EconomiaEconomia Solidária

ECONOMIA SOLIDÁRIA (9). Feiras abrem nesta sexta com a expectativa de quebra do recorde de visitantes

Nesta quinta, atividade no Terminal (com estrutura ampliada) já esperava a abertura

Por Maiquel Rosauro, da Assessoria de Imprensa do Projeto Esperança

Feira começa com a expectativa de público recorde

A maior feira de Economia Solidária do Mercosul tem início na manhã desta sexta-feira em Santa Maria. A 8ª Feira de Economia Solidária do Mercosul e 19ª Feira Estadual do Cooperativismo (Feicoop) ocorrem até a noite de domingo, no Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter.

A expectativa do Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, que promove o evento, é de um público recorde de 160 mil visitantes nos três dias de Feira. Ano passado, conforme a Brigada Militar, 151 mil pessoas estiveram presentes.

Para receber um público tão grande, a estrutura montada no Centro de Referência em Economia Solidária foi ampliada. Este ano, são 20 mil m² de área coberta, contra os 17 mil m² de 2011. O Colégio Irmão José Otão e os fundos do Parque da Medianeira também receberão atividades.

A Feira terá mais de 800 grupos de expositores provenientes de três continentes, 14 países e de praticamente todos os Estados brasileiros (mais de 400 municípios). Os visitantes irão encontrar mais de 7 mil produtos, além de atividades culturais, ambientais, autogestionárias e educativas. Estarão presentes agricultores familiares, quilombolas, catadores, povos indígenas, artesãos, educadores, artistas e gestores públicos.

Há também o público que vem participar dos seminários e oficinas. São dezenas de eventos que ocorrem em paralelo e que se desenvolvem no Centro Mariano, Seminário São José e no Colégio Irmão José Otão.

Ou seja, além de ser um local de comercialização, a Feira é um espaço de trocas de ideias e experiências que são levadas de Santa Maria para o mundo. Este ano, também ocorrerá uma preparação para o 2º Fórum e 2ª Feira Mundial de Economia Solidária, que serão realizados entre os dias 11 e 14 de julho de 2013, em Santa Maria. Os eventos serão realizados juntos à Feira de Economia Solidária do Mercosul.

Nesta sexta-feira, os destaques da programação são a 11ª Feira Nacional de Economia Solidária e 12ª Mostra da Biodiversidade e Feira de Agricultura Familiar, que ocorre durante todo o dia; a 8ª Caminhada Internacional e Ecumênica pela Paz, promovida pelo 8º Levante da Juventude, com a presença em torno de 500 jovens, às 14h; e a abertura oficial que terá início às 16h.

Já o sábado reserva o 8º Seminário Latino Americano de Economia Solidária, entre 9h e 18h, no auditório do Colégio Irmão José Otão. Às 13h, o governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, irá almoçar na Feira. No domingo, a cerimônia de encerramento terá início às 18h.

Na sala de imprensa, há computadores com acesso à internet a disposição dos jornalistas. Durante todo o evento haverá sinal de internet sem fio liberada para todos os visitantes.”

CLIQUE AQUI E CONFIRA A PROGRAMAÇÃO, NA ÍNTEGRA

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo