Arquivo

Congresso. Proposta que cria cláusula de barreira é muito boa. Mas dificilmente será aprovada

O jornal A Razão publicou material a respeito no final de semana (clique aqui e vai à página 6, se desejar conferir), mas não custa realçar: já está em condições de ser votada no Senado a proposta que cria, enfim, a chamada cláusula de barreira (que o projeto chama de “desempenho”, mas é a mesma coisa). Eu a defendia, quando existia, mas foi mudada no Judiciário exatamente porque mexia com a Constituição. Agora, se transformada em preceito constitucional, terá validade e não será mexida no Supremo Tribunal Federal.

 

O difícil, meeeesmo, pelos interesses nem sempre legítimos que a cercam, é que seja aprovada pelos Senadores – e, principalmente, depois, na Câmara. Mas, enfim, é uma boa idéia. Saiba mais detalhes na reportagem de José Paulo Tupynambá, da Agência Senado. A foto é de Antônio Cruz, da Agência Brasil. A seguir:


”
PEC da cláusula de desempenho está pronta para ser votada em primeiro turno

A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 2/07, do senador Marco Maciel (DEM-PE) (foto), que estabelece a cláusula de desempenho para partidos políticos – ou “cláusula de barreira”, como ficou conhecida – cumpriu a determinação constitucional de cinco sessões de discussão em Plenário e está pronta para ser votada em primeiro turno.

A proposta foi apresentada pelo parlamentar – que é presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) – em 6 de fevereiro de 2007 e teve como relator naquele colegiado o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE).

A PEC acrescenta § 5º ao artigo 17 da Constituição, autorizando distinções entre partidos políticos com base no seu desempenho eleitoral. De acordo com a proposta, a lei poderá, para fins de funcionamento parlamentar, “estabelecer distinções entre partidos que obtenham um mínimo de cinco por cento de todos os votos válidos nas eleições para a Câmara dos Deputados, distribuídos em pelo menos um terço dos estados, com um mínimo de dois por cento dos votos válidos de cada um desses estados na mesma eleição e os partidos que não atinjam esse patamar”.

 

SUGESTÃO DE LEITURA – confira aqui a íntegra da reportagem “PEC da cláusula de desempenho está pronta para ser votada em primeiro turno”, de José Paulo Tupynambá, da Agência Senado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo