AssembleiaEconomiaEstadoPolítica

ASSEMBLEIA. Valdeci vai à tribuna e defende o carvão mineral “como vetor do desenvolvimento do Estado”

Valdeci, na tribuna: tempo para defender o carvão mineral produzido no Rio Grande do Sul
Valdeci, na tribuna: tempo para defender o carvão mineral produzido no Rio Grande do Sul

Nesta terça-feira, quem ocupou a tribuna, por 20 minutos, no chamado “Grande Expediente” da Assembleia Legislativa, foi o petista Valdeci Oliveira, líder do governo no parlamento. Seu tema: o carvão mineral gaúcho, que é objeto de uma Frente Parlamentar sugerida e coordenadapor ele.

Mas, o que disse Valdeci, no seu discurso? Confira no material produzido e distribuído pela Agência de Notícias do Legislativo. A reportagem é de Cristiane Vianna Amaral,com foto de Marcelo Bertani. A seguir:

Valdeci defende exploração do carvão mineral como vetor de desenvolvimento do Estado

“Carvão mineral: energia, desenvolvimento e sustentabilidade” foi o tema que o deputado Valdeci Oliveira (PT) levou à tribuna no Grande Expediente desta terça-feira (26). Coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão na Assembleia, Valdeci sustentou a continuidade e o aprofundamento da mobilização pela exploração do carvão. Ele comemorou o anúncio do ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, confirmando a inclusão do mineral nos leilões de energia do governo federal, na semana passada.

“O nosso Rio Grande pode e deve ser um Estado referencial para o Brasil em termos de investimentos, de inovação, de oportunidades, de geração de emprego e renda e de sustentabilidade.” Valdeci acredita que o Estado já desempenha uma relação de parceria intensa com a União, o que o recoloca no mapa dos grandes investimentos públicos e privados do país.

Desafios para o desenvolvimento passam pela energia

Para Valdeci, os desafios para o desenvolvimento gaúcho passam, inevitavelmente, pela questão da segurança energética. “Sem energia disponível, não há expectativa de crescimento.” Segundo o parlamentar, não é plausível que o Rio Grande do Sul seja detentor de quase 30 bilhões de toneladas de reservas de carvão mineral e importe mais da metade da energia que consome.

“Entendemos que isto é uma grave distorção econômica e social.” Segundo o parlamentar, o Rio Grande do Sul possui 89,25% das reservas brasileiras de carvão mineral. Santa Catarina vem muito atrás com 10,41% das reservas e o Paraná com 0,32%. “Ou seja, o que temos que vislumbrar de forma concreta é que aqui no subsolo gaúcho há uma riqueza extraordinária, ao qual eu compararia, nos devidos termos, com o que significa o pré-sal para o Brasil…”

PARA LER A ÍNTEGRA, CLIQUE AQUI.

Artigos relacionados

ATENÇÃO


1) Sua opinião é importante. Opine! Mas, atenção: respeite as opiniões dos outros, quaisquer que sejam.

2) Fique no tema proposto pelo post, e argumente em torno dele.

3) Ofensas são terminantemente proibidas. Inclusive em relação aos autores do texto comentado, o que inclui o editor.

4) Não se utilize de letras maiúsculas (CAIXA ALTA). No mundo virtual, isso é grito. E grito não é argumento. Nunca.

5) Não esqueça: você tem responsabilidade legal pelo que escrever. Mesmo anônimo (o que o editor aceita), seu IP é identificado. E, portanto, uma ordem JUDICIAL pode obrigar o editor a divulgá-lo. Assim, comentários considerados inadequados serão vetados.


OBSERVAÇÃO FINAL:


A CP & S Comunicações Ltda é a proprietária do site. É uma empresa privada. Não é, portanto, concessão pública e, assim, tem direito legal e absoluto para aceitar ou rejeitar comentários.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo