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Faixas para Camobi não terão iluminação! – por Carlos Costabeber

Participei recentemente do programa “ANÁLISE – SANTA MARIA EM DEBATE” na TV Santa Maria, juntamente com o Deputado Paulo Pimenta, do Superintendente do DNIT no Estado, Pedro Luzardo (formado pelo Curso de Engenharia da UFSM) e do Eng. Dalton, responsável pelo DAER na região.

A pauta não poderia ser mais apropriada: duplicação da Faixa Nova e da Faixa Velha de Camobi.

Convidado para representar a comunidade, não perdi a oportunidade para ampliar a discussão, aproveitando que estava frente às pessoas mais indicadas para falar sobre o assunto.

Assim, foram dados detalhes da maior obra que beneficiará a cidade, que é a duplicação da BR-158. Uma obra que parece, receberá de uma só vez toda a dotação orçamentária (diluída em 3 anos, claro), permitindo que seja construída “de-ponta-a-ponta” (desde o Trevo do Castelinho até a Ulbra).

Também sobre a BR-158 e BR-392 (Santa Maria/São Sepé), questionei o precário estado de conservação em muitos trechos. Afinal, soube antecipadamente, que não existem contratos de manutenção para essas duas importantes rodovias.

Mas, segundo as autoridades ali presentes, uma solução será o Programa CREMA 2, que permitirá em breve, não só a manutenção, como a execução de obras complementares nesses trechos.

Entretanto, “ficou no ar” a questão que levantei sobre a rodovia RSC-287, entre Santa Maria e Paraíso do Sul, que também está sem contrato de manutenção por parte do DAER.

Além disso, questionei como ficará a estrada “pedagiada” entre Paraiso do Sul e Tabaí, com o encerramento dos pedágios em março do próximo ano. Afinal, a rodovia que nos liga a Porto Alegre é a mais importante entre todas.

E ainda? Como ficará a manutenção da RSC-287? A cargo do Estado ou da União ?

Mas o que mais me deixou preocupado, foi com a resposta dada pelo DNIT e pelo DAER, sobre a duplicação da Faixa Nova e da Faixa Velha para Camobi. Elas NÃO RECEBERÃO ILUMINAÇÃO.

Isso, se ocorrer, será um crime contra Santa Maria.

A desculpa do DNIT e do DAER, é de que a conta da energia elétrica terá que ser assumida pela Prefeitura.

E daí?

Basta fazer um contrato entre os dois Departamentos e a Prefeitura, para resolver a questão.

Encerro dizendo que Santa Maria irá receber um gigantesco investimento público nas rodovias federais e estaduais  que servem a cidade, num esforço jamais visto, e que irá alavancar em muito o nosso desenvolvimento e a circulação viária da região.

No entanto, permanecem algumas dúvidas, como as acima citadas. Especialmente a questão da ILUMINAÇÃO dos novos acessos a Camobi.

Cabe à Prefeitura Municipal e às entidades representatativas da comunidade lutar desde já para que o DNIT e o DAER priorizem também a ILUMINAÇÂO da Faixa Nova e da Faixa Velha para Camobi.

Santa Maria não pode aceitar nada diferente disso!

 

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4 Comentários

  1. Então a Prefeitura de Santa Maria t6em que pagar a conta de iluminação pública nas estradas estaduais e federais? Isso não tá certo. Já pensou se a Prefeitura entregasse as casas do Videiras e Zilda Arns sem instalação elétrica? Imagina o gritedo que seria. Tem cada uma…

  2. ta e a prefeitura nao falou nada a respeito da iluminacao? se nao fizerem agora. nunca mais.. nao da pra ficar mexendo depois de pronta a duplicacao. absurdo ler isso que nao vai ter iluminacao. chega a ser uma piada.

  3. Como disse na mensagem anterior. Será que colocar a culpa no DNIT e no DAER é a resposta. Será que a Prefeitura não deveria assumir seus compromissos?

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