EconomiaPolítica

ENERGIA BARATA. Só PSDB e DEM não gostaram. E empresários fazem contas. Valdeci vê desenvolvimento

Interessantes, e de certa forma esperadas, foram as reações ao anúncio da presidente Dilma Roussef. Na noite de quarta-feira, após aprovação da Medida Provisória pelo Congresso, ela foi à televisão e ao rádio. Explicou aos brasileiros que, a partir do dia seguinte, esta quinta-feira, as tarifas de energia teriam uma redução de 18% (podendo chegar a 20%) para os usuários domésticos. E, para a indústria, a retração pode chegar até a 32%.

Agora, as reações. Negativas apenas entre os partidos oposicionistas principais, DEM e PSDB. Por uma coincidência (?), os tucanos são gestores dos Estados em que se encontram as únicas companhias de energia que não aderiram à proposta do governo. No caso, Minas Gerais, Paraná e São Paulo. Mesmo assim, Dilma garantiu a redução para os habitantes dessas regiões. Mmmmmm…

Já as positivas são mais ou menos óbvias. A principal delas, dos empresários que, por força da medida gestada por Dilma, projetam uma ECONOMIA de R$ 31,5 bilhões. Por ano. Os recursos facilitarão os investimentos e, consequentemente, gerarão renda e empregos. Que tal? Ah, quem diz isso é a Federação das Indústrias de… São Paulo. A poderosa FIESP da província gerida pelo tucano Geraldo Alckmin.

Valdeci com Dilma: energia é desenvolvimento
Valdeci com Dilma: energia é desenvolvimento

Diante dessas informações prévias fica fácil, também, entender o entusiasmo do deputado estadual petista Valdeci Oliveira, como mostra material produzido por sua assessoria de imprensa. O texto é de Tiago Machado, com foto de Caco Argemi (da assessoria do Palácio Piratini), feita na Festa da Uva de Caxias do Sul no ano passado. Confira:

Redução na tarifa de energia é um símbolo de desenvolvimento, diz Valdeci

Pela primeira vez na história, o governo federal, através da Presidenta Dilma Rousseff, anunciou, na noite de ontem (quarta, 23), a redução no valor da tarifa de energia, benefício que atinge todas as regiões e toda a população brasileira. O corte é substancial e já está em vigor: 18% para consumidores e até 32% para os setores da indústria, comércio, agricultura e serviços. No seu pronunciamento em rede nacional de Rádio e Televisão, a presidenta destacou que, em 2012, já foram colocados em operação 4 mil megawatts de energia e 2,7 quilômetros de novas linhas de transmissão.

Em 2013, disse ela, serão mais 8,4 mil megawatts de energia e 7,5 quilômetros de novas linhas, além de diversas outras ações que dão segurança energética ao país a curto, médio e longo prazo. Para o deputado estadual Valdeci Oliveira (PT), o anúncio é histórico para o país e simboliza um novo momento. “Sempre ouvimos as autoridades anunciar e justificar aumentos na conta de luz. Agora a presidenta vem a público para anunciar um corte muito incisivo nas tarifas, o que beneficia desde os mais pobres aos mais ricos. Quem duvidou que isso um dia seria possível no país, deve estar muito surpreso”, comemorou Valdeci.

Para o deputado, a presidenta também acertou ao salientar no pronunciamento a superação do pessimismo. “Incrivelmente quando se anunciou a redução da conta de energia no país, alguns setores minoritários, em vez de comemorar, ficaram contrariados e desdenharam da medida. Torcer contra os avanços do país não trará benefícios para ninguém. Como disse a Dilma, neste novo Brasil aqueles que são sempre do contra estão ficando para trás. O time vencedor, nos últimos anos, tem sido o dos que têm fé e apostam no Brasil “, ressaltou Valdeci.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo