Arquivo

Coluna Observatório. “Santa Maria elege três deputados federais? Pode ser, mas não em 2010”

Pimenta e Pozzobom.

Ninguém duvide. Podem

ser os únicos candidatos

 

Se você tem menos de 40 anos de vida provavelmente não sabe. E até estranhe quando alguém fala. Mas é verdade: Santa Maria já teve três deputados federais ao mesmo tempo. Aliás, dá até para dizer o nome deles: o falecido Nelson Marchezan, e os ainda bem vivos Osvaldo Nascimento e João Gilberto Lucas Coelho. Só este último ainda mantém um pé na política, atuando no PSDB. Isso foi lá no início dos anos 80, para ser mais ou menos preciso.

 

E agora? Neste preciso momento, a cidade tem um deputado federal, Paulo Pimenta (PT) e um suplente no exercício do cargo, Cezar Schirmer (PMDB). Ano que vem e no seguinte será só Pimenta, com o peemedebista na prefeitura de Santa Maria. E em 2010, pergunta você, o que acontecerá? Ninguém sabe. Exceto que a cidade não terá mais que dois federais eleitos. Isso na hipótese, pela qual todos torcem, de Pimenta se reeleger e Jorge Pozzobom, do PSDB, conquistar a vaga que não levou em 2006.

 

Não é teoria conspiratória nem nada. Apenas aritmética. Como pode a cidade eleger mais que dois parlamentares se serão apenas dois os candidatos competitivos? Isso mesmo. É a tendência que se mostra cada vez mais consistente, na medida em que até Fabiano Pereira, petista deputado estadual, estaria desistindo da tentativa. E os demais partidos sequer apresentarão concorrentes. E, se isso acontecer, não serão fortes o suficiente para conquistar mais de 50 mil votos, o número mínimo para siglas médias. Logo, contentemo-nos. Ou batamos com a cabeça na parede, se isso der algum resultado. Não é pessimismo. É a realidade. Apenas isso.

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo