Meio AmbientePrefeitura

BRONCA. Leitora nadinha feliz com manifestação de secretário de Proteção Ambiental

A propósito de uma frase do secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Júnior, publicada (veja ilustração) na edição de hoje do jornal A Razão, recebi correspondência eletrônica da leitora Suelen Aires Gonçalves. Confira, na íntegra:

“Surpresa com a colocação no jornal A Razão na data de 18/02/2011 nas ENTRELINHAS DA NOTÍCIA, com o comentário totalmente infeliz do nosso Secretário de Proteção Ambiental, Luiz Alberto Carvalho Junior, acerca do recolhimento do lixo no entorno de arroios.
“Isso é rasgar o dinheiro público”, palavras do secretário.
Venho através deste singelo comentário questionar o secretário da sua postura como homem público e cidadão consciente que deveria ser.

Uma colocação como esta não condiz com o posto que assume neste atual governo, ou melhor ,”desgoverno” municipal, no qual não existe por parte do governo um comprometimento real com a população santa-marianse.
Uma cidade com o porte populacional de Santa Maria enfrenta esta situação, infelizmente sofremos com a falta de um planejamento urbano e regularização fundiária de algumas áreas estratégicas nas quais a falta de políticas públicas na áreas ambiental e sanitária reflete diretamente na atual situação.

Além de conscientização por parte da população, precisamos de parcerias com o poder público para solucionar os problemas. Precisamos de Fiscalização, recolhimento dos dejetos e consciência ambiental. Somente com a ação construída coletivamente com a população e o poder público poderemos ter uma solução viável e satisfatória a nossa população.
Precisamos de profissionais capacitados e comprometidos com suas tarefas. Para mim e tantos outros cidadãos conscientes, meu caro secretário, manter a cidade limpa recolhendo os lixos e dejetos no entorno dos arroios só traz benefícios para  a vida e para a saúde da população santa-mariense.

Suelen Aires Gonçalves
Acadêmica de Ciências Sociais UFSM”

SIGA O SITÍO NO TWITTER

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

12 Comentários

  1. uma academica de ciencias sociais assinando um texto que demonstra tamanha falta de entendimento e total incapacidade de compressão de mundo…

  2. Boa tarde.
    Meu caro Guido da Marrilda. A muito falo sobre o preço exorbitante do alugueis dos cantainers pela Prefeitura. Se realmente custa 700 por mês, e bem melhor que abrir um Motel na Boca do Monte.

  3. @Pablo
    Se não fosse o Pimenta, o Schirmer que tu tanto se vangloria não poderia estar propagandeando tanta OBRA que ele coloca como exclusividade dessa administração.

  4. O zegretarrio tem que ze breocupar com a qualidade dos containers. a schente paga 700 pilas de aluguel e eles deferiam ir pro lischo…
    Cuanta goisa a schente repete e repete… limpa e schuja.. no zentro non tem lischeirra, …
    Um dos bapéis é limbar e limbar, até que os schujoes ze cansam… borque tem garri no cidade? Limbando as ruas, entón limpar as feiz um canto, non tem broplema..

  5. Eu votei no Valdeci em 2004 e no Pimenta em 2008. Me arrependo, agora só vou votar no Schirmer!

    Não é preciso muito estudo para compreender que essa frase do secretário foi retirada de um contexto geral!!

    Minha gente, companheiros… O secretário tens toda razão, isso que ele disse é um chamado de conscientização para população de que não adianta o poder público tanto a nível municipal, estadual ou federal fazer um investimento significativo na remoção dos lixos em torno dos arroios e a população não colaborar sujando novamente. Isso é rasgar dinheiro público ou não? Esse gasto poderia se tornar investimento se não houvesse esses problemas, agora se alguém acha normal isso ocorrer e que o secretário não tens razão no que declarou, infelizmente vai continuar faltando grana pública na saúde, segurança, educação e infraestrutura!

  6. nota 10 para a opinião da leitora.alias pelo arvoricidio e holocausto vegetal promovido pela prefeitura pensei que nem houvesse tal secretário mas pelo visto é mais um dos que recebem as nossas custas e não podem ser criticados. PS: PT E PMDB governam o brasil juntos ,em santa maria por enquanto não estão juntos por uma briga de egos e poistemos poucos indios(carrgos em confiança)_ e muitos caciques(futuros pretendentes aos cargos.).

  7. Genteeeeeeeee!!

    O secretário quis dizer que recolher o lixo, o povo suja, recolher de novo, o povo suja outra vez, e assim por diante é como rasgar dinheiro público. NOSSO dinheiro. Ele não disse que não vai limpar mais…
    Vamos parar de criticar quem quer que seja, desfilando nossas vaidosas opiniões político partidárias, e vamos colocar a “mão na massa”. Quero ver se alguém de vocês estará limpando algum arroio ou ajudando algum pobre que mora lá!

  8. @Leandro Passos Rodrigues

    Desculpe Leandro, mas a patrulha petista quase sempre é maioria aqui, normalmente para criticar o governo do município sem olhar para o que fizeram no passado recente.
    Ah…
    Assim como você, não pretendo votar de novo no Schirmer.

  9. A questão é que a população tem que ser mais pró ativa. Da infelicidade da declaração do secretário tiro uma reflexão: Qual o papel da população que joga, sistematicamente lixos nos arroios? Sim, deve haver mais fiscalização e projetos do poder público, mas cá entre nós, essa linha é de uma via só. Quer dizer, é só do governo fazer com que a população não polua ainda mais o seu meio? Educação é de todos. Participação para conservar o nosso meio ambienta é para todos.

  10. Ir em cursos, congressos para ganhar diárias como fazem muitos ao longo dos últimos anos e que muitas vezes não trazem benefício nenhum para o serviço público na maioria das vezes. Isso sim é rasgar dinheiro público. E aqui vi que não se pode falar contra o governo municipal que já caem em cima afirmando que somos do PT ou estereotipando de outra forma. Mas enfim, tenho certeza que não tenho carteirinha de nenhum partido… Votei no Cézar e me arrependo. Em 2012 não sei em quem vou votar pois não se sabe quem são os candidatos, mas em que não vou votar já tenho plena certeza.
    E quanto as primeiras frases, esse problema das diárias e cursos fora não é um problema só dessa administração e sim das outras também.

  11. Eita discursinho PTlho de cartilha!!
    Vamos aos chavões:

    “…não condiz com o posto que assume neste atual governo, ou melhor ,”desgoverno” municipal…”
    Aqui, em parágrafo inicial, a estudante já revela que não escreve para analisar a frase infeliz do secretário, mas sim para desfilar sua postura ideológica de desrespeito à autoridade constituída de um governo legitimamente eleito.

    “… não existe por parte do governo um comprometimento real com a população santa-marianse.”
    Novamente, uma visão sectária recheada de ideologia ultrapassada, pois se arvora no papel de julgadora pública em nome de uma população que não lhe concedeu a primazia.

    “… infelizmente sofremos com a falta de um planejamento urbano e regularização fundiária de algumas áreas estratégicas nas quais a falta de políticas públicas na áreas ambiental e sanitária reflete diretamente na atual situação.”
    Nesta afirmação a estudante expõe uma visão clássica da cartilha PTlha, onde tudo de ruim surgiu após o PT e o mundo dos sonhos existe somente onde o PT governa.

    “Além de conscientização por parte da população, precisamos de parcerias com o poder público para solucionar os problemas.”
    Esta frase é de redação de vestibular.
    Se visitarmos o site da Fundação Perseu Abramo e esmiuçarmos os textos lá publicados por próceres petistas, vamos encontrá-la “ipsis literis” em pelo menos uma dúzia de artigos.

    “Precisamos de Fiscalização, recolhimento dos dejetos e consciência ambiental.”
    Outra de vestibular.
    A única diferença é que encontraremos a frase também no site do PV.

    “Somente com a ação construída coletivamente com a população e o poder público poderemos ter uma solução viável e satisfatória a nossa população.”
    Esta é de concurso!!
    Uma frase assim dita em uma “falação” PTlha arranca suspiros da platéia.
    Como diz um amigo meu: é capaz de inflar cuecas e umedecer lingeries…
    Mas tirando a bela retórica, sobra nada além de uma frase bonita…

    “Precisamos de profissionais capacitados e comprometidos com suas tarefas.”
    Chavão de novo.
    Nem vale a pena comentar.

    “Para mim e tantos outros cidadãos conscientes…”
    Em princípio, mim é coisa de índio e “outros cidadãos conscientes” é o espelho da imodéstia, ao mais uma vez se arvorar como porta-voz da população da cidade.

    “… manter a cidade limpa recolhendo os lixos e dejetos no entorno dos arroios só traz benefícios para a vida e para a saúde da população santa-mariense.”
    Este é o desfecho glorioso do discurso triunfalista dos “bons”, mas mais uma vez não passa de retórica.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo