AssembleiaCongressoEconomiaEducaçãoMídiaNegóciosPolíticaPrefeituraTrabalhoUFSM

LUNETA ELETRÔNICA. Greve e Pós, CPI de cócoras, Sebrae/Prefeitura, Pozzobom e TCE, escola premiada

* A Seção Sindical dos Docentes da UFSM, que comanda a greve da categoria, e o comando local do movimento, vão DEBATER a pós-graduação e a paralisação na Capes.

* Aberta a todos os segmentos, a atividade terá a presença de Leonardo Couto Franco de Oliveira, analista em ciência e tecnologia na Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal.

* O tema a ser abordado no evento, que acontece nesta quinta, às 9 da manhã, na sala 218 do prédio da reitoria, no campus, é “A greve na pós-graduação e o impacto na Capes”.

* Numa escala de 0 a 10, a nota atribuída aos anos iniciais do ensino fundamental brasileiro é 5. “Na média”, digamos assim.

* Trata-se, aqui, do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), DIVULGADO nesta terça, pelo Ministério da Educação.

* O resultado supera a meta estabelecida para 2011, 4,6 pontos. Também é 0,4 ponto superior ao verificado em 2009. Mas, cá entre nós, não se trata de algo a se comemorar.

* O IDEB é calculado a partir da taxa de aprovação e desempenho dos alunos na Prova Brasil, avaliação feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) a cada dois anos.

* Com base nessas informações, são atribuídas notas para cada escola pública do país, assim como para as redes de ensino e para os municípios e os estados.

* A formalização de 4,8 mil empreendedores, a partir da implementação da Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (MPE) em Santa Maria, rendeu distinção do Sebrae à Prefeitura.

Leo Hainzenreder, do Sebrae, e Luiz Flores, da Prefeitura: distinção (foto Guilherme Bicca)

* A entrega da honraria foi feita na manhã passada, no Palacete da SUCV,  pelo superintendente do Sebrae/RS, Leo José Borges Hainzenreder.

* Como este sítio, nesta mesma seção, havia previsto, a CPI do Cachoeira, no Congresso, se acocorou. Pra não dizer se acovardou.

* Sim, na reunião administrativa desta terça, os parlamentares reconvocaram o bicheiro que deu causa à Comissão e decidiram quebrar o sigilo bancário da mulher dele, Andressa Mendonça.

* Mas quem disse que teriam coragem de aprovar a absolutamente necessária (para não desmoralizar ainda mais uma já desmoralizada CPI) convocação do jornalista Policarpo Jr?

* O editor em Brasília da ex-revista Veja, teria que explicar como um bicheiro se torna editor da maior publicação do País. Mas podem esperar dormindo. Não acontecerá.

* A certeza claudemiriana permanece: mafioso é mafioso. Se os deputados e senadores acham que a ex-revista vai ficar na boa, aguardem.

Pozzobom na tribuna (foto Thiago Buzatto)

* Na sessão desta terça-feira, da Assembleia Legislativa, o líder do PSDB, Jorge Pozzobom, argumentou pela aprovação do substitutivo número um do projeto de lei 213/2011.

* A proposta torna obrigatórias intimações e notificações pessoais a todos aqueles que tenham contas apreciadas no TCE para as sessões de julgamentos e dos resultados delas decorrentes.

* Da tribuna, Pozzobom afirmou que a medida garante o devido processo legal, que é constituído pela ampla defesa a todas as partes em processo. “

* Essa iniciativa visa a corrigir uma distorção que havia nos processos de origem do Tribunal de Contas. Embora seja uma garantia da Constituição, o contraditório e a ampla defesa exigem a intimação eficaz dos atos”.

*  A Escola Estadual de Augusto Ruschi, de Santa Maria, que concorreu ao “13º Prêmio Nacional de Referência em Gestão Escolar” (PGE), conquistou nesta edição do concurso dois destaques: “Gestão Participativa” e “Gestão de Recursos e Serviços”.

* A instituição é a segunda maior entre as 106 escolas dos 23 municípios de abrangência da 8ª CRE e atende 1625 alunos de Ensino Fundamental e Médio.

* Para a concessão da premiação a equipe de avaliação do PGE considerou indicadores como a relação da escola com a comunidade e instituições como universidades, círculo de pais e mestres, grêmio estudantil e também a participação dos pais e alunos na gestão escolar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo