PartidosPolítica

PMDB/RS. Só um santa-mariense no novo Diretório estadual. E, dividido, partido elegeu Brum presidente

Neste sábado, numa chapa de consenso (arrancada a fórceps, na véspera, diante da disputa que parecia inevitável), o PMDB gaúcho elegeu, em convenção, seu Diretório, delegados à convenção nacional e Conselho de Ética. O Diretório, ainda no sábado, ESCOLHERIA o deputado estadual Edson Brum para a presidência estadual.

Entre titulares e suplentes, nada menos que 163 nomes estão na composição de todas as instâncias de decisão do PMDB/RS. E aí não está incluído o líder de bancada na Assembleia Legislativa (que também faz parte do Diretório).

Nesta quantidade toda, só há um nome santa-mariense. Justamente o do prefeito Cezar Schirmer, que, por sinal, já é membro nato do Diretório, por ter sido presidente. É algo com que o peemedebismo local talvez devesse se preocupar. Talvez.

Comunas muito menos e de significado pouco menos que irrelevante na política gaúcha tem mais representantes nas instâncias decisórias do PMDB gaúcho. Só para exemplificar, Erechim. A comuna, no norte do Estado, não venceu as eleições de outubro (ao contrário de Santa Maria). De lá, confere o editor, saíram dois membros titulares do Diretório. Pooois é.

Feita essa consideração, digamos, paroquiana, é de ressaltar que os peemedebistas gaúchos, ao mesmo tempo em que saudaram a convenção, fixando o interesse prioritário na disputa de 2014, inclusive levantando uma bandeira (de escassas possibilidades, aliás) de candidatura própria à Presidência da República, tem um problema de bom tamanho para resolver.

Qual? Tentar um mínimo de unidade depois de uma convenção em que se percebeu, claramente, um racha na agremiação. Afinal, se houve consenso para o Diretório, faltou para a presidência: apenas três votos separaram o perdedor, Alceu Moreira (34), do vencedor, Edson Brum (37). Administrar isso é uma imposição peemedebista. Do contrário, as bandeiras levantadas na sabatina, em si mesmas difíceis de realizar, ficarão apenas no plano do desejo.

PARA CONFERIR TODO O DIRETÓRIO PEEMEDEBISTA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo