Santa MariaTragédia

ESQUINA DEMOCRÁTICA. Como você avalia a postura da Câmara de Vereadores perante a tragédia?

POR MAIQUEL ROSAURO

Garantidas as regras do sítio, de civilidade (a crítica pode ser forte ou não, mas sem ser ofensiva, por favor), você é que decide o assunto, afinal de contas. Ah, e o que está no título é somente uma sugestão. Nada mais.

AQUI NÃO TEM NOTA ALGUMA, SÓ O TEU COMENTÁRIO. APROVEITE!

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

16 Comentários

  1. Tarso. Tem os lobões que são os cargos em comissão da Mesa Diretora que são indicados. Mais como conveniência mesmo e ficarem atrelados a cabresto em quem manda na política local. Por exemplo, alguém trabalha na campanha do prefeito X e daqui a pouco ganha cargo. Deveriam nesses cargos serem pessoas isentas e não ligadas a partidos ou que participaram ativamente de campanhas.

  2. Regimento Interno

    Das Comissões Parlamentares de Inquérito
    Art. 91. As Comissões Parlamentares de Inquérito serão criadas mediante requerimento de um terço dos(a) Vereadores(a), para apuração de fato determinado, pelo prazo de noventa (90) dias,
    prorrogáveis por mais trinta (30) dias, mediante autorização do Plenário e terão poderes de investigação próprios das autoridades judiciais, além de outros previstos neste Regimento, na Lei Orgânica do Município e legislação federal.
    § 1º Considera-se “fato determinado”, o acontecimento de relevante interesse para a vida pública e a ordem constitucional, legal, econômica e social no âmbito do Município, que estiver devidamente caracterizado no requerimento de constituição da Comissão.

  3. -Atrelada ao Prefeito a Câmara ficou tão omissa como o Prefeito e o Vice. Nem para aceitar os pesâmes ou condolencias apareceram. Alias até foi bom porque omissão não é justificável ou desculpável. Cade a Secretaria de Saúde do Municipio da tragédia? Quando vamos ter um leito para Queimados? Eles devem estar ttodos com a consciencia pesada.

  4. me pergunto vereador e assessoria pra que … tem 21 lobo e cada um tem 5 lobinho que o montante de lobos + lobinhos = 126 lobos…todos esses poderiam ou “deveriam” estar trabalhando de voluntários ou melhor todos esses RECEBEM SEUS SALARIOS INITERRUPDAMENTE independe de recesso…
    e depois querem DAR UMA de humanitários na tribuna da CMVSM…RIDICULO NEM UM VEREADOR se manifestou “contra as autoridades publicas” será porque são TODOS CUMPANHEIROS a Nível MUNICIPAL, ESTADUAL e FEDERAL… fica a pergunta…

  5. As explicações sobre o levantamento do recesso justificam a questão legal. Contudo, a pergunta que fica é: a Câmara, por acaso, é um apêndice do Executivo? Temos 21 vereadores que simplesmente ficaram calados (abstraindo falas de solidariedade, etc, que são óbvias) diante da maior tragédia da história de Santa Maria e uma das maiores do Brasil e do mundo. Mas, é de se entender. Uma Casa que passa a maior parte do tempo aprovando moções…

  6. Comissão para quê?

    Solução a curto prazo:
    Gostaria muito de perceber em cada vereador um fiscal. Para fiscalizar e denunciar aos órgãos competentes e mesmo cobrar soluções, não me parece necessário criar qualquer tipo de comissão.

    Solução a médio prazo:
    Caros vereadores, criem serviço de denúncia ou pedidos de fiscalização online padronizado, para que toda a população excerça o papel de cidadão, facilitando as denúncias. Basta criarem um formulário com dados obrigatórios. Obviamente que alguém deve receber essas demandas, selecioná-las e enviá-las aos órgão competentes. Seja MP, prefeitura e etc.

    Solução Longo Prazo:
    Aqui pode ser aplicável a comissão de vereadores, para estudos e efetivação de legislação e trâmites entre instituições fiscalizadoras, de forma a tornar boates, restaurantes, cinemas, shoppings e demais estabelecimentos comerciais que recebam grande volume de pessoas, seguros.

  7. Prezado José Luís,
    a comissão já foi criada e nomeada. Estamos só aguardando os trâmites da Diretoria Legislativa para posterior publicação no site institucional. Att,
    Assessoira de Imprensa da CMVSM

  8. Ana, procurei no site da Câmara e tem a notícia d do dia 30 que no dia 31 seria criada a Comissão, porém não há nenhuma notícia que diga se tal comissão foi criada e muito menos os vereadores que estão compondo essa comissão. Teria essas informações?

  9. Mas que tipo de apoio eles dariam num momento em que não é necessário palanque eleitoral?
    Me desculpem a franqueza, mas poucos vereadores foram vistos ao menos circulando no CDM no domingo e segunda-feira após o incêndio.
    Acho que muita coisa poderia ter sido feita, mas até agora nada apareceu.
    É lamentável, mas isso já demonstra o horror que será esta legislatura.

  10. Conforme artigo 136 do Regimento Interno, o levantamento do recesso será oficiado pelo presidente a pedido do Poder Executivo ou da própria Mesa Diretora. A Câmara de Vereadores teria levantado seu recesso para a votação do projeto de lei referente à reforma administrativa do Executivo no dia 29 de janeiro. No entanto, em função da tragédia em Santa Maria, a Câmara decidiu manter o recesso e desde então vem atuando em outras frentes, como a criação de uma comissão para acompanhamento do inquérito sobre as responsabilidades no incêndio. Além disso, durante os dias que sucederam à tragédia, a Câmara e os vereadores estiveram envolvidos individualmente em diferentes áreas, muitos como voluntários. O Legislativo também recebeu manifestantes do Protesto pela Justiça Total e Imparcial: caminhada pela paz, que buscaram apoio da Casa através de uma carta-manifesto. O recesso na Câmara de Vereadores de Santa Maria deve terminar no dia 22 de fevereiro, data em que o assunto certamente se fará presente nas discussões em plenário.
    Ana Bittencourt – Diretora de Comunicação da CMVSM

  11. Morreram mais de 230 pessoas na cidade e os vereadores sequer levantaram o recesso. É, acho que me enganei, o problema não é com eles. Prestar solidariedade aos familiares, etc., é tarefa de qualquer cidadão. Dos vereadores se espera muito mais que isso.

  12. Bom dia!
    Não estava na cidade no dia da tragédia, mas acompanhei pela Rádio Gaúcha e escutei várias vezes a divulgação do número central de telefone da Câmara de Vereadores para quem se dispunha a doar remédios, alimentos e outros.
    Muito importante
    Att.

    Giacomo

  13. Está rolando um vídeo no Facebook, muito forte sobre a tragédia…. será que existe algum fundo de verdade em tudo que este senhor fala… se existir algo mesmo que mínimo é muito sério… segue o link para o Claudemir e amigos do site verem ( não sei Claudemir se sua política do site permite este tipo de inserção no site, se não for possível pelo menos comente)(NOTA DO SÍTIO – o editor optou por não publicar o vídeo. Não antes de as autoridades se manifestarem.)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo