CidadaniaIgreja

CEBs E FÉ. Uma missão: evitar a crise ambiental

Por Maiquel Rosauro (texto e foto), da assessoria de imprensa do evento

Evitar a crise ambiental é missão das CEBs

Padre Vileci: “desenvolvimento sustentável”

O 13º Encontro Estadual de Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) foi realizado entre quinta-feira e domingo, em Santa Maria. Cerca de 1,6 mil delegados de CEBs de quatro arquidioceses e 14 dioceses do Rio Grande do Sul participaram do evento. Durante quatro dias, eles realizaram diversas discussões tendo como tema central “Justiça e Profecia a Serviço da Vida”.

O evento serviu como preparação para o 13º Intereclesial das CEBs, que irá ocorrer de 7 a 11 de janeiro de 2014, na diocese de Crato, em Juazeiro do Norte-CE. O coordenador do evento nacional, padre Vileci Vidal, participou do encontro em Santa Maria. Na tarde de sábado, no ginásio da Escola Medianeira, ele realizou uma reflexão sobre as oficinas realizadas no município.

– Não podemos deixar de aportar a relação das CEBs como desenvolvimento sustentável. Este é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades atuais sem comprometer as futuras gerações. O desafio do mundo hoje é apostar em uma economia ecológica, usufruindo da natureza apenas com aquilo que ela oferece – afirmou padre Valeci.

O sacerdote pediu para que os movimentos sociais tenham atenção com o meio ambiente, devido a briga de interesses entre o desenvolvimento sustentável e interesses políticos.

– Hoje se fala em economia verde como sendo economia sustentável, mas que na verdade não deixa de ser o modelo de produção do grande capital. Não é esta a economia que as CEBs defendem. Temos a missão de evitar a crise ambiental – alertou.

O 13º Encontro Estadual de CEBs foi organizado pela CNNB Regional Sul 3, Arquidioceses e Dioceses do Rio Grande do Sul e Arquidiocese de Santa Maria. Participaram representantes da Igreja Católica, Igreja Episcopal Anglicana, Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, Igreja Metodista e religiões de matrizes africanas.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo