Economia SolidáriaSanta Maria

ECONOMIA SOLIDÁRIA. Uma feira multicultural

Teresinha Gomes, Maria Caetano, Zarlete Busi e Nadir de Castro: muita disposição para a Feira
Teresinha Gomes, Maria Caetano, Zarlete Busi e Nadir de Castro: sobrando disposição

Por MAIQUEL ROSAURO (assessor de imprensa dos eventos), texto e foto

Os primeiros expositores da 22ª Feira Internacional do Cooperativismo (Feicoop) e da 11ª Feira Latino Americana de Economia Solidária chegaram cedo ao Centro de Referência em Economia Solidária Dom Ivo Lorscheiter, em Santa Maria-RS, na manhã desta quinta-feira (9). Hoje o dia é dedicado à organização dos espaços e à formação em Economia Solidária, mas as diversas culturas presentes no evento já se destacam.

Tatiana Costa, do empreendimento Artes na Terra do Zoo, de Sapucaia do Sul-RS, foi uma das primeiras a montar o seu estande.

Debora Banhado, Keila Nazário, Nydia Kelin e Sandra de Oliveira: todas do oeste do Paraná
Debora Banhado, Keila Nazário, Nydia Kelin e Sandra de Oliveira: todas do oeste do Paraná

– Trouxemos vários produtos a base de porongo – relata Tatiana.

Também de Sapucaia do Sul, vieram Teresinha Gomes, Maria Caetano, Zarlete Busi e Nadir de Castro, provenientes dos grupos Fazendo Arte, Oficina da Arte e Rosa de Sharon. Elas demonstram muita disposição para o início da comercialização nesta sexta-feira.

De Cascavel-PR, vieram Debora Banhado, Keila Nazário e Nydia Kelin. Elas compõem os grupos Semeando Artes e também trouxeram para a Feicoop a colega Sandra de Oliveira, de Marechal Cândido Rondon-PR.

– Venho na Feicoop desde 2011. Este ano, trouxemos crochês, tapetes frufru, roupas, crochê peruano, almofada estampada em capitonê, entre outros itens – divulga Debora.

José Ribeiro, Cacilda Sales, Quelcio Mila e Brenda Ferreira, indios kaingangs de Tenente Portela
José Ribeiro, Cacilda Sales, Quelcio Mila e Brenda Ferreira, indios kaingangs de Tenente Portela

Fernando Silva Trindade e Nuzi Maria da Rosa Vigil, de Santana do Livramento-RS, trouxeram tear, lã rústica, palas, ponchos e ruanas. Eles fazem parte do projeto Tecendo Sonhos, Construindo Realidades, que tem o apoio do Fórum Santanense de Economia Solidária.

– Também vão expor conosco nossos colegas das cidades uruguaias de Rivera, Montevidéu, Punta del Leste e Florida. Eles estão na estrada agora, mas amanhã vamos estar todos junto aqui no estande – projeta Trindade.

As máscaras africanas são o destaque do estande do senegalês Djidy Samb, que há oito anos reside em Tramandai-RS.

Máscaras africanas, o destaque do estande do senegalês Djidy Samb, que veio de Tramandaí
Máscaras africanas, destaque do estande do senegalês Djidy Samb, vindo de Tramandaí

– Participei da Feicoop ano passado e foi muito bom, por isso voltamos. Além das máscaras, também trouxemos roupas africanas em tecido e algodão – revela Samb.

Que também está confiante por uma boa feira é a kaigang Cacilda Sales, que veio de Tenente Portela junto com José Ribeiro e os jovens Quelcio Ferreira, Mila Ferreira e Brenda Machado Ferreira.

– Vamos expor cestas, filtros dos sonhos, casinhas de passarinhos e oferecer mudas de macela e carqueja – afirma Cacilda.

Iniciou há pouco, no Espaço Sandra Magalhães, no Parque da Medianeira, o “Seminário de Formação: Economia Solidária: Conjuntura e reação (ou do limão à limonada)”. A coordenação é do Fórum Gaúcho e do Fórum Brasileiro de Economia Solidária.

Tatiana Costa, de Sapucaia do Sul-RS, foi uma das primeiras chegar: vários produtos a base de porongo
Tatiana Costa, de Sapucaia do Sul-RS, foi uma das primeiras chegar: vários produtos a base de porongo

Amanhã (10), primeiro dia oficial de Feicoop, ocorre a “Audiência Pública da Comissão de Saúde e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa”, às 9h, no Espaço Sandra Magalhães, no Parque da Medianeira. O evento será coordenado pelo deputado estadual Valdeci Oliveira e pela Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul.

Entre 9h e 12h30min, também na sexta, será realizado no Espaço Josué de Castro, no Parque da Medianeira, o seminário “Agroindústria Familiar na perspectiva do Desenvolvimento Local e Regional”. A promoção é da Secretaria de Desenvolvimento Rural e Cooperativismo (SDR), Escritório Regional de Santa Maria da Emater/Ascar e Projeto Esperança/Cooesperança.

Às 14h, ainda na sexta-­feira, tem início no Santuário Basílica da Medianeira a 11ª Caminhada Ecumênica e Internacional pela Paz e Justiça Social, sob coordenação do Levante Popular da Juventude e outras entidades. A caminhada segue até o Palco da Feira, quando ocorre a abertura oficial da Feicoop, às 16h. É aguardada a presença do secretário-­geral da Presidência da República, Miguel Rossetto; do secretário nacional de Economia Solidária, Paul Singer e do ex­governador do Rio Grande do Sul, Olívio Dutra.

Nuzi Maria da Rosa Vigil e Fernando Silva Trindade, de Livramento:  lã rústica, palas, ponchos e ruanas
Nuzi Maria da Rosa Vigil e Fernando Silva Trindade, de Livramento: lã rústica, palas, ponchos e ruanas

No sábado (11), o destaque é a Jornada Regional de Prevenção ao Uso de Drogas, que irá ocorrer no Espaço Sandra Magalhães, no Parque da Medianeira, entre 9h30min e 17h. A coordenação é da Arquidiocese de Santa Maria e Regional Centro do Amor Exigente. Devem participar do evento, o secretário estadual de Justiça e Direitos Humanos, Dr. César Luís de Araújo Facciolo; prefeito de Santa Maria, Cezar Schirmer; arcebispo metropolitano de Santa Maria, Dom Hélio Adelar Rubert; diretor do departamento estadual de Políticas Públicas sobre Drogas, coronel Edison Tabajara Rangel Cardoso; e a coordenadora do Projeto Esperança/Cooesperança, irmã Lourdes Dill.

Às 17h, ainda no sábado, no Palco da Feira, ocorre a entrega do “Prêmio BNDES de Boas Práticas em Economia Solidária -­ Homenagem à Sandra Magalhães”.

No domingo (12), a cerimônia de encerramento inicia às 18h, no Palco da Feira.

São esperados cerca de 240 mil visitantes na 22ª Feicoop. Ano passado, a Feira recebeu cerca de mil expositores, que ofereceram em torno de 10 mil produtos, entre: Agroindústria Familiar, artesanato, alimentação, hortifrutigranjeiros, plantas ornamentais e produtos de oito povos indígenas. Para esta nova edição, é esperada uma quantidade similar de expositores e produtos.

Os eventos de Economia Solidária são promovidos pelo Projeto Esperança/Cooesperança, da Arquidiocese de Santa Maria, com apoio de Cáritas, Secretaria Nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego (Senaes/MTE), Prefeitura Municipal de Santa Maria, Instituto Marista Solidariedade (IMS), Fórum Brasileiro e Fórum Gaúcho de Economia Solidária, entre outras entidades.

Horário de abertura da Feicoop

Sexta-­feira e sábado (10 e 11 de julho): 8h às 20h

Domingo (12 de julho): 8h às 18h

Entrada gratuita

Curta a página da Feicoop no Facebook: http://www.facebook.com/feicoop

PARA CONFERIR A PROGRAMAÇÃO OFICIAL DOS EVENTOS, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo