CidadaniaCinemaCulturaEducaçãoEstadoInternetJudiciário

LUNETA ELETRÔNICA. A volta do Ribas, o enrosco da Pôr do Sol, magistério estadual, Prouni constitucional, Câncer e o filme

* Após um ano de ausência, retorna a colaborar com o sitio, o designer e publicitário Luciano Ribas e seu correto, inteligente e ferino texto.

* A volta de Ribas é apenas mais um ato neste mês em que o visual da página está em fase final de elaboração, já em teste “offline”.

* E outro articulista de peso na comuna, este uma estreia, aceitou convite do editor e colaborará, a partir da nova etapa. Mais novidades virão aí, pode apostar.

* Lembra do enrosco da associação comunitária da vila Por do Sol, que começou nas redes sociais e ganhou, modéstias as favas, maior visibilidade a partir de reprodução no sítio?

* Trata-se, aliás, da nota “E ESSA?! Candidato a vereador, UAC e líder comunitário. Confronto acaba na internet” (se quiser reler, clique AQUI)

* Pois bem, o sítio recebeu mensagem do protagonista daquele episódio. Tirante a gentileza de Francisco Teodorico Portella, o importante é o fato em si. Confira o que ele diz.

Na manhã de 30 de abril, depois do “efeito Claudemir Pereira”, o Sr. Rodrigo Santos, coordenador da UAC ligou para informar que seria chamada assembléia de moradores para…

*… o dia 15 de maio próximo, para definir as regras para a eleição da Associação da Por do Sol.Estamos aguardando. Agradeço por manter esse espaço aberto também a comunidade da Vila Por do Sol.” Pooois é…

* O magistério estadual, reunido em torno do CPERS Sindicato, tem assembleia geral na tarde desta sexta, a partir das 2, no Gigantinho, em Porto Alegre.

* Antes, às 10 da manhã, haverá concentração em frente ao Palácio Piratini, onde acontece um ato público unificado – e com a presença, inclusive, de delegação santa-mariense.

* O principal objetivo da mobilização, diz o CPERS, é “dar uma resposta à postura do governo, que não está cuprino a lei do Piso Nacional, fixado em R$ 1.450.

* Uma colega do editor (o nome é omitido, pois é irrelevante, no caso) está bem faceira. Ela e beneficiária do Prouni (Programa Universidade para Todos), implantado por Lula e contestado pelos patrões do ensino privado nacional.

* Ela, que tem, por força de seu mérito e da nota altíssima no Enem, tem seu curso de jornalismo inteiramente bancado pelo Prouni. E será profissional por causa dele.

* Pois bem, desde a tarde passada, não há mais dúvida: o programa é Constitucional, decidiu o Supremo Tribunal Federal, negando a ação impetrada pelos barões da educação privada.

* O placar foi 7 a 1. E maioria acompanhou o voto do relator, Ayres Britto. Por exemplar, vale repetir o argumento do ministro do STF:

* “Não há outro modo de concretizar o valor constitucional da igualdade senão pelo combate à desigualdade”. Goste-se ou não, é exatamente isso. E que, inclusive, foi, em outras palavras, o que norteou a decisão favorável às cotas, no mesmo Supremo.

* Uma dica de cultura. E de televisão. Neste sábado, a “Sessão de Cinema”, da TV Campus (canal 15, Net) trará o filme longa-metragem “Câncer – Sem Medo da Palavra”.

* O documentário, com direção de Luiz Alberto Cassol (diretor do Instituto Estadual de Cinema e também colaborador deste sítio” foi lançado em 2009 e, no mesmo ano, selecionado para exibição em todo o circuito cineclubista nacional.

* A obra revela histórias e relatos de vida emocionantes, em que pessoas falam sobre a enfermidade em depoimentos que buscam cooperar para melhor entendimento do câncer e do seu tratamento.

* A exibição começa às 10 da noite, na sabatina, com direito a reprise no domingo, a partir das 5 da tarde. Também poderá ser visto pela internet, no endereço http://w3.ufsm.br/tvcampus/.

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. a melhor coisa dos últimos dez anos em SANTA MARIA, foi a ocupação da fazenda santa marta, onde vivia uma meia dúzia de vacas num lugar que hoje tem mais de 42.000 pessoas; este lugar, me parece, ser um dos que tem mais eleitores e, pode, colocar na Câmara uns 4 ou 5 vereador daquele mesmo lugar, só bastando união comunitária, como tem sito até este momento. Muito bom saber que vai ter eleição no POR DO SOL antes da eleição de outubro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo