ComportamentoJudiciário

SUPREMO. Nove em 10 ministros praticam o horário “brasileiro”. Marco Aurélio, a exceção, alfineta colegas

Marco Aurélio: “devem ter ocupações, por certo, que eu não tenho” – ao reclamar dos colegas

Bueno, se notícia, notícia não há, bastidores também são interessantes. Esse é o raciocínio (e a orientação dos editores) dos jornalistas que cobrem grandes eventos e que não geram novidades a toda hora, necessariamente. Assim, o que resta é o entorno. E ele, sim, também pode ser interessante.

É o caso, agora, do julgamento da Ação Penal 470, também conhecida como processo do “mensalão”, pelo Supremo Tribunal Federal. O interesse midiático pelo assunto acaba levando a informações como esta, transformada em reportagem por Fabiano Lira, do G1, o portal de notícias das Organizações Globo, com foto de José Cruz, da Agência Brasil. confira:

Marco Aurélio ironiza atrasos de colegas nas sessões do mensalão

Os reiterados atrasos dos integrantes doSupremo Tribunal Federal (STF) para as sessões do julgamento do mensalão têm incomodado o ministro Marco Aurélio Mello, segundo magistrado mais antigo da corte. Mesmo programados para ter início às 14h, as reuniões nunca começaram na hora marcada.

Indagado por jornalistas nesta segunda-feira (10) sobre como interpretava os atrasos diários dos colegas, Marco Aurélio ironizou a falta de pontualidade dos ministros do STF. “Uma ocupação maior dos meus pares que, talvez, eu não tenha”, disparou.

Há 22 anos no Supremo, Marco Aurélio é reconhecido entre magistrados e servidores pelo apego à liturgia da corte e pela pontualidade. Em todas as sessões do julgamento do mensalão, ele é o primeiro ministro a chegar ao plenário.

Em regra, Marco Aurélio entra no recinto de julgamento por volta das 13h50, horário em que advogados e jornalistas começam a se acomodar nas poltronas do plenário. O ministro, então, cruza o salão em direção a seu assento e, sem se sentar, mexe rapidamente em pastas e papéis. Depois, retorna a passos lentos para a sala contígua.

O rito de Marco Aurélio se repete em todas as sessões do mensalão. De volta à sala de lanches, ele veste a toga e se posiciona na porta que separa o plenário do ambiente reservado aos magistrados à espera dos demais colegas. Por tradição, os ministros do STF ingressam juntos no salão de votações, em fila formada com base no critério de antiguidade. Marco Aurélio é o terceiro da fila, logo atrás do presidente do Supremo, Carlos Ayres Britto, e do decano da corte, ministro Celso de Mello…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo