CulturaSanta Maria

CULTURA. Vem aí mais um Macondo Circus. Aqui as principais atrações do evento, na Gare, a partir de 2ª

Tonho Crocco (foto Christian Jung) é uma das atrações do evento, que terá também a…
Tonho Crocco (foto Christian Jung) é uma das atrações do evento, que terá também a…

Um dos principais eventos culturais de corte, digamos, popular em Santa Maria tem mais uma, a 11ª edição a partir da próxima segunda-feira, no largo da Gare. É o “Festival de Artes Integradas Macondo Circus”. Ou, simplesmente, Macondo Circus. Abaixo, algumas das principais atrações do evento, no material distribuído pela assessoria de imprensa. O texto é de Rodrigo Ricordi. Acompanhe:

Diversos motivos para não perder o Macondo Circus 2014

Não foram apenas 11 anos de vida. Foram mais de 200 shows, somando cerca de 1.000 músicos. Pelo Circus circularam 33 dj´s, 51 apresentações de artes do corpo, 12 intervenções urbanas, 10 exposições, 12 mostras audiovisuais e mais uma série de atividades artísticas que ocuparam os mais variados espaços de Santa Maria – de balneários afastados da malha urbana até uma das principais praças da cidade, passando pela Concha Acústica, Largo da Gare e por casas noturnas – somando cerca de 40 mil pessoas só nas últimas edições. Este ano o Macondo Circus chegou à sua 11ª edição para continuar ocupando os espaços públicos com cultura e artes integradas. Ufa! É uma bela história, não?

…argentina La Yegros (foto Divulgação)
…argentina La Yegros (foto Divulgação)

O Circus, em 2014, ganhou novo formato, ampliando não apenas a programação cultural artística, mas também rompendo as fronteiras geográficas. Pela primeira vez, em onze anos de produção, o Festival não aconteceu apenas em Santa Maria. Entre os dias 3 e 9 de novembro, Pelotas recebeu o Macondo Circus com oficinas, shows e intervenções cênicas. Agora é a vez de Santa Maria ser ocupada pelas cores do festival!

O Circus acontece de 15 a 21 de dezembro em Santa Maria, ocupando diversos espaços da cidade, como o Largo da Gare – onde acontecerá grande parte da programação artística -, o Parque Itaimbé e o Macondo Lugar. Tonho Crocco (Porto Alegre), Cartolas (Canoas), Tribo Brasil e Da Guedes (Porto Alegre) trazem para o festival toda a diversidade de rítmos que vai agradar a todos que passarem pela Gare. Exaltando a produção local, as bandas que tiveram mais destaque na cena musical de Santa Maria: Geringonça e Lugh. Para encerrar cada uma das noites de shows vêm La Yegros (ARG), no sábado, e BNegão & Seletores de Frequência fecha a conta do festival na noite de domingo.

Além das tradicionais apresentações artísticas, o Circus integra à sua programação a SEDA – Semana do Audiovisual de Santa Maria, mostra com foco na linguagem audiovisual e em atividades de formação que conta com exibição de curtas locais e nacionais, oficinas e debates.

Intervenções das artes do corpo também estão previstas – como a Acasos Cia de Dança que abre a mostra artística do Festival na quinta-feira (18/12) nas quadras do Parque Itambé -, assim como artistas visuais convidados para realizarem trabalhos em espaços públicos da cidade.

Na parte da formação, o festival oferece cinco oficinas: Serigrafia artística, Malabarismo e acrobacia, Produção audiovisual em software livre, Lambe-lambe e  Stop Motion. As inscrições podem ser feitas pelo site macondocircus.com. O site ainda contém material sobre os artistas, a programação completa, uma rádio com sons das bandas e todas as informações sobre o festival.

O Festival Macondo Circus Santa Maria tem apoio do Macondo Lugar, Fora do Eixo Card, é integrado a Rede Brasil de Festivais e Circuito Sul de Festivais de Festivais Independentes. A produção é feita pelas associações culturais Resumo e API Região Sul em realização do Fora do Eixo e financiamento do Edital Movida Cultural através do Pro Cultura RS – Fundo de Apoio à Cultura e Governo do Estado do Rio Grande do Sul.”

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo