OBSERVATÓRIO. Sim, já há um candidato para 2016
Existe até quem imagine como compor com ele, que vai estar na disputa
Não, ele não confirmará. Talvez nem em “off”. Mas é dada como favas contadas, no campo político em que atua, e dados os antecedentes de extrema fidelidade às determinações partidárias, que Werner Rempel é, quase quatro anos antes, candidato certo à Prefeitura de Santa Maria. Vai disputar a sucessão de Cezar Schirmer.
E tem mais: nenhum outro partido, exceto o PPL do vereador líder da oposição, tem a menor noção de quem pode representá-lo numa disputa que, e essa é outra certeza, poderá ter dois turnos. Inclusive porque, ao contrário de 2012, não há a mínima chance de aparecer um favorito destacado.
Ou alguém tem ideia das alternativas, para ficar com quem está no poder, hoje, de PMDB e PP? Evidentemente, terão candidatos. E há interessados. Mas, quem poderá usufruir da popularidade de Cezar Schirmer e José Farret? E qual a capacidade de ambos para eleger “postes”? Incógnitas, incógnitas.
No PSDB, o candidato é Jorge Pozzobom. Antes, porém, terá que necessariamente passar pelas urnas de 2014. Só então se saberá de sua viabilidade – e ele pode não dizer, mas tem plena consciência disso.
O mesmo (ao triplo) vale para o PT – que tem três nomes. E nenhum, vide 2012. Ou quatro, se Helen Cabral reaparecer. Mas vale também para o petismo o raciocínio tucano. Antes, 2014. Da mesma forma o PDT de Marcelo Bisogno. Tem o teste de daqui dois anos. Daí…
Resumindo: o único que não depende do que acontecerá em 2014, e será com certeza candidato, é Werner Rempel, do Partido Pátria Livre. Se competitivo ou não, é a dúvida. Mas a única, meeeesmo.
esqueceu VALDECI e PIMENTA?
Um excelente nome, com grandeza moral para poder agregar partidos de vários matizes ao redor de uma gestão voltada à qualidade sob todos os aspectos.
Seu único problema para se viabilizar é conseguir escapar dos “caranguejos” da pseudo-esquerda existente em Santa Maria.
Lembremos o que o PT fez com Manoela, Beto Albuquerque e outros “parceiros” históricos e vejam o que pode acontecer com Werner.
Werner é mais que competitivo. Não sei se concordam comigo, mas é outro nível de político…
Werner Rempel ,exemplo de político honesto.
Dr Werner é o que temos de melhor na Câmara nos últimos tempos. Não foi aquilo tudo como vice do Valdeci, até porque não tinha tanto espaço e força no PT. Acho que é o grande nome para 2016. Maria de Lourdes deve ser Secretária de Saúde, candidata a Deputada e não se elegendo morre politicamente. No PP só o Sergio Cechin teria certa popularidade, mas não é o Farret e não tem apoio geral no partido. Marcelo Bisogno fez muito voto, mas prá ser prefeito precisa muito mais que trancar as passagens das ruas e fazer a gente dar voltas e voltas prá chegar onde precisa. E do PT só se voltar o Valdeci, caso contrário não tem chance de disputar com o Werner.
O nome do PMDB poderia ser Maria de Lourdes Castro. E o PT poderia indicar um vice p/ o Werner. Teriamos um debate qualificado.
Um bom nome. Deveria ter concorrido em 2012.