CampanhaEleições 2012Política

O DEBATE. Cascas de banana aqui e ali. E ficou claro quem é o alvo prioritário de quem, na busca pelo voto

Candidatos que foram ao debate firmaram posições. E largaram algumas cascas de banana

Encerrou agora há instantes o debate dos candidatos a prefeito, e será reproduzido às 9 e meia da manhã desta terça, promovido pela TVCom (grupo RBS, canal 36, Net) e retransmitido também pela rádio Gaúcha SM. Na véspera do início do trololó eletrônico, os candidatos, claramente, tentaram se posicionar. E largaram uma farpa aqui, outra ali. Cascas de banana jogadas. Se alguém escorregasse, ótimo. Mas, objetivamente, o que se tentou foi debater, e não foi exatamente atacar. Exceto por alguns poucos momentos, um bem no início. E quem provocou, se deu mal.

Foi o caso de Tiago Aires, do PSOL, que tentou impingir na candidata Helen Cabral, do PT, a pecha de “candidata das empreiteiras”. Viu-se compungido a explicar por que o PSOL recebeu (e agora editou uma resolução para evitar o mico) dinheiro da Gerdau, uma das maiores siderúrgicas do planeta. E, a partir daí…

No demais, o que se viu foi o já conhecido. De um lado, Cezar Schirmer buscando, quando atacado, dizer que milagres não se fazem em quatro anos, mas que muito mais do que o PT, em oito anos, fez. De outro, Helen elegendo o candidato à reeleição como alvo prioritário, na medida do possível poupando (exceto por uma única – e polida – vez) o tucano Jorge Pozzobom (PSDB),  com a nítida impressão de que prefere ver o tucano buscando votos na seara de Schirmer.

Já Pozzobom tentou, ao longo do debate, nas ocasiões em que teve oportunidade, marcar duas coisas: (1) o fato de ter deixado o governo quando percebeu que não seria feito o que “fora prometido” e (2) buscando deixar clara sua intenção de fazer uma “administração propositiva”.

RESUMO DA ÓPERA: looonge, o mais atacado, especialmente por Helen, foi o prefeito Cezar Schirmer. Natural. Afinal, é o nome a ser batido, segundo as pesquisas disponíveis. E ele, bem, como favorito que é, tentou jogar pelo regulamento. Pozzobom foi recatado, quase contido. Como a experimentar o terreno. E Tiago, foi franco-atirador – mas que ainda teve que amargar outra “acusação”: ter sido filiado ao PSDB, como não esqueceu de lembrar o candidato… do PSDB. É o que se pode dizer, num primeiro momento, e com uma análise rápida do que aconteceu agora há pouco, na TVCom.

EM TEMPO: em relação aos dois primeiros debates, no início de julho, é possível perceber que, indiscutivelmente, a candidata do PT se preparou melhor. Schirmer, claro, manteve-se, na medida do possível, com os dados do seu governo na mão e com o mesmo (e que lhe é favorável) posicionamento. Pozzobom teve dificuldades, mas mostrou firmeza – especialmente quando foi posta em dúvida sua honorabilidade política. E Tiago… Bem, foi o que PSOL é. Atirou. Se acertou, ótimo. Se não, ótimo também.

Leia também

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

6 Comentários

  1. O candidato Cezar Shirmer esta melhor posicionado nesta eleição do que na anterior em vista disso reingressará na administração de Santa Maria.è fato. Aguardemos.

  2. Caros Vitor e Luiz! A candidata Helen demonstrou preparo para ser prefeita desta cidade. Se não conseguiu termninar algumas perguntas e respostas foi porque tem muito conteúdo. Quanto a roupa, ela está concorrendo a prefeita com o Cezar Schirmer, não para top model com a Gisele Bundchen. Saludos!

  3. O Candidato Schirmer só faltou afirmar que depois que ele é prefeito o Papai Noél passou existir e o Coelinho da Páscoa também.Para ele Santa Maria só faz parte do mapa do RGS depois depois de sua chegada na Casa Rosada parece que ele tomou liçoes com o Odorico Paraguassu.

  4. A candidata do PT melhorou?
    Ela sequer conseguiu fazer a primeira pergunta.
    Sequer conseguiu terminar a primeira resposta.
    Se melhorou como você diz, dói só imaginar como era antes…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo