AssembleiaSanta MariaTragédia

TRAGÉDIA. Iniciam audiências de comissão da AL que proporá atualização das leis para prevenir incêndios

Engenheiro especialista, o primeiro a ser ouvido pela Comissão da Assembleia Legislativa
Engenheiro especialista, o primeiro a ser ouvido pela Comissão da Assembleia Legislativa

Foi na noite de ontem, na Assembleia Legislativa. Já começaram os depoimentos, que podem corroborar as mudanças. O primeiro a falar foi o engenheiro que analisou o incêndio da Kiss e é um dos maiores especialistas brasileiros nessa area.

Entre os participantes da Comissão, que é presidida por Adão Villaverde, está o santa-mariense Valdeci Oliveira. A assessoria de imprensa do parlamentar distribuiu o relato a seguir. O texto é de Cristiane Amaral, com foto de Marcelo Bertani, da Agência de Notícias da Assembleia. Confira:

 “Assembleia inicia audiências com especialistas na prevenção a incêndios

A Comissão Especial de revisão e atualização da legislação de segurança, prevenção e proteção contra incêndio no RS realizou sua primeira audiência pública, na noite de segunda-feira (25), no Plenarinho da Assembleia Legislativa. O colegiado recebeu o engenheiro civil Telmo Brentano, um dos principais especialistas brasileiros sobre prevenção de incêndios. Ele foi o responsável pela análise do sinistro da boate Kiss, em Santa Maria.

Em sua palestra, Brentano declarou que o projeto é a parte mais importante de qualquer empreendimento, e que projetos de proteção contra incêndio deveriam ser obrigatórios. “A proteção às pessoas deve vir em primeiro lugar”, frisou. A proteção contra incêndios deve analisar todo o cenário, e todas as possibilidades de fuga. “No caso da boate Kiss, a saída era a própria entrada. Imaginem se o fogo tivesse acontecido perto da porta da boate? Teria sido pior ainda”, alertou o especialista.

Brentano observou que devem ser levados em conta os materiais e revestimentos utilizados, e haver previsão de alarmes, sistemas de bloqueio para a fumaça e rotas de saída em número suficiente para o número de pessoas. A sinalização precisa estar posicionada de forma facilmente visível, e deve ser prevista uma brigada de incêndio.

O engenheiro critica a legislação gaúcha de proteção contra incêndios, que considera uma “colcha de retalhos”. Ele cita como bons exemplos a de Porto Alegre, com ressalvas, e a do estado de São Paulo, que está sendo permanentemente atualizada. “Precisamos fazer uma legislação bem organizada”, enfatizou. Ele citou os itens que deveriam observados, como a atualização das técnicas legais, a obrigatoriedade do projeto, que deveria ter sua execução vistoriada pelos bombeiros, e a previsão de brigadas contra incêndios. 

Membro da Comissão Especial, o deputado santa-mariense Valdeci Oliveira (PT) destacou que a apresentação feita pelo professor mostra o quanto a legislação gaúcha precisa ser aprimorada. “A lei existe, mas deixa muitas lacunas. Foi justamente nestes vazios legais que surgiu a tragédia da boate Kiss. Os deputados que integram a comissão terão muito trabalho pela frente nestes quatro meses”, destacou o deputado.

Reunião ordinária – Antes do painel do professor Brentano, durante a reunião ordinária da Comissão Especial, os deputados aprovaram as próximas audiências públicas, que também terão como tema central a revisão da legislação de proteção contra incêndios no estado e serão realizadas na Assembleia, sempre às segundas-feiras. A próxima ocorrerá no dia 4 de março, com a presença do presidente do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA/RS), Luis Capoani, e o professor Luis Carlos Pinto, que coordenou o parecer do CREA/RS sobre a tragédia de Santa Maria. “ 

 

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

7 Comentários

  1. O Luiz Venâncio ou………ou ainda……faz lembrar o Dirceu Borboleta defendendo o governo do Odorico Paraguassu ou Sucupira agora é aqui?

  2. luiz venancio, o fake mais conhecido de santa maria… poderia ter varios outros nome né? leandro venancio q parece????????????????????????? ou outros nomes… tens uma boa escrita e q tenta convencer… só q tá sabido do q se trata…. sabe o q é id ou ip???????? pode escrever no seu trabalho e pegar na mão auxiliando o superior em foto publicada na mídia após coletiva… só q as vezes o sr passsa dos limites da parcialidade… pense bem…. sua consciência talvez lembre do qiue o senhor já fez e quem apertou a mão… se esconder nesse fake chega a ser ridículo para muitos que lhe conhecem…

  3. Eu como santa-mariense acho vergonhoso ter que a Assembleia Gaúcha vir até Santa Maria fazer CPI, porque os vereadores e o Parlamento Municipal não têm coragem. Mas se de fato eles continuarem com medo das ameaças da tropa de choque, tem mais é que a Assembleia vir e apurar tudo: fiscais municioais, bombeiros que cobram propina para liberar alvarás e apurar se tem agentes públicos graúdos que algum dia facilitaram as coisas pros empresários da noite.

  4. Por que não uma CPI na Assembléia? Porque iria respingar no governo do Estado. Qual o atual estado dos equipamentos dos bombeiros (as escadas atuais atingem que andar dos prédios que já existem?)? Qual era o número de bombeiros que atuou na tragédia? O comportamento dos bombeiros na cena foi adequado? Seria aconselhável desmembrar os bombeiros da Brigada e subordinar diretamente ao governador?
    Mas existe um lado positivo. Adão Vilaverde é engenheiro e o lado técnico não deve ser comprometido. Vai ser mais difícil o lobby das construtoras influir no resultado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo