EconomiaSanta MariaTecnologia

ADESM. GT de Economia Criativa tem apresentação de projeto que está na disputa por recursos estaduais

Reunião do GT da Economia Criativa da Adesm debate sobre projetos e busca de recursos

O projeto de “mapeamento georreferenciado da economia criativa: possibilidades de desenvolvimento em rede para o Rio Grande do Sul” está disputando recursos que serão liberados pelo governo estadual através da Secretaria de Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico.

E a apresentação dele foi um dos pontos da reunião de ontem do Grupo de Trabalho de Economia Criativa da Agência de Desenvolvimento de Santa Maria. Os detalhes do encontro, e outras informações, chegam através da assessoria de comunicação da Adesm. O texto e a foto são de Marielle Flôres. Confira:

GT de Economia Criativa realiza segunda reunião

Aconteceu na noite desta terça-feira, dia 2, a segunda reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Economia Criativa. O encontro, coordenado pela Agência de Desenvolvimento de Santa Maria – ADESM, reuniu cerca de 20 pessoas do setor.

Na ocasião, o Superintendente Executivo da ADESM, Diogo De Gregori, realizou uma apresentação do projeto encaminhado ao Governo do Estado e denominado “Projeto de Mapeamento Georreferenciado da Economia Criativa: possibilidades de desenvolvimento em rede para o Rio Grande do Sul”.

O Superintendente também apresentou as vantagens da criação de um Arranjo Produtivo Local (APL) da Economia Criativa no município. Segundo o Coordenador Técnico da ADESM, Gustavo Saldanha, este macro-objetivo, inserido inicialmente no Plano de Ação do GT de Empreendedorismo, Inovação e Tecnologia, reforça o potencial de Santa Maria para a Indústria da Criatividade:

– Depois da nossa primeira reunião, tivemos um ótimo retorno e conseguimos inscrever dois projetos no edital da Secretaria da Ciência, Inovação e Desenvolvimento Tecnológico (SCIT/RS). A partir de agora, começamos a articular a organização do setor para, enfim, viabilizar a criação de um APL e buscar mais recursos para alavancar a Economia Criativa que possui grande potencial em nossa cidade.

Segundo Cristiano Silveira, diretor do Santa Maria Tecnoparque, a cidade tem vocação empreendedora, porém é preciso avançar para conseguir chamar a atenção do governo: “o primeiro passo é nos organizarmos. Queremos conseguir recursos através de projetos, APLs e editais, porém, no momento em que estivermos organizados, iremos crescer e nos destacar como verdadeiros polos de desenvolvimento”, conclui.

Finalizando o encontro, os participantes apoiaram a realização de um seminário regional da Economia Criativa para que seja disseminado o propósito do desenvolvimento do setor no município e na região.

A próxima reunião do grupo acontece no dia 29 de outubro. Os participantes irão iniciar os trabalhos com a matriz FOFA, que é uma metodologia de análise de ambiente, interno e externo, e identifica as forças, oportunidades, fraquezas e ameaças do setor.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo