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Sem avião não há progresso! – por Carlos Costabeber

Júlio Krauspenhar, meu amigo de infância (e que acabou se tornando um grande empresário em São Paulo), comentou recentemente: “saí de Passo Fundo às 16:00 hs. e às 18:00 hs. estava em casa – via Guarulhos”.

Esse é um belo exemplo da diferença que faz para uma cidade do interior, a disponibilidade de ligação aérea direta para São Paulo.

Para Santa Maria, esse passa a ser o grande desafio.

Só para rememorar, há 50 anos atrás fiz meu primeiro vôo, quando a saudosa Varig promoveu passeios panorâmicos sobre Santa Maria, a bordo de um “velho DC-3”.

Levado pela mão do pai, senti o prazer de voar!

A partir daquele fato, me tornei um apaixonado pela aviação. E, até hoje, “conheço quase tudo” sobre aviões comerciais e de combate.

Em 1971, quando fui estudar na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, passei a utilizar o AVRO da Varig, que saía de Santa Maria e chegava em Congonhas (SP), com escalas em Porto Alegre e Itajaí (hoje, Navegantes). Era um vôo diário, São Paulo/Uruguaiana/São Paulo, com as mesmas escalas, mais Santa Maria.

Foi a primeira e última vez que a cidade teve uma ligação aérea “direta” para SP.

É certo, que naquela época existiam dois fatores importantes:

1) A falta de estradas viabilizava o uso do avião para ligar cidades do interior, como Bagé, Alegrete, Livramento, Santa Rosa.

2) O Governo subsidiava a aviação comercial interiorana, justamente pela precariedade das ligações por terra.

Mas, voltando aos dias atuais, qual é a possibilidade de Santa Maria voltar a ter vôos diretos para São Paulo????

Muitas !

Basicamente são esses os problemas a ser resolvidos:

1°). A pista atual da nossa Base Aérea não permite o emprego diário de aviões a jato de maior porte (mais de 100 passageiros). Mas pode receber tranquilamente avões turbo-hélices de até 50 passageiros.

2°). Obter a autorização da FAB para a cedência de uma nova área no interior da BASM para a construção de um novo TERMINAL DE PASSAGEIROS.

3°). A Prefeitura, de posse da autorização (a ser conseguida em breve), deverá assumir a construção do novo Terminal, que segundo a ANAC, exige o controle de bagagens (Raio X), e condições de receber aviões com capacidade de até 70 passageiros.

3o). Convencer alguma Cia Aérea de que existe viabilidade econômica para a manutenção de um ou dois vôos diários para São Paulo.
Concluindo:

A Prefeitura e a FAB deverão remover os três primeiros obstáculos!

E a cidade terá de resolver o problema da DEMANDA – mas estou convencido de que será possível de ser viabilizada, com a introdução de uma escala, e que a passagem tenha um valor compatível.

Tenham a certeza de que muito está sendo feito; e que certamente, em 2013, teremos a ligação aérea direta para São Paulo.

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6 Comentários

  1. Santa Maria precisa de um Aeroporto NOVO pra ontem!

    Sempre que viajo de SM para SP pelo menos 10 pessoas desembarcam do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre.

    Sendo por volta de 30 ônibus da Planalto/dia nesse trajeto, tranquilamente teríamos condições de ter 3 voos lotados de 100 pessoas (aviões grandes) todo o dia!!! É óbvio que Santa Maria tem público de sobra pra isso, quem fala que não é um verdadeiro ignorante.

    A integração de Santa Maria com outras regiões só tem a contribuir para o desenvolvimento, não só de SM mas de TODO O INTERIOR DO ESTADO, afinal nossa cidade não é o coração do Rio Grande?

    Pessoal, temos que pensar grande se queremos uma Santa Maria grande! Exijamos que esse assunto seja mais discutido e divulgado.

    Se conseguirmos levar essa ideia adiante e exigirmos competência de nossos líderes, com certeza Santa Maria vai decolar! A hora é agora!!!

  2. Prof Rejan. da pra ver que vc nao mora em SM ou sua cultura sobre a cidade esta em baixa, como falei anteriormente, so noa existem voos de maior porte em SM ainda pq a BASM nao liberou , ano passado por exemplo, a azul esteve aqui e recebeu um nao da BASM pq a pista nao suporta voos de grande porte. nao fale asneiras por aqui., ok?

  3. -Quando houver “PASSAGEIROS” haverão vôos. Esse ôba oba de Aeroporto com RX e Aduana. Se Sta.Maria não tem um Aparelinho de Ultrasom que custa $15 mil vai ter equipamentos para um Aeroporto de porte? Se a 30 anos procuramos uma Pista para o Aeroclube? assim é com o Turismo:quando a cidade tiver boa infrastrutura logo chegarm os Turistas. Tem muito medalhão palpiteiro que não vive o dia a dia da urbe nostra.

  4. Pois e! E so querer que a coisa anda! Tenho p dizer que ano passado, pessoalmente esteve em sm um representante da azul, foi recebido com um imenso nao pelo comando da basm! Porque a pista nao suportaria avioes de grande porte! Mas como podemos ver semanas atras! Um aviao da forca aerea fez no minimo 15 pousos e decolagens durante a semana, e nao era um ppt, era aviao de grande porte! Talvez ele seja de papel? Acrilico? Nao deve pesar nada!

  5. O setor de aviação está em crise. Margens pequenas, custos elevados (combustível, não só ele), passagens com preço caindo.
    Santa Maria está com a síndrome do carro na frente dos bois. Primeiro é preciso ver se existe viabilidade economica. Depois se cria a infraestrutura. Pelo que sei, existem dois voos diários para POA em quase todos os dias da semana. Eles estão sempre lotados? A passagem aérea custa perto de 6 vezes o custo da passagem de onibus mais cara. Isto não é um empecilho? Um voo direto para SP, sem passar em POA?
    Algumas idéias precisam ser melhor discutidas. Alguns sonham com a instalação de uma indústria na cidade. Magnífico, porque vai aumentar o turismo. Turismo de matérias primas e produtos acabados.
    Ainda, a preocupação com a estética da cidade (como se não houvesse outras prioridades), tirando a rede aérea de fornecimento de energia. Seria instalada uma rede subterranea. Que tem um custo de instalação maior, manutenção mais cara e vida útil menor. Tipo de investimento que nunca se pagará.

  6. A demanda, de fato, não seria problema.
    Basta verificar os ônibus da Planalto para PAlegre, que saem à 0h30, 1h – sempre lotados, e com 85% dos passageiros dirigindo-se ao Salgado Filho.
    Ainda: Santa Maria vai atender toda a região da fronteira, desde Santana do Livramento até São Borja – cidades que estão a 500, 600km de Porto Alegre, e que, com vôos partindo de Santa Maria, estarão reduzindo à metade o deslocamento até o aeroporto.
    Outro detalhe: basta verificar

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