Artigos

…Um só coração – por Vitor Hugo do Amaral Ferreira

Inevitavelmente sou um apaixonado confesso por Santa Maria, e não estou sozinho, muitos são aqueles, por motivos diversos, agarram-se a este chão. Na busca do que somos, certamente, vamos concluir pela soma de um apanhado de coisas, resultado de nossas vivências, emoções, sentimentos. Somos aquilo que queremos ser; somos como os outros nos vêem; somos aquilo que fizemos; somos nossas escolhas, derrotas e conquistas.

Por certo, ao longo de nossas vidas somos muitas coisas, e sempre queremos ser outras tantas. Ainda quando criança alguém sonha o que seremos, logo crescemos e mudamos boa parte dos planos. Somos colorados ou gremistas, somos de esquerda ou de direita; somos, quem sabe, nem admiradores do futebol ou muito menos da política, ainda assim somos sempre algo.

Somos os lugares que passamos, as pessoas com quem convivemos, nossas lembranças, saudades e esperanças. Somos indivíduos no sentido literal do termo, mas na prática ficamos fortes quando agimos no coletivo.

Afinal, o que somos? Aqui somos cidadãos do mundo, somos desgarrados e agregados. Somos alguns santa-marienses de coração, dos que por razões diversas fazem suas malas e as abrem por aqui; sou mais um, daqueles que trazem saudades dos lugares que vem, que fazem desta cidade a sua, acolhidos, entre os seus morros, tornam-se também santa-marienses.

Somos a paixão, a mesma da lenda, em que a sedução da índia Imembuí enfeitiçou o forasteiro. Tal como a história, chegamos Rodrigos e ficamos aqui Morotins. Em outros tempos, foi neste solo, de acampamento, que fizemos morada.

Já disse em outros textos, peço desculpas ao leitor, mas volto a me repetir. Somos a Santa Maria da Boca do Monte, mãe de filhos ilustres que se dispuseram a conquistar o mundo, impulsionados pelas forças do seu vento norte, ou seguidores de seus trilhos. Somos a Santa Maria cultura, educadora por excelência, tem garganta forte, há quem diga ser do diabo, para outros é vale do menino Deus.

Somos a Santa Maria que queremos, basta eternizarmos o sentimento de pertença, acolhimento. Assim seremos um só coração, que pulsa por uma cidade limpa, segura, empreendedora; que tenha metas e políticas públicas à saúde, educação, saneamento; capaz de unir esforços e promover cultura, turismo, planejamento estratégico, modernização e ampliação dos serviços essenciais; que reconheça os direitos fundamentais e efetive a cidadania; por fim, apta a gerar emprego e renda.

Somos a Santa Maria que apaixona e encanta, rodeada de morros, tem no verde a esperança. Maria da Boca do Monte, da Garganta, Maria Fumaça, ainda em nossa lembrança. Somos a Medianeira da Santa Maria, dos romeiros, da fé.

Santa que me guarde, e olhe sempre por mim. Somos a Santa Maria do Parque Itaimbé, das Dores à Silva Jardim. Somos a Santa Maria do coração, é nosso norte, vento. Somos grandes, fortes. Somos a Santa Maria da educação, dos bacharéis, doutores e cientistas. Somos também cidade cultura, abençoada por artistas. Somos a Santa Maria de tantos momentos, brava pela força de guerreiros; cidade militar, do céu e da terra. Somos a Santa Maria, muito mais da paz, do que da guerra. Somos a Santa Maria da tertúlia, Maria que dança, ao passo de marca. Santa que canta, feito guria.

Somos esta jovem de 154 anos, muito mais futuro do que passado. Somos também a estação de idas e vindas, de outra Maria, que entre suas fumaças, nos faz passageiros deste presente. Ainda digo, se Maria também é Santa, ela ainda acredita que sejamos fiéis e crédulos dos seus milagres….Somos um só coração!

Vitor Hugo do Amaral Ferreira

[email protected]

@vitorhugoaf

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Muito bem! Vitor Hugo, esse teu texto faz muito sentido pra mim, um jovem de Santa Maria, que acredita que podemos transformar nossa realidade em algo ainda muito melhor do que já vem sendo feito. Valeu!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo