Porto Alegre, Sábado, 19 de Maio de 2012.

    PSDB de Santa Maria garante apoio à candidatura própria.

    Diante da intensa repercussão que o tema tratado por esta coluna causou em Santa Maria, o presidente do PSDB daquela cidade, Álvaro Rochedo, enviou a seguinte manifestação:

    “Caro jornalista Flávio Pereira.

    Primeiramente, posso lhe afirmar que o PSDB de Santa Maria não ocupa, em tamanho, o referido espaço no governo de Santa Maria.

    A futura candidatura do deputado Jorge Pozzobom ao comando do Paço Municipal de Santa Maria, que conta com apoio das executivas nacional e estadual (exceto um único membro), não é uma iniciativa pessoal, e sim o resultado de um trabalho partidário sério que resultou profícuo nos índices apontados pela pesquisa eleitoral do Instituto Méthodus, apresentados no último dia 12.

    Já recebemos apoio declarado e a confirmação de que se farão presentes em Santa Maria, durante a campanha eleitoral, os governadores Geraldo Alckmin e Anastasia, o presidente nacional do PSDB, deputado federal Sérgio Guerra, e o senador Aécio Neves. Todos consideram prioritária a eleição do PSDB no coração do Rio Grande.

    O PSDB não é e nem nunca foi um partido desleal com o governo Schirmer. Nossa participação no pleito de 2008 foi fundamental para que o peemedebista lograsse êxito nas urnas. E leais fomos durante todo o governo, mesmo com o reduzido espaço que nos coube.

    Nossos acordos e compromissos com este governo foram cumpridos na íntegra, mesmo sem a reciprocidade do prefeito para conosco.

    Álvaro Rochedo

    Presidente do PSDB de Santa Maria”

  5. o brabo é que depois das vendas, o governo, para não parar de receber, inventou o tal ICMS da AESSUL, o ICMS do telefone e recentemente outro impostinho local da iluminação pública, aprovado na câmara de vereadores, por sugestão do atual prefeito.

  6. a CEEE não existe mais em SM(quem vendeu? PMDB no governo BRITO)REDE FERROVIÁRIA privatizada(quem vendeu? PSDB); VALE DO RIO DOCE(quem vendeu?), CRT-RGS(quem vendeu?)ou melhor, para onde foi o dinheiro? e depois deputados destes partidos vem dizer que são a favor da saúde pública; onde?
    bancos estaduais de todo BRASIL(quem vendeu); só nao venderam o BANRISUL pq o OLIVIO ganhou para governador, pois já havia um banco privado dentro do BANRISUL.

  7. eu fico desconfiado que estas duas propostas de candidato a prefeito do PMDB e PSDB(os que venderam tudo que era estatais) é uma jogada para que o passo municipal fique com os mesmos, não importando se é o bombom ou o que não aparecia no congresso quando era deputado e nunca fazia emenda parlamentar para mandar grana para a prefa de SM.

  8. E eu já disse em outra oportunidade, o Pozzobom que escute esse velho aqui, que permaneça onde está. É guri novo, que espere mais um pouco para tentar a prefeitura, ele está se contradizendo, se perdendo, vai só queima cartucho.

  9. e eu que pensei que o hospital regional era obra do deputado TERRA do PMDB, que, inclusive, recebi uma propaganda do deputado bombom, com uma foto do terra(PMDB) e ele; este hospital apenas iniciou por que o TERRA é inimigo número 1 do HOSPITAL DE CARIDADE; antes do bombom existir, lembro, que esta proposta passou numa consulta popular do governo RIGOTTO-PMDB, com uma meia dúzia de votos, por iniciativa do sr TERRA; nesta época eu era membro dos usuários no CONSELHO MUNICIPAL DE SAÚDE de SANTA MARIA e todos eram contra este hospital, por pensar que o HOSPITAL CASA DE SAÚDE, onde o bombom nasceu, poderia receber este aporte e atender ainda melhor do que hoje atende; inclusive temos o HUSM, que bem poderia receber esta grana e melhorar ainda mais seu atendimento.

  10. @Pablo
    É pura verdade, rapaz eu te parabenizo por falares pouco e dizeres tudo. De fato, a atual gestão está fazendo acontecer, houve muitas melhorias no nosso município. Não adianta virem com essa história de que Valdeci (e não sei mais quem) iniciou este e aquele projeto, pois fazer todo um carnaval dizendo que fará isso ou aquilo é fácil, mas o mérito é de quem de fato executa, mete a mão na massa e conclui. E que nem fazer filho, fazer é fácil, mas o pai é quem cria, quem educa, quem sustenta! Tava aqui comendo um pedaço de morcilha e chegou a me embrulha a barriga, só de imagina a companheirada de volta no executivo. Deus nos livre dessa desgraça!

  11. Carmem Lúcia,ele Jorge,tem sim a ver .Não é o presidente do partido,mas é muito influente nas decisões do PSDB.Ou não? Na eleição passada,para prefeito ele foi um dos grandes responsáveis pela vitória do César.Lembras do “MAL FEITO”.

  12. Adoro política, afinal é esses senhores, eleitos por nós, que fazem e desfazem o que é nosso por direito, pois pagamos impostos para ser bem atendido em todas as nossas necessidades, isso em todos os níveis (federal, estadual e municipal), mas no caso de Santa Maria parece que o assunto em questão os cargos do PSDB é uma discussão insana.A população em geral em nada disso interessa, o que interessa é as ruas calçadas, os esgotos, os postos de saúde, etc, porém tem gente que adora discussão. Os a favor do Schirmer vão defende-los de unhas e dentes, os defensores do Pozzobom da mesma forma e os PT tentando intrigar a ambos. Acordo se faz e se desfaz, até casamento é assim, na maioria das vezes não dura a vida inteira como se promete na igreja e pq então que alguns AQUI defendem os que querem pular a cerca e ficar com o Pozzobom e/ou os Schirmistas ao invés de apoiar o candidato do “seu” partido? Aos pitaqueiros de plantão saibam que o povo em geral que aliás´são aqueles que realmente sofre os problemas das más administração, não estão nem ai pra vcs.
    Por fim na minha opinião Pozzobom nada tem a ver com isso, ele nem é o presidente do partido.

  13. Não esqueçam de colocar no currículo do candidato do PSDB(o seu Jorge) as escolas de latas,feitas pela governadora Yeda,o desmanche das bibliotecas,dos laboratórios,enfim tudo o que foi MAL FEITO na administração do PSDB no estado.Santa maria não merece isso.

  14. Jornal O Sul

    Aventura tucana em Santa Maria.
    Porto Alegre, Quinta-feira, 17 de Maio de 2012.

    Setores importantes do PSDB condenam candidatura tucana.

    Não só pelo fato de o PSDB já integrar o governo do prefeito Cezar Schirmer (PMDB), onde possui duas secretarias e mais de trinta cargos de confiança, o movimento do deputado estadual Jorge Pozzobon de disputar a eleição municipal em Santa Maria está sendo visto por setores importantes do comando tucano, em nível estadual e até nacional, como uma iniciativa pessoal, capaz de comprometer a própria imagem do partido. A imagem de um partido desleal, que não cumpre acordos seria a pior pecha que os tucanos poderiam receber caso prosperasse a iniciativa do deputado gaúcho.

  15. @Maria Pereira

    A velha prática do atual governo que pega as realizações dos outros, valdeci, pimenta, pozzobom , fabiano e propagandeia como suas!!

    Cada evento da prefeitura é uma enxurrada de ccs aplaudindo, a realidade é que o povo de santa maria cansou de schirmer e farret…”vendedores de ilusões” como disse o nosso deputado valdeci!!

  16. Bateu o medo nos schirmistas. Não fizeram nada em quatro anos, só discursaram e prometeram e agora tão vendo a vaca ir pro brejo. A ficha tá caindo no povo de Santa Maria

  17. E agora essa : o pozzbom virou o “fazedor de obras”, piada não?
    Voc~es esquecem que quem realmente está trazendo obras e $$ para Santa Maria é o Dep. Fed. Paulo Pimenta, este sim pai destas citadas obras. O bom, pouco trouxe como o homem da yeda em Santa Maria. Cara de pau dizer que graças ao bom recebemos viaturas para brigada, pois em vedade é verba federal do tempo em que o tarso era ministro da justiça,com relação as duplicações toda torcida do “corinthians! sabe que é trabalho que vem sendo articulado pelo Pimenta, assim como as obras de duplicação entre a Ulbra e Castelinho, UPA é verba federal e quanto ao hospital regional, todos sabemos que o secretário de saúde da yeda-psdb fez o possível para emperrar a instalação do mesmo. E, o bom, era lider do governo yeda na região, e o quê fêz? Me poupem e vamos dar a Cezar o que é de Cezar. O resto,bom, é o resto, somente vendedores de ilusões !

