LUNETA ELETRÔNICA. Os líderes de Schirmer, ponte vistoriada, Pozzobom, Bento 16, vetos e o Supremo
* No início da legislatura, na tarde passada, foi desfeita a dúvida: quem vai representar o Prefeito Cezar Schirmer, no parlamento.
* O comandante do Executivo decidiu, aparentemente, privilegiar seu próprio partido, o PMDB, que será liderado por Claudio Rosa. O líder do governo é João Carlos Maciel, mantido na função exercida nos últimos dois anos.
* Os vereadores Marcelo Bisogno e Daniel Diniz foram à ponte da BR 158, na Garganta do Diabo, na manhã passado. Acompanharam a vistoria do DNIT.
* A inspeção visual realizada pelo engenheiro Olivar Behegaray, responsável pelo órgão em Santa Maria, não encontrou problemas no local. Segundo Behegaray, por ser uma ponte muito grande, o balanço da estrutura é natural.
* “Há pilares de 48 a 50 metros de altura e também 2 vão-gerber – viga especial que garante a estabilidade da ponte – no centro”, disse o engenheiro.
* “As juntas de dilatação vibram e causam o balanço que todos sentem”, afirmou. A superintendência estadual do DNIT já foi avisada das reclamações.
* A inspetora-chefe da 9ª Delegacia da Polícia Rodoviária Federal, Liana Comasseto, ressaltou que a PRF também recebeu reclamações de cidadãos preocupados.
* Há uma expectativa que a partir do mês de março aconteça um aumento no trânsito de caminhões, devido ao escoamento da safra. No entanto, a 9ª Delegacia realiza vistorias diárias no local e não encontrou nenhuma mudança aparente.
* Nenhuma das cinco matérias previstas pelos líderes partidários e pela Mesa Diretora foi votada nesta terça, na Assembleia.
* Havia, quando pedido de verificação de quorum, 25 deputados em plenário – número insuficiente para votar. Entre as matérias prejudicadas e que ficam para a próxima semana está inclusive um veto parcial do governador Tarso Genro.
* O veto e os projetos de lei (que tramitam em regime de urgência) devem ser apreciados na sessão ordinária da próxima terça. Se houver quorum, claro.
* A propósito do “regime de urgência”, o deputado Jorge Pozzobom (PSDB), propos que a Comissão de Constituição e Justiça encaminhe Projeto de emenda constitucional que regulamente o artigo 62 da Constituição gaúcha, que trata do assunto.
* Hoje, o dispositivo permite que o governador encaminhe projetos para que sejam votados no período máximo de 30 dias, sem necessidade de deliberação nas comissões temáticas.
* Para Pozzobom, todos os projetos deveriam passar pela CCJ. “O parecer da CCJ é importante para que possamos fazer o controle interno de constitucionalidade, que é um dos elementos básicos do devido processo legal”.
* O papa Bento 16 deve se despedir publicamente nesta quarta-feira. Haverá missa na Praça de São Pedro, no Vaticano. A renúncia oficial será na quinta, dia 28.
* E aí, em poucos dias começa o Conclave em que quase 120 Cardeais escolherão o novo Sumo Pontífice. Quem será? Bueno, especulações já existem suficientes. E só.
* Nesta quarta, o Supremo Tribunal Federal tomará, em plenário, importante decisão. Os 10 ministros vão dizer como o Congresso deve analisar os vetos presidenciais.
* Objetivamente, responderão se o parlamento precisará ou não votar os 3.060 vetos acumulados desde antanho, antes de analisar o veto dado por Dilma Rousseff ao Projeto de redis tribuição dos royalties do petróleo.
* Se cair o veto de Dilma (e, claro, ele precisaria ser votado), Espírito Santo, São Paulo e Rio de Janeiro, estados produtores, vão perder dinheiro. Todos os outros estados ganham.
ATENÇÃO
1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.
2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.
3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.
4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.
5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.
OBSERVAÇÃO FINAL:
A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.