PrefeituraSaúde

SAÚDE LOCAL. Por que Centro de Especialidades e Diagnósticos vira Unidade Básica. Prefeitura explica

Erasmo Crossetti: de Centro de Especialidades e Diagnósticos para Unidade Básica de Saúde

Nesta quinta-feira, um usuário se queixava ao editor que não sabia das mudanças. Bueno, é bom que se diga: faz pelo menos três dias que a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura tem anunciado a decisão – que teria sido tomada por determinação do Ministério da Saúde.

Mas o fato é que o Centro de Especialidades e Diagnósticos Erasmo Crossetti passou a ser Unidade Básica de Saúde. Então, o que isso significa, objetivamente, para o cidadão? E os serviços que eram de um lugar e foram para outro, quais são? E onde podem ser acessados? Os detalhes estão na reportagem de Vera Jacques, com foto de João Vilnei. Acompanhe:

 “Erasmo Crossetti passou à Unidade Básica de Saúde. Confira serviços transferidos para Policlínica do Rosário

Desde o início deste mês o Centro de Especialidades e Diagnósticos Dr. Erasmo Crossetti (CEDEC), localizado na Rua Floriano Peixoto, 1752, já atende como Unidade Básica de Saúde (UBS). A Prefeitura de Santa Maria, por meio da Secretaria de Saúde, explica que a medida seguiu determinação do Ministério da Saúde. Desta forma, os serviços prestados na unidade, como consultas e exames especializados, foram transferidos para o Centro de Diagnósticos Nossa Senhora do Rosário, localizado Rua Serafim Valandro, 400.

Entre os serviços que permanecem na UBS Erasmo Crossetti estão o atendimento aos Estomizados e Proctologia, o Setor de Tuberculose e Hanseníase e Setor de Vacinas, entre outros. No local ainda são realizadas consultas nas especialidades de Ginecologia, Proctologia, Clínica Geral, Pediatria, Pneumologia Pediátrica e Odontologia.

Já no Centro de Diagnóstico do Rosário, permanecem sem alteração os atendimentos à Saúde da Mulher, Fisioterapia, Fonoaudiologia e Laboratório Municipal de Análises Clínicas. Além disso, consultas especializadas e exames também passaram a ser realizadas na unidade.

A Coordenadora do Cedas, Lucimar Garcia de Sá, esclarece que os atendimentos de consultas no Centro de Diagnósticos, seguem com encaminhamento da Unidade de Saúde de origem, agendados via Central de Marcação. No caso de Nutrição, tanto para primeira consulta quanto o retorno, os agendamentos são feitos na última segunda-feira do mês anterior, direto no Centro de Diagnósticos. “Salientamos que em todos os casos é necessário ter o encaminhamento (documento de Referência/Contra-Referência), documento de identidade e cartão SUS”, explica a coordenadora…

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo