Arquivo

Inpe. A qualquer momento, Instituto e Ministério nomeiam o substituto de Nelson Schuch

Só que se sabe é que não será o atual chefe. Gilberto Câmara, presidente do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, subordinado ao Ministério de Tecnologia, esteve em Santa Maria no mês de maio e garantiu: Nelson Schuch, criador e comandante da Unidade Regional Sul de Pesquisas Espaciais, a ele subordinado, não continuará no cargo.

Antes e depois disso, muitas tentativas houve, inclusive com manifestações de políticos e lideranças de todos os partidos e setores. Todas em defesa de Schuch. Sem êxito, porém. O tempo se escoou e nesta sexta, como informa a repórter Carmen Stagemeyer, em notícia publicada pelo jornal A Razão, encerrou o prazo para os interessados no cargo se habilitarem junto ao “comitê de busca”, do Inpe.

Não se sabe quantos se apresentaram. Mas o processo de seleção começa a andar e, presume-se, logo será conhecido o novo comandante da URSPE. Saiba, a seguir, mais detalhes:

”A espera dos candidatos
Inscrições para o cargo de chefe da unidade local do Inpe encerram na sexta-feira, mas lista só sai na próxima semana

Encerrou nesta sexta-feira o prazo para que os interessados em se candidatar ao cargo de chefe da Unidade Regional Sul de Pesquisas Espaciais (RSU) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). A diretoria do órgão não quis informar o número de inscritos, mas deve anunciar relação dos candidatos na próxima semana. O atual chefe da RSU, Nelson Schuch, informou nesta sexta-feira que não havia recebido nenhuma informação sobre o processo seletivo para a escolha do nome para o cargo.

As cartas de inscrição, acompanhadas de curriculum vitae do candidato e de um texto com até quatro páginas, descrevendo a proposta de gestão e o seu plano de trabalho para a RSU, serão analisadas a partir da próxima semana. O processo seletivo incluirá ainda uma entrevista oral dos candidatos com os membros do Comitê de Busca, em local, data e hora a serem definidos. Após essa etapa, será elaborada uma lista tríplice que subsidiará o diretor do INPE na escolha do novo chefe da RSU.

O Inpe é o órgão do Ministério da Ciência e Tecnologia responsável pela execução do programa espacial brasileiro no que se refere a atividades civis técnico-científicas, como o desenvolvimento de satélites e a observação da Terra por sensoriamento remoto. Em maio deste ano, o diretor do Instituto, Gilberto Câmara, esteve em Santa Maria, quando propôs a instalação Centro Regional de Educação em Ciência e Tecnologia Espaciais para a América Latina e Caribe (Crectealc), filiado à ONU. Esse centro oferece, entre…


SE DESEJAR ler a íntegra da reportagem, pode fazê-lo acessando a página do jornal na internet, no endereço www.arazao.com.br, ou na versão impressa, nas bancas nas primeiras horas deste sábado.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo