LUNETA ELETRÔNICA. Escola kaingang, Câmara, AL e 14° e 15°, Valdeci, disputa tucana, feirão pascal…

* Não começaram as aulas na escolar dos índios kaingangs acampados no terreno próximo à Estação Rodoviária. E a iniciativa foi dos indígenas.

* As razões:, conforme NOTA no sítio da Sedufsm: “deficiências estruturais no acampamento e falta de diálogo das autoridades com a comunidade kaingang, bem como falta de acompanhamento ao trabalho do cacique e professor Natanael Claudino”.

* Reunidos, os indígenas deliberaram pela greve, numa tentativa de cobrar maior responsabilização do estado “ para com a educação das crianças indígenas.”

* Matias Rempel, do Grupo de Apoio aos Povos Indígenas (Gapin), explica que, apesar da vitória conquistada em 2012, quando foi divulgado que a escola seria implementada, as condições de funcionamento estão longe de ser satisfatórias.

* A Câmara de Vereadores teve, nesta terça, uma sessão recheada pelos discursos, à falta de projetos a ser votados. Quer saber o que os edis falaram? Clique AQUI.

* Para não dizer que nada foi votado, o plenário aprovou, por unanimidade, três moções de congratulações e uma (justa) de pesar – pela morte, sexta passada,aos 90 anos, do ex-vereador e ex-prefeito Arthur Marques Pfeifer.

* O principal tema no parlamento, ainda que nos bastidores, foi outro: a condenação (ainda cabe recurso) de  Marion Mortari, que este sítio PUBLICOU em 1ª mão no início da noite.

* Na hipótese de ser confirmada a sentença, e o edil do PSD perder o mandato,quem assume é João da Silva Chaves, do PSDB, o primeiro suplente da aliança que concorreu em 2012.

* Os tucanos, aliás, estão às voltas com nova disputa interna. Definem,em 28 de abril, quem vai dirigir o PSDB/RS. Pra variar, se digladiam os contra e os a favor de Yeda Crusius.

* Na última convenção, houve um acordo entre os parlamentares estaduais e Marchezan Jr (federal) e este passou a presidir a sigla.  Agora, será diferente.

* A bancada estadual (com Yeda) deve ter candidato contra Marchezan. Que festejou, segundo nota recebida pelo sítio, apoio recebido da prefeita de Júlio de Castilhos, Vera Dalcin.

* A Assembleia gaúcha, por unanimidade, aprovou nesta terça o fim dos chamados 14° e 15° salaries, seguindo o exemplo do Congresso Nacional. Só manteve o salário adicional no primeiro e no ultimo mês de cada Legislatura.

* Na verdade, todos os projetos colocados em pauta, na sessão da tarde passada, foram aprovados, como você pode conferir no NOTICIÁRIO da Agência de Notícias da AL.

* O coordenador da Frente Parlamentar em Defesa do Carvão Mineral, Valdeci Oliveira, saudou a aprovação pela Comissão de Assuntos Municipais, nesta terça, do requerimento de audiência pública para tratar da situação da Usina Termelétrica São Jerônimo.

* A notícia do possível fechamento da usina, que ainda opera, é vista com preocupação. A audiência deve ocorrer em Butiá. A data e o horário serão confirmados nos próximos dias.

* O deputado Valdeci Oliveira está em contato com a direção da Eletrobras para marcar uma reunião e tratar da situação diretamente na sede da estatal, no Rio de Janeiro. Valdeci sinaliza que as medidas para manutenção das garantias dos trabalhadores precisam ser adotadas.

* O fechamento da usina poderia acarretar, também, o fim das atividades na mina de extração do município de Minas do Leão, que abastece a usina de São Jerônimo.

LUNETA ELETRÔNICA. Escola kaingang, Câmara, AL e 14° e 15°, Valdeci, disputa tucana, feirão pascal... - luneta-prefeitura-acolhimento

Primeira atividade de formação dos 35 profissionais que já se apresentram (foto CCS/PM)

* Já estão atuando no município os novos profissionais da área da saúde admitidos por contrato emergencial, conforme Lei do Executivo aprovada pela Câmara de Vereadores.

* No total, foram oferecidas 42 vagas para médicos, psicólogos, enfermeiros, assistentes sociais e técnicos em Enfermagem.

* Eles vão para atuar, preferencialmente, no atendimento às vítimas e familiares do incêndio da Kiss. Até o momento se apresentaram 32 servidores, sendo que nos próximos dias será publicado novo edital de chamamento com prazo para apresentação dos demais.

* Os já no trabalho, iniciaram nesta terça uma capacitação com o objetivo de qualificar a sua atuação junto ao Centro de Atenção Psicossocial 24 horas, do Município.

* Serão três dias de formação denominada “Introdutório em Saúde Mental”. A capacitação é promovida pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, com participação da Política de Humanização do Ministério da Saúde e Governo do Estado.

* Na abertura, os novos servidores ouviram a mensagem do presidente da Associação dos Familiares das Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria, Adherbal Ferreira.

* Na sequência, a coordenadora da Política de Saúde Mental do Estado, Károl Cabral falou sobre Sistema Único de Saúde e realizou uma introdução sobre a Política de Saúde Mental e Linha de Cuidado.

* Já está em desenvolvimento mais um Feirão da Páscoa – que vai até esta quinta,na Praça Saturnino de Brito, das 8 da manhã às 7 da noite.

* Estão disponíveis produtos coloniais, caseiros, artesanato, da agroindústria familiar e plantas ornamentais, entre outros. A promoção é do Projeto Esperança/Cooesperança e dos grupos associados à Economia Solidária.



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *