Câmara de VereadoresEleições 2012JornalismoPartidosPolíticaPrefeitura

LUNETA ELEITORAL. Xô na maldição, esperança de suplente, Câmara laica, radialistas, TV Santa Maria…

* Desde que o falecido Antonio Sineide Costa se reelegeu, em 1996, nunca mais o presidente da Câmara no último ano de mandato, obteve vitória nas urnas.

* A última vítima foi Vilmar Galvão, do PT, em 2008, e que agora nem concorreu – embora por outras razões, de natureza político/pessoal.

* Mas, definitivamente, não pegou Manoel Badke, do DEM, que deu um chega-pra-lá na maldição se reelegeu, inclusive com mais votos que em 2008. Agora, foram 2.144.

* Uma outra novidade: enfim, um parlamento laico. Nenhum pastor se elegeu. Há até um suplente de vereador nessa condição, mas como é da oposição muito dificilmente assumirá.

* Atenção, nada contra pastores e párocos em geral, apenas que eleger-se somente por força de uma igreja, qualquer que seja, é tudo, menos política.

* A bancada dos radialistas, por sua vez, tem dois representantes: o novato Luciano Zanini Guerra, do PT, e João Carlos Maciel, do PMDB.

* O segundo, que por sinal teve votação reduzida (ainda que bastante expressiva, mas não mais campeã), já tem trabalho a mostrar, dentro de sua linha assistencialista e nada política, diga-se.

* A redução tem razões bastante conhecidas, cá entre nós. São ligadas ao bochincho dos áudios (publicados aqui, inclusive) que o levou a ser investigado pelo Ministério Público.

* Já Luciano Zanini Guerra, afora sua atuação no rádio, se destacou como liderança do interior (foi subprefeito eleito) e tem atuação política, apoiado por Valdeci Oliveira.

* Nada pessoal contra o rapaz, cujo nome aliás, ninguém sabe qual é. Mas não deixa de ser um retrato social o fato de 875 (mais o próprio) saírem de casa no domingo para votar num ente. No caso, a Estátua Viva.

* Suplentes de partidos governistas podem sonhar em assumir a Câmara – se não forem, eles próprios, convidados para ser secretários. É o que historicamente ocorre.

* Assim, um dos que pode sonhar é o peemedebista Cezar Ghem. Mas terão que ser dois, pois o primeiro suplente da aliança é Anita Costa Beber (do PR). Ela tem a primazia.

* No caso do PP, outro partido coligado e vinculado ao vice-prefeito, também tem dois suplentes com o direito de criar expectativa: Luiz Gonzaga Trindade e Valmir Justen.

* Pra fechar, um elogio necessário à TV Santa Maria, que mostrou o que é ser, de fato, uma emissora da comunidade. E com um esforço e tanto.

* Fez uma grande cobertura do pleito deste domingo. E com direito a um “chapéu” em toda a concorrência. Foi a primeira emissora de TV a falar, ao vivo, com o prefeito eleito, Cezar Schirmer.

* As próprias emissoras de rádio (que também fizeram um excelente trabalho) acabaram entrando a reboque da TV SM. E as de TV, essas, então, foram beeem depois.

* Taí um empreendimento que, sem as limitações meramente comerciais das demais, sim, vale a pena apoiar.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Seo Claudemir, precisamos abrir para toda Comunidade o sinal da TVSM, e não só pras zelites… (NOTA DO SÍTIO – Seo Carlos, pelo que o editor sabe, esse é o desejo também da associação comunitária que dirige a emissora. Mas não depende dela, e sim da legislação restritiva. E, creia, a mídia graúda usa todo o seu poder de lobby e mais um pouco para impedir que a população tenha outras informações que não aquela que ela própria veicula)

  2. e como comentava o editor, o minusculo DEM, dobrou em 100% sua representatividade na câmara, ‘e o nosso DEM esta em crescimento, agora não cabe mais em uma kombi.

  3. pois ‘e a tao falada maldição não afetou Manoel Badke, e ainda tinha os que duvidavam disso…e vamos juntos para mais 4 anos…

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo