O FUTURO. Valdir Oliveira reassume presidência do PT/SM. E já sobram discussões sobre 2014, 2016…
Reunião do Partido dos Trabalhadores, nesta terça, deve significar o retorno de Valdir Oliveira, ex-candidato a vice-prefeito, à presidência, em lugar de Tiago Pereira, que volta ao segundo posto na administração política do PT da boca do monte.
Haverá, é o indicativo, também uma avaliação do desempenho partidário no pleito de dois domingos atrás. Nos bastidores, nota-se o que seria um “alívio”. Houve quem imaginasse que o partido poderia sair menor do que entrou, dado o fato óbvio de as três figuras mais importantes da sigla na cidade não concorrerem à cabeça de chapa. Vale para Paulo Pimenta, Valdeci Oliveira e Fabiano Pereira. Mais: muitos temiam, inclusive, uma redução na bancada de vereadores.
Findo o pleito, a constatação de que o PT obteve a maior votação entre todos os partidos que disputaram a eleição e a coligação com o PPL foi responsável, também, pela conquista da segunda maior bancada na Câmara, quatro edis, antes os cinco do PMDB. E, na coligação com o PPL, obteve mais votos que seu principal adversário. Assim, não obstante as queixas – que provavelmente serão externadas, senão nesta, em outras reuniões -, a avaliação preliminar tende a ser positiva. Dadas as circunstâncias em que se desenvolveu a campanha da dobradinha encabeçada pela vereadora Helen Cabral.
Agora, nas consultas feitas pelo editor a militantes de diversos grupos petistas, começa o debate, meeesmo, é sobre o futuro. O imediato e o nem tanto. Isto é, para 2014 e até 2016. O que acontecerá com o PT, em Santa Maria? E as personagens grandonas do partido, quem são, quem serão e o que farão?
São algumas perguntas que, com o tempo, terão que ser inevitavelmente respondidas. Elas vêm de militantes ouvidos pelo editor, e denotam a ebulição interna (que novidade!) da principal sigla de oposição em Santa Maria. Uma dessas questões, aliás, precisa de resposta mais premente: qual o futuro, no agora, dos ex-candidatos Helen e Valdir?
A tendência é que o segundo retorne às funções na delegacia regional da Secretaria de Planejamento e a primeira, afora retomar a atividade de professora estadual, comece sua campanha para a Assembleia Legislativa em 2014. Quanto a Valdir, já pensa em concorrer a vereador, em 2016.
Existe também uma especulação (que, por enquanto, não passa disso) segundo a qual Helen poderia assumir a 8ª Coordenadoria Regional de Educação em lugar de Celita da Silva, que se aposentaria. Ambas, Helen e Celita, são do mesmo grupo político, o PT Amplo, o que facilitaria.
Essas são apenas as situações deste momento. Mas, como se sabe, políticos (de quaisquer partidos) pensam estrategicamente. E alguns movimentos feitos agora deverão repercutir, interna e externamente, dentro de dois e até quatro ou mais anos. A conferir.
O dia que o povo se der conta que trabalha que briga em época de campanha só para uns se dar bem mandam estes politicos para o inferno, todos os amigos do rei se dão bem e o resto das formiguinhas onde estão, botem na cabeça todos são sangue sugas dos cofres publicos.