PrefeituraSaúde

SAÚDE. Sefas torna-se, na prática, o grande parceiro da Prefeitura. Agora, assume também a traumatologia

Farret e representantes da Sefas e do governo estadual: solução construída em conjunto

Nesse caso específico, bem entendido, também com a participação (e até o pedido, aparentemente) do Governo do Estado, via Coordenadoria Regional de Saúde. Objetivamente, porém, o fato é que, depois da Casa de Saúde, da UPA e do Samu, é o braço para a saúde das irmãs franciscanas o grande parceiro da administração municipal.

O fato mais recente se consumou na tarde desta quinta-feira, como relata a Coordenadoria de Comunicação Social da Prefeitura. O texto é de Fabrício Minussi, com foto de João Alves. Acompanhe:

UPA atenderá casos de urgência e emergência em traumatologia a partir de 1º de dezembro

Em reunião realizada no início da tarde desta quinta-feira (22), o prefeito em exercício, José Haidar Farret, anunciou que a Sociedade Franciscana de Assistência à Saúde (Sefas) assume, a partir do dia 1º de dezembro, os atendimentos de urgência e emergência na área de traumatologia pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em 31 municípios da região Centro do Estado.

O serviço, segundo informou Farret, será realizado nas dependências da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), situada ao lado do Hospital Casa de Saúde, no Bairro Perpétuo Socorro. Os demais atendimentos como consultas eletivas em traumatologia, pelo SUS, seguem sendo realizados pela Protege, com aporte financeiro do Consórcio Intermunicipal de Saúde. 

A medida se dá em virtude de a Protege ter anunciado, no final de outubro, que não atenderia mais casos de traumatologia pelo SUS a partir de dezembro desse ano, por considerar baixo os valores repassados pelo Estado para prestar o serviço.

A decisão de a Sefas assumir a traumatologia de urgência e emergência pelo SUS foi construída de forma conjunta, com as efetivas participações da 4ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), Sefas e Prefeitura Municipal, através do Gabinete do Prefeito e Procuradoria Geral do Município (PGM)..

Farret fez questão de reforçar que a solução encontrada não só permitirá a continuidade do serviço prestado à população, mas que ele seja realizado sem qualquer interrupção. “Quero agradecer o esforço de todos que participaram da construção dessa solução”, citou o prefeito em exercício, durante entrevista coletiva à imprensa…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

3 Comentários

  1. Importante que o Estado tenha agido de forma rápida, embora reativa, e que os serviços não sofram descontinuidade. O problema da ação reativa é que nem sempre são encontradas as soluções mais eficazes do ponto de vista da qualidade dos serviços e dos gastos públicos. Mas enfim, os serviços serão mantidos.

  2. Importante salientar que esta solução foi construida pelo governo de estado através da secretaria estadual de saúde para que a população de santa maria e mais 30 municípios da região não fiquem desassistidos uma vez que o prestador de serviço anterior abriu mão do atendimento.
    A SEcretaria Estadual de Saúde repassará os valores pelos procedimentos realizados mais incentivos para que o atendimento seja realizado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo