EducaçãoEstadoPolíticaPrefeitura

EM DUAS VERSÕES. Santa Maria terá outra Escola Técnica. Prefeitura cede terreno, Estado gere e União paga a obra

A informação principal, modéstia às favas, você teve aqui ainda no início da tarde desta quinta-feira: Santa Maria terá mais uma escola técnica. A prefeitura cederá o terreno, na zona oeste. O Estado será o gestor. A União entrará com o troco, coisa de R$ 7 milhões. Assim que obteve a notícia, o editor a PUBLICOU. Aliás, antecipando-se a qualquer outro veículo de comunicação. Ponto.

Agora, você terá duas versões jornalísticas (ambas corretas, mas cada qual com seu viés). Uma, oriunda da assessoria de imprensa do deputado estadual Valdeci Oliveira; outra, da Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. Elas estão na ordem em que chegaram. Ah, a primeira é assinada por Tiago Machado, a segunda tem texto e foto de Guilherme Bicca. Ah, de inhapa, se você não ficar faceiro, ainda tem uma terceira versão, com o link lá embaixo. Acompanhe:

Santa Maria terá Escola Técnica Estadual

Polo de educação no Rio Grande do Sul, Santa Maria vai receber mais um investimento de impacto no setor. Na tarde desta quinta (24), o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT) recebeu ligação do secretário estadual de Educação, José Clóvis Azevedo, confirmando que a cidade será sede de uma Escola Técnica Estadual. A obra será financiada com recursos do Ministério da Educação (MEC), por meio do Programa Brasil Profissionalizado. O investimento para viabilizar o projeto será de aproximadamente R$ 7 milhões. Mais de mil estudantes devem ser atendidos na escola, que, segundo o secretário estadual, irá oferecer cursos técnicos na área da tecnologia e da microeletrônica. “Vamos fazer um estudo para ver quais cursos se identificam mais com as vocações econômicas locais e regionais”, disse Azevedo para Valdeci.

Conforme o deputado, o Estado já procura uma área na cidade para construir a Escola, que deverá ser cedida pelo município. A obra deve começar entre o final deste ano e o início do ano que vem. “É uma vitória de Santa Maria e da região. Trabalhamos muito nesta ação junto ao governo do Estado e ao governo federal e o esforço valeu a pena. É mais um incremento ao potencial educacional de Santa Maria”, afirmou Valdeci, que vai acompanhar de perto o andamento do projeto.

Segundo a Secretaria Estadual de Educação (Seduc), o governo do Estado vai garantir professores e a manutenção da Escola. O projeto arquitetônico da Escola seguirá padrão do governo federal e será garantido também pelo MEC.”

Prefeitura e Governo do Estado anunciam construção de Escola Técnica de Ensino Médio na região Oeste 

Azevedo e Schirmer: alegria justificada

O Prefeito Cezar Schirmer recebeu, nessa quinta-feira (24), em seu gabinete, o secretário de Estado da Educação,  José Clovis de Azevedo. Em pauta a construção de uma Escola Técnica de Ensino Médio em Santa Maria. A Prefeitura cederá o terreno para a instalação da nova escola na região da Cohab Santa Marta, com capacidade para 1,2 mil alunos. A nova escola disponibilizará de dois a três cursos técnicos, os quais serão escolhidos através de estudos feitos de acordo com a necessidade da comunidade.

O projeto já se encontra aprovado no Ministério da Educação e a planta do prédio finalizado. Contudo, para que os trâmites tenham andamento, a Secretaria de Educação necessita da dominialidade do terreno, ou seja, é preciso que a área já esteja em nome do Estado do Rio Grade do Sul. Para acelerar o processo a Prefeitura deve optar por realizar a cessão de uso, ao invés de fazer a doação, procedimento mais demorado devido á burocracia.

Durante o encontro, o prefeito agradeceu a preferência por Santa Maria e a encarou como um presente de aniversário. “A região da Cohab Santa Marta tem uma boa demanda para uma escola deste porte e ela será um grande presente de aniversário para nossa cidade que acaba de completar 154 anos”, completa Schirmer.

Além do secretário de Educação, Prof. Dr. José de Azevedo, e do próprio prefeito Schirmer, participaram da reunião o secretário de Município da Educação, João Luiz Oliveira Roth, a chefe de gabinete, Magali Marques da Rocha, e a coordenadora da 8ª Coordenadoria Regional de Educação.”

AINDA INSATISFEITO? ENTÃO, CONFIRA UMA TERCEIRA VERSÃO SOBRE O MESMO FATO: AQUI.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

14 Comentários

  1. Marcelo,em campanha política,para se eleger prefeito, o César falou e prometeu que no governo dele nenhum santamariense precisaria pegar o trem e ir para outras cidades em busca de emprego, após formado.Ele seria o prefeito dos empregos….

