LÍDERES E… Luciano Ribas e exemplos da História confrontados diante da tragédia que abalou a cidade
“…O “padrão Bush” é muito diferente de pessoas que agiram como verdadeiros guias para as suas nações. Líderes como Lincoln na Secessão, Garibaldi na Unificação Italiana, Churchill na Batalha da Inglaterra, De Gaulle após a capitulação da França, Brizola na Legalidade, Golda Meir na Guerra do Yon Kippur, Arafat sitiado na sede da Autoridade Palestina, Mandela no fim do apartheid, Allende em La Moneda, Ho Chi Min na libertação da Indochina, Gandhi na Independência da índia ou Dom Helder Câmara nos dias mais negros da ditadura, fizeram o que deles se esperava (ou até mesmo mais) no momento em que se fazia mais necessário.
Na inimaginável tragédia que marcará para sempre a alma santa-mariense, centenas e centenas de pessoas anônimas fizeram muito mais do que as suas obrigações determinavam, tanto no socorro às vítimas como no acolhimento aos familiares delas. Outros milhares também agiram, unidos numa infinita corrente de solidariedade que alcançou o mundo e se manifestou das mais diversas formas, tangíveis ou não…”
CLIQUE AQUI para lera íntegra do artigo “Sobre líderes e covardes”, de Luciano Ribas, colaborador habitual deste sítio. Ele foi postado há instantes, na seção “Artigos”. Boa leitura!
sr. luiz venêncio, mais uma vez levou para o lado político. só confirmou o que eu disse sobre o sr. eu vi muita gente lá de todos os partidos. o que interessa é ajudar. aliás, prefiro quem ajuda anonimamente e não fica cantando de herói. isso é sensacionalismo com a tragédia alheia. tenha respeito as famílias, o sr. não deveria transformar em política o que nesse momento não cabe. mas como sei – no real e no fake – suas atitudes, compreendo. lastimável.
Senhor Lino Tessele:
Sou da mesma turma do Claudemir Pereira: não sou nem me defino como imparcial.
Imparcialidade não existe em lugar nenhum onde um ser humano esteja inserido.
Imparcialidade não existe.
Isto posto, informo ao senhor que desde o amanhecer do domingo trágico até a madrugada da segunda-feira e em alguns dos dias subsequentes eu estive envolvido na ajuda às vítimas no CDM (ajudei muito a dar alguma dignidade aos mortos estendidos no chão… e em respeito às famílias mais do que isto não comentarei), ajudei no encaminhamento dos familiares para atendimento junto a psicólogos, assistentes sociais e outros, passei quase toda a segunda-feira encaminhando atendimentos e dando amparo a familiares, amigos e comunidade presente aos velórios coletivos No farrezão e volto a afirmar: não vi um único PT, PSTU, PSOL, P isto ou P aquilo ajudando voluntariamente.
O máximo que vi foi rodinhas de gente “de esquerda” embaixo de árvores colocando culpas em quem bem entendesse.
Para seu conhecimento, vou encerrar dizendo que estou sempre “tendendo” para um lado: o lado de Santa Maria, esta Santa Maria tão sofrida, que precisa tanto de gente que trabalhe mais e fale menos…
sr. luiz venancio, o fake mais conhecido aqui na boca do monte; parcialidade é sua marca seja no fake ou não. pense no que aconteceu sr. luiz venacio, pense nas famílias e não pense como sempre, apenas parcialmente. apesar que sabemos seus posicionamentos políticos faz algum tempo, que tendem sempre a apenas um lado sem pensar em mais nada.
Problemas de configuração, agora solucionados, me induziram ao erro de considerar não publicado o comentário acima.
Atualizava tua página e não aparecia a publicação.
Minhas sinceras desculpas.
Mais uma vez…
O Comentário que enviei 2 vezes para ESTE post é o abaixo:
Muito bom artigo.
Falta apenas acrescentar que líderes não comparecem a locais de tragédia apenas para justificar inação e terceirizar culpas;
Líderes agem independente de estarem sob o foco de câmeras de TV, enquanto outros ficam à sombras das árvores ou procuram microfones para pregar suas verdades particulares;
Líderes não ocupam tribunas para dizer o que deve ser feito quando tiveram oportunidade e não fizeram.
Mas pior do que isto, é que alguns pseudo-líderes geram seguidores à sua imagem e semelhança, e eu não lembro de tê-los visto prestando trabalho voluntário para atender vítimas e familiares desde o trágico domingo passado…
(NOTA DO SÍTIO. Por acaso não é este, PUBLICADO, às 9h41? Luiz Venancio
6 DE FEVEREIRO DE 2013 – 09:41:58 (EDITAR)
Muito bom artigo.
Falta apenas acrescentar que líderes não comparecem a locais de tragédia apenas para justificar sua inação e terceirizar culpas;
Líderes agem independente de estarem sob o foco de câmeras de TV, enquanto outros ficam à sombras das árvores ou procuram microfones para pregar suas verdades particulares;
Líderes não ocupam tribunas para dizer o que deve ser feito quando tiveram oportunidade e não fizeram.
Mas pior do que isto, é que alguns pseudo-líderes geram seguidores à sua imagem e semelhança, e eu não lembro de tê-los visto prestando trabalho voluntário para atender vítimas e familiares desde o trágico domingo passado…”)
EM TEMPO: O editor imagina que algo esteja a perturbar o pensamento do leitor. O que pode acontecer com qualquer um. Fez um comentário num post, imaginando estar fazendo noutro. E aí fez-se a confusão. Não do editor, acrescente-se.
Enviei uma “crítica” e não saiu… ainda… rs…
Abraço
(NOTA DO SÍTIO – o leitor, e deve ter suas razões pra isso, e precisamos entender, pode não estar perturbado, mas não consegue mais saber sequer onde colocou o comentário que alega ter sido “censurado”. Pois ele está aqui, onde, por sinal, sempre esteve, liberado esta manhã.: https://claudemirpereira.com.br/2013/02/sobre-lideres-e-covardes-por-luciano-ribas/ O editor suspeita que ele se confundiu, pois fez dois comentários. Um ele pediu para ser excluído em favor do outro. EXATAMENTE O QUE FOI, como solicitou, PUBLICADO.)
Fui censurado? (NOTA DO SÍTIO – como????)