* Após um ano de ausência, retorna a colaborar com o sitio, o designer e publicitário Luciano Ribas e seu correto, inteligente e ferino texto.
* A volta de Ribas é apenas mais um ato neste mês em que o visual da página está em fase final de elaboração, já em teste “offline”.
* E outro articulista de peso na comuna, este uma estreia, aceitou convite do editor e colaborará, a partir da nova etapa. Mais novidades virão aí, pode apostar.
* Lembra do enrosco da associação comunitária da vila Por do Sol, que começou nas redes sociais e ganhou, modéstias as favas, maior visibilidade a partir de reprodução no sítio?
* Trata-se, aliás, da nota “E ESSA?! Candidato a vereador, UAC e líder comunitário. Confronto acaba na internet” (se quiser reler, clique AQUI)
* Pois bem, o sítio recebeu mensagem do protagonista daquele episódio. Tirante a gentileza de Francisco Teodorico Portella, o importante é o fato em si. Confira o que ele diz.
“Na manhã de 30 de abril, depois do “efeito Claudemir Pereira”, o Sr. Rodrigo Santos, coordenador da UAC ligou para informar que seria chamada assembléia de moradores para…
*… o dia 15 de maio próximo, para definir as regras para a eleição da Associação da Por do Sol.Estamos aguardando. Agradeço por manter esse espaço aberto também a comunidade da Vila Por do Sol.” Pooois é…
* O magistério estadual, reunido em torno do CPERS Sindicato, tem assembleia geral na tarde desta sexta, a partir das 2, no Gigantinho, em Porto Alegre.
* Antes, às 10 da manhã, haverá concentração em frente ao Palácio Piratini, onde acontece um ato público unificado – e com a presença, inclusive, de delegação santa-mariense.
* O principal objetivo da mobilização, diz o CPERS, é “dar uma resposta à postura do governo, que não está cuprino a lei do Piso Nacional, fixado em R$ 1.450.
* Uma colega do editor (o nome é omitido, pois é irrelevante, no caso) está bem faceira. Ela e beneficiária do Prouni (Programa Universidade para Todos), implantado por Lula e contestado pelos patrões do ensino privado nacional.
* Ela, que tem, por força de seu mérito e da nota altíssima no Enem, tem seu curso de jornalismo inteiramente bancado pelo Prouni. E será profissional por causa dele.
* Pois bem, desde a tarde passada, não há mais dúvida: o programa é Constitucional, decidiu o Supremo Tribunal Federal, negando a ação impetrada pelos barões da educação privada.
* O placar foi 7 a 1. E maioria acompanhou o voto do relator, Ayres Britto. Por exemplar, vale repetir o argumento do ministro do STF:
* “Não há outro modo de concretizar o valor constitucional da igualdade senão pelo combate à desigualdade”. Goste-se ou não, é exatamente isso. E que, inclusive, foi, em outras palavras, o que norteou a decisão favorável às cotas, no mesmo Supremo.
* Uma dica de cultura. E de televisão. Neste sábado, a “Sessão de Cinema”, da TV Campus (canal 15, Net) trará o filme longa-metragem “Câncer – Sem Medo da Palavra”.
* O documentário, com direção de Luiz Alberto Cassol (diretor do Instituto Estadual de Cinema e também colaborador deste sítio” foi lançado em 2009 e, no mesmo ano, selecionado para exibição em todo o circuito cineclubista nacional.
* A obra revela histórias e relatos de vida emocionantes, em que pessoas falam sobre a enfermidade em depoimentos que buscam cooperar para melhor entendimento do câncer e do seu tratamento.
* A exibição começa às 10 da noite, na sabatina, com direito a reprise no domingo, a partir das 5 da tarde. Também poderá ser visto pela internet, no endereço http://w3.ufsm.br/tvcampus/.
SIGA O SITÍO NO TWITTER
tem eleição no POR DO SOL em junho
a melhor coisa dos últimos dez anos em SANTA MARIA, foi a ocupação da fazenda santa marta, onde vivia uma meia dúzia de vacas num lugar que hoje tem mais de 42.000 pessoas; este lugar, me parece, ser um dos que tem mais eleitores e, pode, colocar na Câmara uns 4 ou 5 vereador daquele mesmo lugar, só bastando união comunitária, como tem sito até este momento. Muito bom saber que vai ter eleição no POR DO SOL antes da eleição de outubro.