  2. Para nós é mais uma grande vitoria, e para nós os grandes protagonistas desta caminhada foram as lideranças do Movimento Popular organizado aqui da região os estudantes e pais de alunos das Escolas Marista, Estadual e Municipal. No resto todos ajudaram mas seria muito interessante olhar essa conquista pelo vies de quem fez a luta. sugiro a leitura em http://mnlmsm.blogspot.com.br/2012/05/secretario-de-educacao-do-estado.html.
    Estamos muito felizes agora a luta para que o Prefeito se atrase com a doação do terreno assim como a governadora atrasou quando do episódio do PAC da Nova Santa Marta.

  3. É que quando o secretário dava a notícia velha para o prefeito, afinal já tinha comunicado o deputado de tudo umas duas horas antes, o líder do governo estava com o governador do Estado no Palácio do Piratini. Pro deputado as trativas e a decisão veio a jato, pro prefeito de balão @Sérgio

  4. Tio Jura :
    Hehehe. Se o líder do governo Valdeci não divulga antes, o prefeito era capaz de chamar a imprensa para uma coletiva no Palacete, inflar o peito e, sem ruborizar, anunciar aos súditos que ele tava trazendo uma escola técnica para Santa Maria. Bobeia, o prefeito do discurso é capaz de se entusiasmar e emendar que foi ele também que criou o Programa Brasil Profissionalizado do Governo Federal. Jurraaaaa prefeito!

    Para não restar qualquer dúvida dá uma lida na matéria elaborada pela assessoria do governo do Estado http://bit.ly/L00M6P

  5. Tio Jura :
    Hehehe. Se o líder do governo Valdeci não divulga antes, o prefeito era capaz de chamar a imprensa para uma coletiva no Palacete, inflar o peito e, sem ruborizar, anunciar aos súditos que ele tava trazendo uma escola técnica para Santa Maria. Bobeia, o prefeito do discurso é capaz de se entusiasmar e emendar que foi ele também que criou o Programa Brasil Profissionalizado do Governo Federal. Jurraaaaa prefeito!

    Não precisa. O próprio secretário de Estado, Prof. Azevedo, se encarregou de, pessoalmente e não por telefone, comunicar o chefe do Executivo. Que prestígio, hein…! É a política da soma e da multiplicação, governos Federal, estadual e municipal juntos. Ao valdeci, cabe a ele cumprir com o seu papel que é de elaborar leis, fiscalizar o executivo estadual e defender o estadual na AL de coisas indefensáveis. O resto, é balela!

  6. Hehehe. Se o líder do governo Valdeci não divulga antes, o prefeito era capaz de chamar a imprensa para uma coletiva no Palacete, inflar o peito e, sem ruborizar, anunciar aos súditos que ele tava trazendo uma escola técnica para Santa Maria. Bobeia, o prefeito do discurso é capaz de se entusiasmar e emendar que foi ele também que criou o Programa Brasil Profissionalizado do Governo Federal. Jurraaaaa prefeito!

  7. Que dor de cotovelo que o Luiz tem com o PT e com os representates petistas. Faça o seguinte Luiz: se candidate a algum cargo público, se elega com a enorme popularidade e conhecimento que julgas ter e vá fazer mais que eles, já que criticas tanto. Tenho certeza, que a política de Santa Maria se dividirá em antes-Luiz e pós-Luiz

  8. Ainda bem que o deputado está envolvido. Porque o prefeito não levantou da cadeira para buscar a escola.Sorte que temos parlamentares presentes para lutar pela cidade e atentos aos investimentos do Estado nesta área fundamental

  9. Mais uma instituição técnica para formar e depois mandar os santamarienses assim como eu, para outras cidades procurarem trabalho nas indústrias.

  10. Se a Prefeitura cede terreno…
    Se o Estado gere…
    Se a União paga a obra…
    Se o Secretário Estadual de Educação se reuniu com o Prefeito (e pelo menos nas fotos só aparecem os dois)…
    A perguntinha:
    O que é que o Valdeci tem a ver com isso tudo??
    Pelamordedeus…
    Estes caras querem ser os pais de tudo que existe no planeta.
    A síndrome de Lulla, de “nunca antes na história deste país” contagia a PTzada toda e o pior: eles acreditam!!

  11. Muito bom se pensar em escolas técnica, pois a mão de obra especializada é que está em falta no mercado.O SENAI e SENAC trabalham muito bem esta parte, porém os valores cobrados por curso limita muita gente que poderá se capacitar nestas escolas. Parabéns a esta iniciativa.

  12. Essa é boa. Telefonema para o deputado Valdeci vira notícia. Estranho Claudemir: na matéria que tu postaste do Governo do Estado lançada para toda a mídia do RS não foi dada a devida importância ao telefonema recebido pelo nosso representante na assembleia legislativa. Aliás, o texto da assessoria do deputado dá a entender que a partir de agora a questão está sob a tutela do parlamentar petista. O gabinete dele é quem vai fazer a pesquisa sobre quais os cursos serão implantados? Por Favor, a não ser que o deputado tenha um terreno para doar na Santa Marta… cada macaco no seu galho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo