CulturaEconomia SolidáriaEducaçãoEstadoHistóriaPolíticaPrefeituraTrânsitoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Vestibular, 8ª CRE, motoristas e agricultores, tecnoparques, Asas do Passado…

* Enquanto se desdobram os fatos da greve nas instituições federais, a vida segue. O Vestibular da UFSM, por exemplo, está com suas inscrições em andamento.

* O prazo, para os interessados, vai até 10 de agosto, através do endereço eletrônico www.coperves.com.br, no link Vestibular 2012. Dúvidas podem ser encaminhadas ao e-mail f[email protected] ou pelo fone (55)3220-8170.

* O concurso acontece entre 7 e 9 de dezembro e as provas serão realizadas em 20 municípios-sede, inclusive um em Santa Catarina, outro no Paraná.

* O Setor Pedagógico da 8ª Coordenadoria Regional de Educação (8ª CRE) vai estar presente no evento “Mulheres Negras – Mídia, Educação e Sociedade”, que será realizado nesta quarta, dia 25, no Museu Treze de Maio, a partir das 6 da tarde.

* O encontro celebra o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha, data símbolo da luta e do papel dessas mulheres na construção da sociedade do continente.

* O evento, que contará com a participação de coletivos, grupos de trabalho e organizações representantes da mulher negra, terá exposição de fotografias e poesias e uma roda de conversa.

* Segundo a professora Ceres de Paula (8ª CRE), o encontro visa debater e ampliar os espaços de preservação da história das mulheres negras.

*  A demanda de R$ 20 milhões para o Edital 2012 do programa de Apoio aos Parques Tecnológicos superou a expectativa do governo do Estado.

* Quem cuida do é a Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT).  Os recursos totais são de R$ 12,8 milhões, previsto no edital.

* Pena que, no TEXTO disponível no sítio do Governo se informe apenas que 11 Parques Tecnológicos submeteram projetos à SCIT.

* Este editor, e por certo mais gente, gostaria de saber se o Tecnoparque de Santa Maria também se credenciou para receber os recursos. Se soubesse, informaria ao leitor.

* O Projeto Esperança e a Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Terra produziram interessante material para lembrar o Dia do Agricultor e da Agricultora, nesta quarta, 25.

* No texto distribuído à mídia, as instituições lembram tratar-se de data importante e especial para a Agricultura Familiar, ”que mantém os que querem permanecer no campo para produzir  Alimentos para  alimentar a Nação”.

* O que de fato produz o alimento “para a limentar o povo do Campo e da Cidade é o Agricultor Familiar. São homens e mulheres que acrditam na vida e na saúde da população”.

*  O  Projeto Esperança/Cooesperança  que comemora neste ano um quarto de século de trajetória, trabalha com os agricultores familiares desde o início, no final dos anos 80.

* Para quem quiser conhecer o conteúdo do material produzido e distribuído pelo Projeto Esperança/Cooesperança e pela Pastoral da Terra, basta clicar AQUI.

* Na quarta, 25, também é comemorado o Dia do Motorista. Para marcar a data, a Secretaria de Mobilidade Urbana, com a Secretaria de Proteção Ambiental realiza uma blitz “diferente”, na BR-287, na sinaleira que dá acesso à Cohab Fernando Ferrari.

*  Segundo a coordenadora do Educa Trânsito, Lelia Toffoli, o objetivo será recolher o lixo que os motoristas jogam das janelas dos carros, para analisar o tipo de material que é atirado na via e o prejuízo que esta atitude traz à natureza.

* Além disso a blitz terá o propósito de alertar a população para a infração de trânsito, que penaliza o autor com multa e 4 pontos na carteira, por atirar ou depositar objetos na via.

* O audacioso peão que laçou avião em pleno vôo em Santa Maria, há 70 anos, e que tornou a cidade destaque na imprensa internacional.

* Este é um dos episódios narrados no livro “Asas do Passado”, do piloto de linhas aéreas e doutorando em desenvolvimento regional, Luiz Felipe B. de Barros.

* A obra, com apresentação do jornalista Juremir Machado, será lançado nesta terça, 24, a partir das 6 da tarde, no Theatro Treze de Maio.

* O livro conta, também, entre outros fatos, detalhes da campanha de doação de aeronaves promovida pelo jornalista e empresário Assis Chateaubriand, nos anos 40. Vale a pena conferir, com certeza.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Claudemir, a título de informação gostaria de dizer que o Santamaria Tecnoparque submeteu projeto, visando iniciar o processo de operação do parque, previsto para o início do próximo ano. Este projeto foi construído a várias mãos, como tem sido a constante desde o nosso início. Saliento que a SCIT tem sido extremamente seletiva, devido à escassez de recursos e também por não entender corretamente o modelo de criação do nosso tecnoparque, o qual é fruto da conjunção de esforços de um grande número de entidades, que tem trabalhado de forma conjunta e solidária. Isto faz com que o Tecnoparque não seja de “um” proprietário, mas de vários, e não esteja localizado físicamente dentro de uma Universidade, mas seja em área de abrangência municipal. Isto fica difícil de entender quando comparado a modelos que são implementados por uma instituição privada, casos do Tecnopuc, Tecnosinos, etc. Nada contra eles, apenas a constatação de que se tratam de casos distintos, com suas vantagens e desvantagens. A propósito: Na página da SCIT tem um mapa com a relação dos parques que encaminharam projetos. Abraço.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo