Robótica no ensino, um incentivo à aprendizagem
Por Maiquel Rosauro (texto e foto)
Aprender brincando torna o aprendizado mais interessante para a garotada. É o que aponta o técnico da Lego Zoom, Fabiano Freitas. Ele ministrou o workshop “Construindo e Inovando com Lego (Escola de Ensino Fundamenal Moriah em parceria com a Lego Zoom)”.
Freitas apresentou materiais didáticos, peças de Lego direcionadas a cada faixa etária de alunos, e alguns robôs. Helicóptero, bomba d’água, engrenagens com polias e outros objetos montados a partir das peças de Lego foram expostos.
– Tentamos fazer com que os alunos encontrem sozinhos as soluções para os desafios encontrados. A cada etapa que eles trabalham na montagem de um robô colocam em prática ensinamentos de física, matemática e outras disciplinas – relata Freitas.
A educação tecnológica visa preparar o aluno não apenas para ser usuário de ferramentas tecnológicas, mas também para ser capaz de criar e resolver problemas, bem como para usar os vários tipos de tecnologia de forma racional, eficiente e significativa.
Em Santa Maria, a Escola Moriah desenvolve o projeto de robótica em parceria com Lego Zoom. Todos os alunos da instituição, da pré-escola ao 9º ano do Ensino Fundamental, possuem contato com o Projeto Lego Zoom.
A Feisma 2012 possui 502 estandes presentes no Centro Desportivo Municipal (CDM). O evento se encerra no dia 11 de novembro.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.