EconomiaNegóciosSanta Maria

SANTA MARIA. Carlos Costabeber e o aeroporto civil, um problema real que pode, sim, ter uma boa solução

“…Basicamente são esses os problemas a ser resolvidos:

1°). A pista atual da nossa Base Aérea não permite o emprego diário de aviões a jato de maior porte (mais de 100 passageiros). Mas pode receber tranquilamente avões turbo-hélices de até 50 passageiros.

2°). Obter a autorização da FAB para a cedência de uma nova área no interior da BASM para a construção de um novo TERMINAL DE PASSAGEIROS.

3°). A Prefeitura, de posse da autorização (a ser conseguida em breve), deverá assumir a construção do novo Terminal, que segundo a ANAC, exige o controle de bagagens (Raio X), e condições de receber aviões com capacidade de até 70 passageiros…”

CLIQUE AQUI para ler a íntegra do artigo “Sem avião não há progresso!, do colaborador semanal deste site, Carlos Costabeber. Graduado em Administração e Ciências Contábeis pela UFSM (instituição da qual é professor aposentado), com mestrado pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, com especialização em Qualidade Total no Japão e Estados Unidos. Presidiu a Cacism, a Câmara de Dirigentes Lojistas e a Associação Brasileira de Distribuidores Ford. É diretor da Superauto e do Consórcio Conesul.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

  1. Muito bem.A solução é simples ,entre 9 à 10 anos atrás operam em santa maria: Oceanair,Rio Sul,TAM.Oceanair e tam com seus Fokkers f-50 rio Sul com o ERJ-145. O terminal atual de passageiros acredito que pode ser ampliado existe uma área relativamente grande para comportar fingers bem como ,estacionamento.Santa Maria não necessita de maneira alguma de um novo aeroporto ,é desnecessário ,posso citar o exemplo do aeroporto de Cumbica onde estive em 2006 que opera juntamente a BASP.O que pode ser feito é a seguinte situação : Construção de uma nova pista ,paralela a atual 11,29 com ILS CAT III e ampliação do terminal de passageiros.Agora sim podemos comportar voos internacionais ,conexoes Montevideo,Buenos Aires ,Santa Maria – Porto Alegre , Santa Maria-São Paulo.Enfim essa possibilidade é grande agora falta iniciativa do nosso prefeito e responsáveis, O Investimento pode ser feito através da iniciativa privada aliando aluma verba do PAC .Me coloca a disposição para Ajudar no que for preciso

  2. As medidas citadas no artigo são excelentes para resolver a primeira fase do problema que é te uma linha aérea com ligação a São Paulo. Esse tipo de concessão com a prefeitura é viável com certeza. Mas, ficaremos ainda atrelados ao problema do PCN da pista que é baixo e não comporta aeronaves acima de 100 passageiros (Boeing, Airbus, ERJ-190).Poderemos operar aeronaves EMB-120, ERJ-145, LET-410, ATR-400.

    Mas também acho que os estudos que devem estar sendo feito para um novo aeroporto em nova área não deve ser descartado pois a cidade só tende a crescer e do jeito que a economia vai as pessoas estão cada vez mais deixando de andar de ônibus. E precisaremos de um aeroporto privado com pista para grandes aeronaves. Eu sempre cito um modelo a ser seguido que é o aeroporto regional de Maringá. Lá o estado do Paraná construiu um moderno aeroporto que atende todo centro, noroeste, norte e sul do Paraná. Operam lá Gol, Tam, Trip, Azul.

    Santa Maria têm que pensar para daqui a 20 e 50 anos ou seja, um grande aeroporto que atenda as metades oeste, noroeste, sul, e fronteira do estado.

    Marcelo
    Santamariense, Engenheiro Mecânico e entusiasta da aviação também!!
    Moro em São Paulo/SP

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo