SEGUNDO TURNO. Há resultado para todo gosto. Mas, se há grande vencedor neste domingo, este é…
Estão saindo, aos poucos, os resultados da eleição nas 50 comunas em que houve segundo turno, neste domingo. Aliás, há três cidades do norte, entre as quais Rio Branco (AC) e Manaus (AM), em que o pleito está terminando agora, por conta do fuso horário e do horário de verão.
Mas já é possível afirmar, por exemplo, e tomando o ambiente nacional como parâmetro, que a oposição pode festejar a vitória em Salvador, através de ACM Neto, do DEM. Não se sabe, neste momento, quem vencerá em Fortaleza ou em Manaus, mas são boas as possibilidades de o oposicionismo vitoriar-se, especialmente os tucanos manauaras. No âmbito gaúcho, o PSDB pode festejar a única efetiva conquista deste pleito, primeiro turno incluído. No caso, Pelotas, em que Eduardo Leite dobrou, e bem, o petista Fernando Marroni.
Mas, quem venceu, meeeesmo a eleição? Sim, o Cara. Tem nome e sobrenome. Luiz Inácio Lula da Silva. Inventou Fernando Haddad em São Paulo. Contra a vontade de muitos petistas e risos da oposição. Teve um contratempo e tanto ao se deixar fotografar com Paulo Maluf, do PP. E que levou Luisa Erundina, do PSB, a vice escolhida, se mandar. Agora, o PSB chora, porque o posto foi para o PC do B.
Então, no momento em que as urnas falam, e se há alguma influência sobre 2014 (o editor tem sérias dúvidas a respeito, reconhece), o resultado de São Paulo (assim como o do Rio de Janeiro e o de Belo Horizonte, liquidados na rodada inicial) é o que conta, neste segundo turno. E, lá, quem ganhou foi Lula. E, por extensão, Dilma.
Aceita-se, claro, opiniões em contrário.
Ele é ou não é o CARA?
E em consequência já se sabe que o candidato da oposição em 2014, será Aécio Neves.
Lula é o vencedor da eleição? O Tio Jura aqui já sabia