  18. @Ricardo Silva
    Teve 08 anos para concluir obra do túnel e Pórtico. Não fizeram por incompetência, obras estavam paralizadas por projetos MAL FEITOS. A atual gestão arrumou e solucionou o problema que estava sendo empurrado com a barriga.

  19. @joao perico
    Credooo!!
    Festival de demagogia, quem não tem projeto pra cidade se agarra em projeto pessoal. Dessa forma acredito que o Pozzobom deveria ser candidato a Secretário-Geral da ONU.
    UPA e Hospital Regional obras do Jorge Pozzobom = MAL FEITO! Perguntem ao Dep. Osmar Terra que ele responderá a verdade.

  20. @Roberto

    quero aqui registrar á todos os revoltados e aos claudemirianos:

    obras de schirmer: revitalização da av. rio branco

    obras de valdeci:(08 anos so fez isso) tunel da gare, portico de santa maria-rs.

    obras de pozzobom junto ao governo do estado:

    1-nova ponte de agudo
    2-viatruas novas para brigada militar
    3-a duplicação da faixa velha de camobi(que o pt quer ser papai da obra) é obra e projeto do PSDB
    4- Hospital regional é uma luta de jorge pozzobom
    5- 1° UPA que foi instalada no rio grande dosul veio pra santa maria por causa do pozzobom foi uma luta do jorge.

    LOGO SE VÊ QUEM SERÃO OS PROXIMOS VEREADOR SEU ROBERTO…….ou valdeci ou schirmer…..que serão os proximos vereadores……

    porque o jorge pozzobom será sim o prefeito BOM

  21. quero aqui registrar á todos os revoltados e aos claudemirianos:

    obras de schirmer: revitalização da av. rio branco

    obras de valdeci: tunel da gare, portico de santa maria-rs.

    obras de pozzobom junto ao governo do estado:

    1-nova ponte de agudo
    2-viatruas novas para brigada militar
    3-a duplicação da faixa velha de camobi(que o pt quer ser papai da obra) é obra e projeto do PSDB
    4- Hospital regional é uma luta de jorge pozzobom
    5- 1° UPA que foi instalada no rio grande dosul veio pra santa maria por causa do pozzobom foi uma luta do jorge.

    por isso eu sempre digo e repito prefieto BOM é o JORGE POZZOBOM

  22. Pior cego é o que não quer ver. É só olhar para os lados e ver ruas, praças, escolas, UPA e mais uma quantidade enorme de benfeitorias,obras e melhoras sociais. Só não vê quem não quer.

  23. Olha o desespero ai geeeenteeee!!!! O governo tá sem rumo!! Nunca teve projeto, agora o principal projeto é fazer propaganda nas paradas, propaganda nas lixeiras, propaganda e propaganda…governar com ações concretas?? nada nada e nada!

    Obras do governo atual:

    -túnel da rio branco?? nãããão, isso é obra o governo valdeci, dizer que eles fizeram é MAL FEITO!!!

    – pórtico de entrada: governo valdeci, dizer que foi o atual é MAL FEITO!!!

    entre tantas.!

  24. Acho uma falta de vergonha na cara do Jorge e cia, cuspindo no prato que comeram. O que vai acontecer é quem nem pra vereador ele vai ganhar depois. Ele sabe o que meia duzia de pessoas falam, mas a grande maioria, pessoas que a gente conversa estão contra. Ele vai dar um tiro no pé. O Jorge só olha para o o próprio umbigo, gosta de mídia e de aparecer. Se ele for inteligente, vai repensar e ver a porcaria q ele vai fazer. Os CCs do PSDB só tem a perder se apoiarem pois o Jorge não ganha eleições, isto é certo.

  25. Este PSDB esta de brincadeira. Ficaram mamando no governo por tres anos e seis meses e agora no apagar das luzes vão entregar os cargos… KKK … Quem nomea e exonera é o Prefeito. Falta ao PSDB humildade … Quero ver o Pozzobom falar em BEM FEITO e MAL FEITO … Sua candidatura é instrumento do retrocesso … MAL FEITO !!!

  26. hahahah os cargos hoje são exonerados por quem???? pelo Jorge???? kkkk Vai dar bem como eu queria jorge 2016 candidato a vereador que progresso heim….

  27. E hoje, 22 de maio de 2012, os cargos ocupados pelo PSDB na Administração Municipal estão INDISPONÍVEIS ao Prefeito?

    Que jogadinha provinciana e desavergonhada, heim?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo