A FILA ANDA. Pequenos e médios, na frente. Graúdos só fazem suas convenções no último prazo. E até lá…
A rigor, apenas um partido (exceto alguma improvável surpresa de última hora) ainda não dá pra contar como definido. É o caso do PPS. Por enquanto, os ex-comunistas estão incluídos na lista de siglas do consórcio governista a ser capitaneado pela dobradinha Cezar Schirmer (PMDB) e José Farret (PP). Mas são muito fortes os indícios, e isso desde que o anúncio do apoio foi feito, de que já se consolida uma maioria favorável à aliança com o PSDB de Jorge Pozzobom – ainda sem um vice conhecido. Será?
Bueno, o PPS é um dos que deixou para oficializar qualquer coisa já no fim do prazo. Realiza sua convenção no início da noite de quinta-feira, dia 28, na Câmara de Vereadores. Então, se saberá. Com certeza. Até lá…
Quanto aos demais, os partidos dos candidatos graúdos, PMDB, PT (de Helen Cabral), PP e PSDB, farão suas convenções no dia 29, caso dos petistas, ou 30, o último dia, os outros quatro. Antes disso, porém, os médios, pequenos ou minúsculos já terão feito suas reuniões definitivas.
Houve quem fizesse isso neste final de semana, como o PSOL do candidato a prefeito Tiago Aires (tendo Marcius Minervini Fuchs como vice), e o PC do B, que chancelou o apoio a Cezar Schirmer, com a presença do próprio, em ato na Câmara.
Para saber mais, vale a pena conferir material que o jornal A Razão publicou nesta semana, em reportagem assinada por Mauricio Araújo. Traz, inclusive, o calendário de convenções – que tem, na abertura da semana, o ato de PDT e DEM, que estarão juntos com Schirmer para a Prefeitura e estariam (?) com o PPS para a Câmara. Acompanhe:
“Está chegando a hora das decisões…
… As convenções partidárias municipais estão acontecendo desde o dia 10 de junho e devem terminar na próxima semana, dia 30. É nesses encontros oficiais que os partidos oficializam coligações e definem nomes de candidatos a prefeito, vice-prefeito e vereador.
Ao que tudo indica, as principais diretrizes já estão definidas. Os partidos da cidade já estão alinhados com as siglas que devem ter chapa majoritária. O PT, por exemplo, já definiu que terá uma composição própria, formada pela vereadora Helen Cabral e pelo seu vice, o radialista Valdir Oliveira. Já o PMDB do prefeito Cezar Schirmer apresentará a mesma chapa que deu certo em 2008, com o vice-prefeito José Haidar Farret (PP)…
…PMDB/PP/PR/PRB/PSB – Realizarão suas convenções juntos. Os partidos se reunirão no dia 30 de junho no Clube Comercial. O horário escolhido pelos cinco partidos foi das 10h às 16h. As legendas devem homologar os nomes do atual prefeito Cezar Schirmer (PMDB) a prefeito e José Haidar Farret (PP) como vice-prefeito. A nominata de candidatos que concorrerão à Câmara também será anunciada no clube. De acordo com o presidente do PMDB na cidade, Robson Zinn, as duas siglas devem homologar coligação com outros 13 partidos, formando a frente que buscará a reeleição da dupla Schirmer e Farret, composta pelo total de 15 legendas.
PT- O Partido dos Trabalhadores (PT) realizará sua convenção na próxima sexta-feira, 29, às 18h, no plenário da Câmara de Vereadores. Na oportunidade serão homologadas as candidaturas da vereadora Helen Cabral à Prefeitura e de seu vice, Valdir Oliveira. O PT terá chapa pura na majoritária.
PSDB – O partido do deputado estadual Jorge Pozzobom se encontrará no sábado, 30, também no plenário da Câmara de Vereadores. A convenção será das 14h às 17h. O PSDB deverá oficializar Pozzobom como candidato à Prefeitura. A expectativa se dará pela escolha do candidato a viceprefeito, até o momento indefinido. Não é descartada a possibilidade de um grupo que defende a continuidade da aliança com Schirmer apresentar pré-candidatura para disputar a convenção com o deputado…”
PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.