No mês de junho, o mercado de carros (automóveis e comerciais leves) novos em Santa Maria bombou. Foram 647 unidades “zero quilômetro” emplacadas na cidade. Pois, creia, em julho as concessionárias simplesmente conseguiram bater esse número. E comercializaram nada menos que 664 veículos novos.
O que isso significa? Primeiro, os números acumulados, que passaram de 2.879 para 3.543, nos primeiros sete meses do ano. E, segundo, se torna cada vez mais factível a possibilidade aventada AQUI mesmo, de que seja batido o recorde histórico e sejam emplacados na boca do monte mais de 6 mil carros “zero” em 2012.
Concorrem para essa possibilidade pelo menos dois fatores bem objetivos. Um é a redução (em alguns modelos, o corte total) do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) ainda por mais um mês – se é que o governo, embora negue, não prorrogue por mais tempo.
O outro é a redução dos juros. Que, se noutras comunas pode não ter relevância maior, em Santa Maria é algo significativo – dado o fato de que o grande contingente de servidores públicos garante “renda certa” e, portanto, maior possibilidade de planejamento das famílias.
Então, segue o desafio. Este para o poder público. Afinal, e estamos em ano eleitoral, há que se encontrar saídas para manter o desempenho desse importante da economia da cidade, ao mesmo tempo em que se resolve, de alguma maneira o grande imbróglio urbano, criado por mais de 120 mil veículos trafegando pelas estreitas vias santa-marienses.
Nos quadros abaixo você tem o desempenho do mercado automotivo no mês passado (D) e também os números acumulados entre janeiro e junho. Em ambos estão, também, os números das principais concessionárias, por marca.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.