LUNETA ELETRÔNICA. Schirmer em férias, greve final, a pressa do TSE, preso sem internet, Frida Carrion…
* Desde sexta-feira, ainda que tenha comparecido ao festerê da criançada e a pelo menos outra atividade no sábado (leia mais abaixo), o prefeito Cezar Schirmer está em férias.
* São 10 dias. Mas a maior parte do tempo estará mesmo em Santa Maria, na companhia da família. É provável que parte do tempo se ausente da cidade, para onde volta na próxima segunda.
* Pelo menos dois casos da região ainda dependem de definição do TSE – onde esperam julgamento os recursos contra a impugnação de candidaturas.
* São os casos de Valserina Gassen, espera decisão positiva do Tribunal, para confirmar sua vitória em São João do Polêsine, e de Bárbara Bassoto, candidata à Câmara em Santa Maria. Nesse caso, mesmo que validada, não haverá mudança no resultado final.
* Casos de recursos, aliás, são centenas, de todo o Brasil. Inclusive por isso (e há situações com segundo turno para a prefeitura), o TSE pretende apressar os julgamentos.
* Há uma ideia, da ministra presidente do Tribunal, Cármem Lúcia, de realizar sessões extras. A decisão sobre isso será nesta segunda. Normalmente, o TSE só julga às terças e quintas.
* Está terminando a última greve de servidores. Os policiais federais, parados há 70 dias, realizam assembleias até esta segunda, para referendar posição de seu sindicato nacional.
* No caso dos policiais federais do Rio Grande do Sul, a posição em favor do fim da greve já foi tomada na última sexta-feira. Eles seguiram a recomendação da Federação Nacional dos Policiais Federais (Fenapef).
* Esta segunda-feira é o Dia do Professor. A rede privada, como regra, não tem aula, em Santa Maria. Na UFSM, a data sera lembrada dia 28, data dedicada ao servidor público.
* Em Brasília, na Câmara dos Deputados, acontece uma sessão solene de homenagem aos docents. Será a partir das 10 da manhã.
* É esperada para esta terça-feira, após a reunião de líderes partidários, uma definição sobre a prorrogação dos trabalhos da CPI do Cachoeira.
* A, como chama o editor, CPI Porcina (a que foi sem nunca ter sido) tem seu prazo encerrado em 4 de novembro. Para prorrogar, depende do apoio de um terço dos integrantes da Câmara e do Senado, 171 deputados e 27 senadores. Que tal?
* No Senado, interessante projeto sera votado na Comissão de Ciência e Tecnologia. De autoria de Paulo Bauer (PSDB/SC), veda uso de internet aos presos em regime fechado.
* Com todo o respeito, vamos imaginar que seja aprovada a PROPOSTA, aliás meritória. Mas, se não se consegue evitar a entrada de celulares nos presidios, como fiscalizar a lei – se aprovada?
* Aconteceu sábado a INAUGURAÇÃO do Largo Frida Carrion, localizado no Pergolado que fica no canteiro central da Avenida Rio Brano, esquina com a Vale Machado.
* A solenidade contou com a presença de autoridades, familiares e amigos de. Frida -reconhecida pela generosidade com os mais necessitados que a procuravam e também por seu grande amor pela Avenida, onde residiu por mais de 50 anos.
* Para uma das filhas de Frida, Lúcia Carrion, a homenagem foi um gesto de reconhecimento por uma grande cidadã, que foi amiga de todos.
* Para Lia Carrion, também filha, Frida sempre tinha uma palavra de carinho e amizade para as pessoas. A autora da lei que deu o nome ao local é a vereadora Sandra Rebelato. O Projeto foi sancionado pelo prefeito Cezar Schirmer.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.