ColunaObservatório

OBSERVATÓRIO. A morte do Dr Bozano, aos 26 anos

Isso é história!

1924, 30 de dezembro – Morte do Rr. Bozano, no passo da Cruz, município de Ijuí. Nesse dia, o 3º esquadrão do 11º C.A., com cerca de 80 homens, comandado pelo cap. Ulisses Coelho e tendo como subalternos o ten. João Cândido do Amaral e os alferes Baldez (Baldomero?), Valdomiro e Júlio Ferraz,. E que guarnecia o referido passo, distante umas 3 léguas de Ijuí, é atacado por uns 600 homens da Coluna Prestes. O cap. Ulisses pede socorro urgente a Ijuí, onde se encontra o dr. Bozano, que toma um automóvel e parte em direção ao passo, cujas cercanias estavam em mãos dos revoltosos. Pouco antes de alcançá-lo, é atacado de emboscada, perecendo ele instantaneamente, atingido na testa, e outro dos seus três companheiros…

…Contava o dr. Bozano 26 anos. Era natural de porto Alegre, onde se formara em direito em 1920, vindo logo para Santa Maria. Orador vivaz e jornalista veemente, fundou o Jornal de Debates e colaborou n’O Separatista, de Telmo Almeida, salientando-se por suas ideias avançadas para a época e, no terreno político, inclinadas pela separação do Rio Grande, o que lhe valeu quinze dias de prisão, por ordem do comando da Região Militar. De temperamento fogoso, movimentou a política do município durante esse conturbado período da história do Rio Grande. De coragem pessoal invulgar, dela morreu vítima.”

(Do volume 1 – 1877-1930 do livro “Cronologia Histórica de Santa Maria…”, de Romeu Beltrão, editado em 1958)

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo