EstadoSegurança

SEGURANÇA. A boa notícia: número de latrocínios cai no RS. A ruim: quantidade de homicídios cresce 19,6%

Michels: tráfico de drogas responde por boa parte dos números de crimes de morte (foto Arquivo)
Michels: tráfico de drogas responde por boa parte dos números de crimes de morte (foto Arquivo)

O governo do Estado, via secretaria de Segurança Pública, divulgou nesta terça-feira as estatísticas criminais no Rio Grande do Sul, no período compreendido entre janeiro e setembro. Traz, também, a comparação entre os números de casos de crimes de morte, relativa a igual período no ano passado.

Há, ao mesmo tempo, uma boa notícia e uma ruim. Cresceram os homicídios, de um lado, e se reduziram os latrocínios (roubo seguido de morte), no período pesquisado. Mas, por que isso aconteceu, mesmo? Essa resposta, do ponto de vista oficial, além de um linque para todas as estatísticas, você tem no material produzido e distribuído pela assessoria de imprensa da secretaria de Segurança Pública. O texto é de Patrícia Lemos. Confira, a seguir, na íntegra:

Diminuem casos de roubo seguido de morte no RS

O número de latrocínios – roubo seguido de morte – diminuiu 19% entre janeiro e setembro deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 105, em 2013, e 85 em 2014. Os dados levantados pela Divisão de Estatística Criminal, da Secretaria da Segurança Pública (SSP), também apontam para a queda 0,4% de furtos no período: 124.409 contra 123.869 em 2014.

Os homicídios aumentaram 19,6%. Foram 1.419 nos primeiros nove meses de 2013 e 1.697 nesse ano. O secretário da Segurança Pública, Airton Michels, atribui o aumento às disputas por pontos de tráfico de drogas. “As frequentes operações das polícias têm deixado pontos de tráfico vagos, causando as disputas e, lamentavelmente, as mortes”. Michels ainda ressalta que mais de 80% das pessoas asassinadas ou que cometeram homicídios tinham antecedentes criminais.”

OS DADOS COMPLETOS DA ESTATÍSTICA ESTÃO AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Vinte pessoas deixaram de morrer por latrocínio. 278 a mais foram assassinadas. Para estas serve o consolo: pelo menos não foi latricínio! Esta é a boa notícia…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo