Eleições 2012JudiciárioRegião

ESPERA. 122 municípios brasileiros que dependem do TSE para conhecer seu prefeito. É o caso de Polêsine

O levantamento, feito com base em informações oficiais do Tribunal Superior Eleitoral, é do G1, o portal de notícias das Organizações Globo. São 122 comunas que, por conta de impugnações ainda não julgadas (inclusive por conta da Lei da Ficha Limpa, mas não apenas), não têm como saber quem ganhou a eleição para prefeito.

Aliás, há três casos em que nenhum prefeito foi eleito. Isso mesmo: todos os candidatos foram impugnados. Só três Estados – Acre, Alagoas e Roraima – não têm prefeitos “sub judice”. No Rio Grande do Sul, entre as cidades que esperam pelo TSE está a vizinha São João do Polêsine. Ali, Valserina Gassen (PMDB) foi impugnada. Se liberada, vira prefeita. Do contrário, assume a atual (e reeleita), Denise Milanesi (PP).

Para saber mais sobre essa situação toda, que atinge 23 províncias da Nação, acompanhe a reportagem do G1, assinada por Rosanne D’Agostino. A seguir:

Eleições para prefeito em 122 cidades aguardam decisão da Justiça

O resultado do primeiro turno das eleições poderá ser alterado em 122 cidades após o julgamento dos recursos de candidatos pendentes, segundo levantamento do G1 com dados fornecidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dessas, três municípios estão sem eleito, porque todos os candidatos aguardam decisão final da Corte sobre seus registros.

Nas 122 cidades, o vencedor teve o registro de candidatura indeferido (negado) pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas o TSE ainda avalia recurso. Assim, esses candidatos concorreram normalmente, mas na condição “sub judice”, pendentes, e seus votos apareceram zerados na apuração final.

O TSE divulgou os votos recebidos por cada candidato pendente nesta segunda-feira (8) e começou a julgar os recursos pendentes nesta terça (9), em um esforço concentrado. Nenhum dos 122 municípios, no entanto, teve sua situação avaliada.

Ficaram pendentes após o 1º turno da eleição um total 6.916 pedidos de reconsideração, sendo 2.243 deles de candidatos a prefeito e a vereador barrados pela Lei da Ficha Limpa.

No caso dos 122 municípios, o candidato que tiver o registro deferido poderá assumir a prefeitura. Já aquele que tiver mantido o registro indeferido cederá seu lugar ao segundo colocado…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Um Comentário

  1. Claudemir só para fazer uma correção se a Valserina for impugnada vai ter nova eleição, pois a Valserina fez mais que 50% dos votos validos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo