EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA (4). Seminário de Economia Feminista projeta uma rede nacional para o segmento

Por Maiquel Rosauro, da Assessoria de Imprensa do Projeto Esperança

Feministas projetam rede de Economia Solidária no Centro Mariano

Na manhã desta quinta-feira, teve início o 3º Seminário Nacional: Projeto Economia Solidária e Economia Feminista, no Centro Mariano, em Santa Maria. O evento faz parte da programação da 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop).

Participam do seminário representantes de nove estados brasileiros. O Projeto de Economia Feminista está presente em 300 empreendimentos solidários organizados por mulheres em diferentes segmentos produtivos. Surgiu em 2010 junto ao Brasil Local, da Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho (Seanes/MTE).

Em debate: rede nacional de economia solidária

A iniciativa busca proporcionar políticas públicas específicas para as mulheres e lutar contra a divisão sexual do trabalho. De acordo com a articuladora do Projeto de Economia Feminista em Pernambuco, Nani Mariani, a primeira etapa da proposta trabalhou a formação das mulheres.

– Muitas participantes dos grupos de artesanato, por exemplo, não consideravam esta atividade um trabalho, mas sim um momento de lazer onde encontravam suas amigas. Da mesma forma, o trabalho doméstico tem que ser encarado como trabalho, devendo ser dividido com os homens – explica Nani.

Hoje, o Projeto está em sua segunda etapa, que visa construir uma rede nacional de Economia Solidária. O encontro no Centro Mariano busca formatar esta rede a partir de uma articulação local e nacional. O Seminário será concluído nesta sexta-feira.

– A experiência feminista qualifica a Economia Solidária. É preciso modificar a forma que a sociedade valoriza o trabalho das mulheres para que elas sigam crescendo no ambiente público e privado – projeta Nani.

Eventos de Economia Solidária

A 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop) serão realizadas em Santa Maria entre os dias 13 e 15 de julho, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter. Em paralelo, também ocorrerão a 11ª Feira Nacional de Economia Solidária, 12ª Mostra da Biodiversidade e Feira de Agricultura Familiar, 8º Seminário Latino Americano de Economia Solidária, 8ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz e 8º Levante da Juventude. Os eventos são promovidos pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, com apoio da Prefeitura Municipal.”

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo